19.8
    1495-173 Algés
  • spvguess@brodheim.pt

GUESS - Mala com defeito na costura

C.Rodrigues apresentou a reclamação
26 de setembro 2020 (editada a 28 de setembro 2020)
Exmos senhores.
No dia 22/02 comprei uma mala na loja outlet do Strada no valor de 79,90€ com a designação Hiapy Backpack.
A mala teve muito pouca utilização, até porque logo de seguida fiquei em casa em confinamento durante 3 meses sem a utilizar. O que acontece é que a mala na parte da frente, tinha uma cosedura mal efetuada e começou a descoser quando a voltei a utilizar e descoseu a linha por completo ficando uma abertura completamente descosida, tornando a mala defeituosa e que eu de imediato deixei de a utilizar pois não utilizo artigos defeituosos como é óbvio. Procurei a loja e levei a mala, que está em estado irrepreensível, sem um único defeito ou marcas de utilização, está como nova! À exceção desta linha que descoseu! Tenho várias malas da GUESS e outros produtos vossos, com bastante utilização e sem qualquer defeito. O que acontece é que me devolveram a mala novamente sem a arranjar ou trocar, alegando que “revela sinais de existência de um fator externo ou características pessoais, neste caso, o mesmo não apresenta quaisquer anomalias ou não conformidades que possam ser imputadas quer aos materiais quer ao fabrico do artigo”. A GUESS Portugal não está a falar a verdade uma vez que nitidamente a cosedura da mala estava defeituosa! Senão não se descosia em 1 ou 2 meses de utilização normal. Só utilizo a mala de casa para o carro, do carro para o trabalho e vice-versa! Parece que estão a ensinuar que fiz má utilização da mala quando ela está PERFEITA sem qualquer marcas de utilização! Nenhumas! Zero! Está nova! Com uma linha na frente da mala toda descosida por má cosedura da mesma aquando o fabrico da mesma! São 79,90€ gastos para agora deitar a mala nova para o lixo? Quero uma solução rápida para esta situação, ou me arranjam a mala, ou me dão outra. É para isso que serve a garantia, e é por isso que tenho tantas malas vossas. Porque confiei na marca, que afinal fala numa garantia que não existe! Aguardo a resposta vossa com a maior brevidade possível. Cumprimentos, Cátia Rodrigues
Data de ocorrência: 26 de setembro 2020
7 de outubro 2020
Exmos senhores.
Continuo com a mala que efetivamente preciso, dentro de um saco tal e qual como ma devolveram, a aguardar a vossa resolução.
GUESS
8 de outubro 2020
Exma. Senhora Cátia Rodrigues,

Reportamo-nos à reclamação oportunamente formulada por V/ Exa. na nossa loja da Guess, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Nesse seguimento e conforme já tivemos oportunidade de referir anteriormente na nossa comunicação, cumpre-nos informar que os motivos que serviram de base à não aceitação da reclamação apresentada na nossa loja se mantêm inalterados.
Todos os artigos têm um período de garantia de 2 anos a contar da data da aquisição do artigo e, somente em caso de defeito comprovado de fabrico, e durante esse período de tempo, a marca compromete-se a efetuar a troca por artigo igual ao reclamado ou, em caso que tal não seja possível, a trocar por outro artigo, conforme disposições legais em vigor.
Nesta sequência, o produto em causa, ainda que abrangido pela garantia da marca, não poderá ser alvo de troca pois revela sinais de existência de um fator externo, neste caso, o mesmo não apresenta quaisquer anomalias e/ou não conformidades que possam ser imputadas quer aos materiais quer ao fabrico do artigo.
Assim, lamentamos não poder ir de encontro às expectativas de V/ Exa. neste caso em concreto, mas como representantes da marca Guess, não podemos ir contra as normas e procedimentos da marca, sendo que estamos apenas a cumprir com as disposições legais existentes para este tipo de situações, e neste contexto, informamos que iremos proceder ao encerramento definitivo do nosso processo.
Apresentamos os nossos melhores cumprimentos e subscrevemo-nos,
Serviço Pós Venda Guess
8 de outubro 2020
Exmos senhores.

Então aquilo que estão a querer indicar é que uma mala da vossa marca se descose sozinha em 1 ou 2 meses de utilização?

E isto não é defeito na cosedura da mesma?

Se a mala está em perfeitas condições, como nova, sem quaisquer marcas de utilização, apenas com a linha mal cosida de fabrico e que se descoseu, os senhores continuam a dizer que foram fatores externos?

Mas quais fatores externos? Uma utilização normal de casa-trabalho, trabalho-casa em veículo próprio, é um fator externo?

Então o que querem informar aos compradores das vossas malas é que elas não têm qualidade? Que se deitam 80€ para o lixo numa mala nova?

Se não me querem substituir o artigo, reparem a mala por favor.

Como querem que eu prove, que a linha estava mal cosida quando é demasiado óbvio que estava?

Não aceito a vossa resposta, e quero que me provem a mim quais os fatores externos ocorridos que alegam numa mala que está sem qualquer marca de utilização, em 1 ou 2 meses de uso.

Volto a frisar que tenho VÁRIAS malas da vossa marca, e que estão intactas, sem defeitos ou gastas. Não entendo como não conseguem admitir que a mala foi mal cosida durante o fabrico. Não entendo o que chamam então os “defeitos de fabrico”, se não isto. A garantia é de quê?

16 de outubro 2020
Exmos senhores,

Aguardo respostas às minhas questões para entender para que serve uma garantia senão para resolver defeitos de fabrico, antes de prosseguir com outros meios até me arranjarem a mala que me venderam defeituosa.

C.Rodrigues avaliou a marca
25 de março 2022

A garantia de 2 anos que dão sobre defeitos de fabrico do produto é falsa. A mala veio mal cosida de fábrica e após 1 a 2 meses de muito pouca utilização se descoseu. Só pedia que me trocassem ou cosessem, coisa que se recusaram por alegarem que foi má utilização (impossível). Resolvi o problema num sapateiro por apenas 2€ que me coseu a mala e até agora está óptima sem descoser e após muita utilização diária. O sapateiro cose melhor do que a GUESS os seus próprios produtos.