Hi-Pay Portugal Unipessoal, Lda

Em tratamento
Isabel Ferreira
Isabel Ferreira apresentou a reclamação
3 de abril 2024
Esta empresa tem licença do Banco de Portugal para realizar pedidos de pagamentos bancários sem confirmar a idoneidade de quem o faz.
Aparece numa mensagem:
Entidade: 11249
Referência: ....................
Montante: ......................

Esta entidade pertence à empresa Hipay, foi-me pedida uma transferência para uma referência que nem existe.
Inocentemente fiz pois na realidade estava à espera de um pagamento mas não era este...
Este era falso e a empresa Hipay não verifica, como já disse, nem a idoneidade, nem a proveniência de quem pede um transferência.
Perdi assim 173.09€ que estou a tentar reaver desde setembro/2023.

Como não vou reaver o meu dinheiro quero, pelo menos, deixar o alerta para que NINGUÉM faça transferências para esta entidade.
Data de ocorrência: 3 de abril 2024
Hipay
4 de abril 2024
Cara Isabel,

Todos os contactos já foram estabelecidos anteriormente e as respostas devidamente enviadas.
Vamos tentar elucidar melhor sobre o que é uma plataforma de pagamentos e como funciona, neste caso a nossa.
A HiPay é uma instituição de pagamento autorizada a operar em Portugal pelo Banco de Portugal e não efetua débitos, em nenhuma circunstância, nas contas bancárias de terceiros (não tem autorização para isso, nem forma de o fazer).

Se lhe aparece o nosso nome em algum movimento na sua conta bancária é porque procedeu ao pagamento de uma referência multibanco ou mb way a algum cliente da HiPay (que utiliza o nosso sistema para permitir que os seus clientes efetuem os pagamentos dos produtos ou serviços que comercializam). A Hipay tem contrato com empresas que têm site de comércio eletrónico, como algumas das grandes marcas que conhece. por outro lado, representamos em Portugal outras grandes plataformas de pagamentos, para que possam disponibilizar mb way e MB.
Os nossos parceiros, passam por um processo de compliance e de risk para serem admitidos na plataforma. A questão coloca-se quanto aos seus clientes finais.
O nosso Parceiro, é que detém os dados do seu cliente final. Apenas eles e nunca a HiPay, tal nem seria permitido ao abrigo da Lei da Proteção de Dados.
Os seus clientes finais é que roubam identidades e muitas outras informações para conseguirem abrir conta nos websites de lojas online. Criam emails falsos, IP´s em outros países, etc... só a investigação policial, com a nossa colaboração e dos nossos parceiros, poderão chegar à verdadeira identidade.
O que, tecnologicamente, conseguimos fazer e fazemos, é tentar evitar mais burlas com estes dados.

Ainda assim, o meio de comunicação adequado para contactar a nossa empresa, será através do email portugal@hipay.com

Estamos à sua inteira disposição.
Hipay
Hipay está a aguardar resposta do utilizador