Holmes Place Marca Recomendada

Holmes Place - Adesão Jovem - condições não previstas no contrato

Bárbara Ribeiro
Bárbara Ribeiro apresentou a reclamação
18 de janeiro 2021
Em julho de 2020 inscrevi-me no Holmes Place Baixa (Porto) na categoria "Jovem".
Na altura da inscrição fui informada da taxa de inscrição (35€), do valor da mensalidade (59,50€) bem como das condições de cessação de contrato (uma vez que tinha um vínculo de 12 meses), que eram a necessidade de informar com uma antecedência de 30 dias e o pagamento de uma taxa de 29 €.
No dia 17/10/2020 enviei um email ao Holmes Place a perguntar quais as condições para o cancelamento ao qual me foi respondido que deveria dirigir-me ao estabelecimento. Assim fiz.
Para meu espanto, quando informei da minha vontade de cancelar, a funcionária disse-me que deveria pagar a taxa, mais o valor de 2 mensalidades. Como não tinha conhecimento daquela necessidade não cancelei pois queria reler o meu contrato a ver se me tinha escapado algo.
Ora, no meu contrato existe uma cláusula para os tipos de adesão (fotografia em anexo) onde se distinguem no ponto 4.2Tipos de adesão Flexi e Club e no ponto 4.4 Jovem, Senior e Partner onde em nenhum ponto refere a obrigatoriedade de pagamento de 2 mensalidades para o cancelamento da tipologia Jovem. Mais à frente, nas clausulas de cessação de adesão, o ponto "13.2.3 Denúncia na Adesão Club" menciona as condições para o término de adesões Club, onde se inclui a obrigatoriedade do pagamento de 2 mensalidades.
Face a isto, no dia 20/10/2020 questionei, via email, o porquê de me terem dito que precisaria de pagar as 2 mensalidades, uma vez que nunca me tinham dito tal coisa e no contrato só era mencionado para as adesões Club, que não era o meu caso. Foi me respondido que para as adesões Jovem, uma vez que à semelhança das Club também têm um vinculo de 12 meses, se aplicavam as mesmas condições de cessação. Ora no meu contrato não existe nenhuma cláusula que indique que as condições Club se apliquem às Jovem e tal também não me foi dito no momento da inscrição pelo que voltei a pedir esclarecimentos. A resposta que me continuou a ser dada era que "Como pode verificar, nas clausulas de rescisão do contrato apenas faz a distinção de contratos mensais e os anuais." o que não diz nada uma vez que não menciona a tipologia Jovem. Como continuei a insistir a funcionária pediu que agendasse uma reunião com quem me tinha feito o contrato. Assim fiz. No entanto, o funcionário apenas me repetiu aquilo que já me tinha sido dito por email, sem me conseguir indicar onde é que no contrato estavam previstas tais condições para a adesão Jovem. Pior ainda, disse que não estava escrito mas que cabia à interpretação de cada um. A isto respondi que os contratos escritos servem precisamente para não haver lugar a interpretações e que queria reunir com alguém superior que fosse capaz de tomar uma decisão.
No entretanto deixei o meu pedido de cancelamento por escrito no estabelecimento, porque com tudo isto já estávamos no final de outubro.
Entretanto nunca mais recebi resposta ao meu pedido para reunir com alguém superior, apenas um email no dia 4/11 "O seu pedido mereceu a nossa melhor atenção, em caso de cancelamento antecipado da sua adesão está previsto um pré-aviso de 30 dias, acrescido de uma taxa de cancelamento no valor de 29€ e duas mensalidades. Nesse sentido, e tendo em conta a condição especial do seu contrato de adesão de apenas 6 meses de fidelização, proponho não renovação do mesmo para dia 01/03/2021 podendo continuar a frequentar o ginásio e evitar assim esta penalização. Considere também a possibilidade de mudança de titularidade para um amigo ou familiar do seu contrato de adesão.". Este email, para além de apenas repetir o que já me tinha sido dito, ainda me deixou mais confusa pois o meu contrato não era de 6 meses mas sim de 12.

Com o evoluir da pandemia, e uma vez que estou em teletrabalho, deixei de me deslocar ao Holmes Place para tentar ter resposta presencial, esperando por resposta ao meu email.
Entretanto recebi uma carta em casa a dizer que tinha em dívida as mensalidades de dezembro e janeiro. Como é possível que uma instituição destas se limite a ignorar os meus pedidos de esclarecimento, o meu pedido escrito de anulação e os meus emails para enviar pedidos de pagamento como se não se tivesse passado nada?
Data de ocorrência: 18 de janeiro 2021
18 de janeiro 2021
Iremos avaliar a situação exposta e dar feedback o mais breve possível.

Saudáveis cumprimentos,
25 de outubro 2021
Boa tarde, iremos encerrar a queixa.
Alguma questão poderá ser validada junto do clube.
Obrigado