51.6
  • geral@nsa.pt

Gras Savoye NSA - Fugir às responsabilidades da garantia

Patrícia apresentou a reclamação
18 de janeiro 2024
A minha reclamação é devido ao incumprimento pela NSA da garantia do meu carro, assim como a falta de assunção de responsabilidade do stand Penecar onde efetuei a compra com garantia de 18 meses em novembro de 2022 de um Peugeot 208 de 2015 no valor de 9 700€ com 72.000km (e ainda dei o meu Smart de retoma num valor de 1700€).

Final de Junho de 2023 - Assim que o meu carro alertou falta de óleo (tendo enchido por completo o depósito de óleo há 2/3 meses e nem tendo feito 1000km), dirigi-me à Penecar explicar o sucedido, que o consumo excessivo de óleo era anormal e foi me indicado para falar com a garantia, e assim o fiz. A NSA solicitou que fosse apresentado um orçamento.

26.06.23 – Conforme solicitado pela NSA, foi enviado email c/ orçamento de 2487,43€ (IVA incluído) da 1ª oficina sem haver qualquer tipo de visualização do estado do carro e/ou do motor, e pedi carro de substituição. A NSA enviou o perito para verificação.

27.06.23 – A 1ª oficina avisa a NSA que o carro estará à disposição a 28.06.23 para peritagem.

28.06.23 – O perito da NSA pede para colocar óleo a nível, selar e fazer 1000 km de condução. Após os 1000km teria de se verificar o nível de óleo.

14.07.23 – Entretanto, após mais ou menos 200/300km tive uma avaria no carro, em que tive de chamar um reboque da NSA, e o carro voltou para a oficina. Ficando novamente sem carro e a pé. Acrescento ainda que tinha acabado de saber que estava grávida e que situações semelhantes não poderiam ocorrer no meu estado. Sendo que a viatura menciona anamolia de motor, solicitei novamente carro de substituição, que inicialmente me informaram que só poderia ocorrer após apresentação de orçamento. Foi me negado devido à contratualidade e enviaram isto: “D) A NSA Assistência providenciará um veículo de substituição, quando tenha autorizado a reparação e desde que a mesma exija, cumulativamente, a imobilização do veículo por um período superior a 24 horas e o tempo útil da reparação seja igual ou superior a 5 horas (segundo dados do construtor). O veículo de substituição é de categoria A ou B em função da disponibilidade no local concedido até ao limite total de 150 Euros.”
Entretanto fiz os 1000 km conforme pedido, deixei o carro na oficina para o perito da NSA verificar o nível de óleo. Quando abriram o depósito de óleo o mesmo estava sem óleo nenhum.

12.10.23 – A NSA informa que não irá cobrir o arranjo do carro porque a garantia não cobre fugas de óleo. Ao que contestei de não se tratar de fuga, mas sim de consumo excessivo, sendo que tinha comprado o carro há meses e que nem 8000km tinha.

17.10.23 – Dizem ter ocorrido um erro e que na verdade pagariam 1250€ (IVA incluído). O que contestei sendo que não cobria o orçamento de 2487,43€ (IVA incluído) apresentado. A NSA diz que esse é o valor autorizado correspondente ao limite máximo previsto por intervenção para o contrato em causa e que o restante o excedente é da responsabilidade do proprietário da viatura.

20.10.23 – Informo que comprei o carro no mês 11.22 e que reportei um problema no mês 06.23, sendo que está na garantia e que deve ser resolvido porque é um problema que foi antes da minha compra. Eu deixei o carro na oficina parado porque esta situação não se encontra resolvida. Até porque estando grávida não vou arriscar andar num carro que não está arranjado, colocando a minha vida, a da minha filha e de outros em perigo. E mencionei que se não resolvessem a situação que jamais compraria um carro num stand com acordo com NSA e que não recomendaria a ninguém e que efetuaria reclamação.

20.10.23 – NSA pede desculpa e que afinal o valor é de 2000€ (IVA incluído) para os km efetuados e anos de vida do carro.

24.10.23 – Ainda falei com o stand sobre a situação, mas em vão. Ainda assim a 1ª oficina aceitou arranjar o carro, sem nunca ter visto o motor e o estado do carro, e deu a previsão de arranjo final de Novembro de 2023.

27.11.23 – Fui à 1ª oficina ver o carro que não tinha sido se quer mexido e a oficina não quis efetuar o arranjo.

30.11.23 – Foi anulado o processo com essa oficina, e a NSA disse para encontrar outra oficina na minha área de residência e enviar novamente orçamento da nova oficina.

19.12.23 - A nova oficina enviou um orçamento estimativo de 3527,01€ (IVA incluído), sendo que sem abrir o carro, é impossível saber diagnóstico. A NSA diz que deste orçamento só paga 1999,99€ (IVA incluído).

