Habitissimo, SL
  • suporte@habitissimo.pt

Habitissimo - As avaliações são adulteradas

CFerreira apresentou a reclamação
25 de janeiro 2021
Efetuei uma obra cujo contacto obtive no Habitíssimo, com uma empresa que tinha uma avaliação bastante boa.
A empresa acabou por revelar-se muito abaixo das expetativas criadas pelas avaliações que constam no portal. No final da obra coloquei a minha avaliação, classificando com 2 estrelas (em 5) e explicando o motivo da pontuação dada.

O meu primeiro alerta é que a Habitíssimo começou por pedir-me elementos relativos à obra, que comprovassem a mesma, segundo eles porque "as avaliações negativas podem acarretar consequências muito nefastas para a reputação on-line das empresas".
Não obstante estarem a fazer depender da publicação da avaliação o envio de elementos que contêm informação pessoal, enviei-os na mesma, rasurando esta informação.

Compreendo a necessidade de comprovar a realização da obra, no entanto questionei-os também se faziam o mesmo pedido quando as avaliações são positivas. Não obtive resposta a esta questão. Considerando o motivo dado para o pedido adicional de elementos, tudo indica que não o fazem.
Assim sendo, as avaliações positivas poderão ser sempre dadas por alguém do lado da empresa em causa e não por um cliente que tenha efetivamente realizado a obra.

Acabaram por publicar a minha avaliação no entanto a pontuação que dei à empresa em causa - 2 estrelas - foi alterada para 3 estrelas.
Tenho desde então enviado mails a questionar sem obter qualquer resposta.

Ainda que venham alegar que terá sido um lapso meu e que efetivamente dei 3 estrelas, o meu pedido desde então é que corrigissem a minha avaliação para 2 estrelas, que era o que pretendia efetivamente dar.

Não creio que seja uma empresa honesta no sentido em que os seus clientes não parecem ser efetivamente as pessoas que recorrem à informação que consta no portal, mas sim as empresas.

Na minha opinião tudo isto põe em causa a existência do portal como um fonte fidedigna de avaliações de empresas nesta área de atividade.
Data de ocorrência: 25 de janeiro 2021
Habitissimo
25 de janeiro 2021
Cara Carolina Ferreira,

Previamente cumpre-nos, desde já, informar que lamentamos imenso que tenha tido uma má experiência com um profissional registado no nosso diretório de empresas. Não obstante, e em tempo algum, a sua avaliação foi adulterada pelos nossos serviços. Aliás, o nosso sistema de avaliações foi criado, única e exclusivamente, para minimizar os riscos na contratação de um profissional através da internet, e como tal, é do nosso maior interesse a publicação de todas as avaliações recebidas independentemente da respetiva valoração. O habitissimo na persecução da sua atividade sempre se pautou pelo cumprimento dos mais elementares valores e regras que devem existir numa qualquer relação com os seus clientes, tais como transparência, clareza e veracidade de todas as informações facultadas, recomendando inclusive uma série de recomendações que o particular deverá ter em conta aquando da contratação de um profissional em https://www.habitissimo.pt/evitar-estafas.

Mais informamos que, quando recebemos uma avaliação que não está associada a nenhum pedido de orçamento realizado através do habitissimo e não podemos estabelecer um vínculo comercial entre as partes (como é o caso) , solicitamos documentos para aferir acerca da veracidade da mesma, dado o impacto nefasto que estas podem causar ao profissional quer em termos de reputação ou manutenção no nosso diretório. No que concerne às opiniões positivas enviadas nas mesmas condições, dispomos de diversos mecanismos para aferir acerca da respetiva veracidade.

Lamentavelmente não recebemos qualquer e-mail da sua parte a solicitar a alteração da sua avaliação (pelo menos através do e-mail usado para avaliar o profissional em causa), cujo pedido seria prontamente atendido. Por outro lado, e na sequência do nosso contacto telefónico, confirmamos que a sua avaliação já se encontra corrigida para 2 estrelas conforme solicitado e agradecemos a sua amabilidade e compreensão.

A Equipa Habitissimo.
26 de janeiro 2021

Não vou aceitar a resolução desta reclamação uma vez que o que indicam na vossa resposta não é verdade. Durante o telefonema que tivemos após apresentar esta reclamação os meus vários emails a solicitar a correção da minha avaliação foram localizados pela pessoa com quem estava a falar.

Assim, não é verdade o que dizem. O pedido de correção foi enviado para o mail de suporte que é o mail de contacto indicado no site.

Já que estou a fazer referência à vossa resposta, tenho ainda a dizer que os mecanismos referidos para verificação da veracidade das avaliações positivas, que me explicaram ao telefone, não são de forma nenhuma crediveis - identificação do IP do PC em que é feita a avaliação?? posterior verificação se a avaliação é feita próxima do profissional?? porque têm o número do telemóvel do profissional e por conseguinte do IP do telemóvel?? "e outras"...

Agora sim, podem fechar a reclamação.
Habitissimo
Cara Carolina Ferreira,

Na sequência da sua resposta, serve o presente para informar que todas as nossas chamadas são gravadas e como tal, confirmamos a receção dos e-mails com a sua reclamação sobre a empresa em causa mas foi-lhe expressamente indicado que não tinhamos recebido nenhum e-mail a solicitar a alteração da sua avaliação. Mais informo que as opiniões positivas do profissional objeto de reclamação são na sua maioria de particulares que solicitaram um orçamento diretamente através do habitissimo e outras foram validadas pelo nosso sistema e equipa de qualidade como fidedignas.

A Equipa Habitissimo.
26 de janeiro 2021
Efetivamente disseram-me que não tinham recebido os meus mails a pedir a correção da avaliação.
Depois indiquei os dias em que os tinha enviado, o primeiro dos quais a 08/01, após o que me informaram que já os tinham localizado.

Por esse mesmo motivo não foi necessário enviar novo mail com o mesmo pedido.