Desde 28.12.23: Que houve troca de emails a contestar que o valor a pagar não cobre o orçamento apresentado, e que estou desde outubro com o carro em oficinas e nada resolvido. E que dizem que o máximo é 2000€ (IVA incluído) por intervenção, ao que questiono sendo assim, se poderia ser efetuado 2 intervenções para cobrirem o arranjo sendo que não foi devido ao meu uso que efetuou os problemas todos que tem. E não obtive resposta até hoje. (envio em anexo a troca de emails completa e extensa)

11.01.24: A nova oficina mostrou-nos presencialmente todos os danos que o carro tem e que está num estado lastimável que não pode ter sido do meu uso, sendo que o carro pouco km fez estando nas minhas mãos.

13.01.24: Fui ao stand onde comprei o automóvel e mencionei tudo o que estava de errado pelo carro que me foi vendido naquele estado, a fim de arranjar uma solução. A nova oficina igualmente informou que no estado em que se encontra o motor, colocar um motor usado teria a possibilidade de voltar ao estado em que atual está. As opções seriam reconstruir o motor ou instalar um motor novo, sendo que o orçamento estimativo apresentado pela oficina será superior, devidos aos custos de trabalho que tem de ser efetuado e das peças a serem compradas.

Conclusão: À data de hoje o stand não se responsabiliza por nada em relação ao carro (e o estado em que me foi vendido), e diz para falar com a NSA. A NSA não se responsabiliza pelo arranjo total do motor e diz que o stand se deveria responsabilizar conforme numa parte do email em anexo e passo a citar: “E não podemos deixar de referir que a entidade vendedora é a legitima responsável pela garantia legal do veículo e a NSA apenas tem uma responsabilidade cumulativa com o stand nos limites do contrato que é de seu conhecimento.” É totalmente incorreto estar a pagar pelo arranjo de um carro com garantia no valor que foi e que está com problemas antes da minha compra, e nem a NSA, nem a Penecar se responsabiliza.

Estou há mais de 7 meses grávida e desde junho de 2023 em constante preocupação devido a esta situação que ninguém quer assumir a responsabilidade, e em vez de estar a usufruir calmamente da minha gravidez, estou em constante stress e com noites mal dormidas devido a esta situação.
Data de ocorrência: 26 de junho 2023
Gras Savoye NSA
18 de janeiro 2024
Boa tarde
Informamos que a sua reclamação foi encaminhada para o nosso departamento jurídico.
Declinamos qualquer reclamação infundada, quando estão a ser cumpridas cabalmente os seus direitos contratuais.
23 de janeiro 2024

Informo que após falar com o vosso advogado, o mesmo já não pôde dar seguimento à resposta de email que lhe enviei.

Neste momento já entendi que a garantia da NSA de pouco serve para situações como a minha.

Na sexta dia 19/01/2023 ainda respondi no portal da Deco PROteste, ao qual não obtive ainda resposta.

A NSA exige que seja efetuado um orçamento antes de se inspecionar o carro, o orçamento da última oficina foi efetuado desse modo e que deu uma estimativa de montante de 3527,01€, sendo que a NSA só pagaria 2000€ e o excedente seria da minha responsabilidade. Após a abertura do carro e verificação do motor, o mecânico disse que afinal o excedente a meu cargo seria de 3500€. Não tendo esse dinheiro, disse que não poderia efetuar o arranjo, então o mecânico disse que para libertar o carro no estado em que está desmontado, teria que pagar a mão de obra de 1476€ e que falou com a NSA, e disseram que não se responsabilizariam a pagar esse montante.

A NSA obriga as oficinas a apresentarem orçamentos sem verificação do estado do carro, não cobrem a totalidade do arranjo e quando os valores são bastantes superiores aos apresentados em que o cliente não tem dinheiro para pagar o excedente, não pagam o trabalho já dispensado pelo mecânico? No final, fico com um carro desmontado, sem estar arranjado e a NSA nem paga pela desmontagem do motor? Se havia um plafond por intervenção, esse mesmo deveria ser utilizado.

Eu já cheguei à conclusão que a NSA não me vai cobrir o arranjo do carro, mas então, tendo em conta que o próprio perito da NSA sabe que há um problema de motor, a NSA poderia:  Ou dar-me o valor do plafond, sendo que preciso ainda assim de arranjar o carro; Ou pagar à oficina a desmontagem do carro

Aguardo feedback e gostaria de uma solução viável para dar como concluída esta reclamação.
29 de janeiro 2024
Estou atualmente em contacto com a NSA e a reclamação encontra-se em processo de resolução.