45.4
Blue Planet Technologies, SA.

Homeit - Alteração unilateral de termos da prestação do serviço

Fernando Santos apresentou a reclamação
1 de março 2023
No início de 2018 adquiri uma fechadura electrónica da Homeit que era comercializada e publicitada sem quaisquer custos adicionais pela utilização das funcionalidades apresentadas: sem limitações de criação de número de códigos de abertura ou quaisquer outra limitação. Em 2020/2021, introduziram planos e, como o produto tinha sido adquirido numa fase em que não haviam esses planos, garantiram a utilização gratuita, com a limitação da utilização de 10 códigos activos. Na semana passada, recebi um email a informar que a partir do dia de hoje, teria que passar a pagar 2,5€/mês para poder usufruir da utilização de 2 códigos. Creio que estamos perante uma ilegalidade.
Data de ocorrência: 1 de março 2023
Homeit
22 de março 2023
Caro cliente,

Agradecemos o seu contato e entendemos a sua preocupação com as recentes alterações no preçário do software Homeit. Gostaríamos de esclarecer alguns pontos importantes relacionados às mudanças que ocorreram ao longo do tempo:

- Quando adquiriu a fechadura eletrónica em 2018, realmente não havia custos adicionais associados à utilização das funcionalidades apresentadas. No entanto, como em qualquer negócio, as condições de mercado e a necessidade de manter a qualidade e a sustentabilidade dos nossos serviços podem levar a ajustes nos preçários ao longo do tempo.
- Em 2020, introduzimos planos com diferentes níveis de serviço. A mudança para o plano gratuito com a limitação de 10 códigos ativos não foi uma oferta especial exclusiva para o seu caso, mas sim uma alteração aplicada a todos os nossos clientes.
- Quanto ao email recebido sobre a mudança para uma taxa mensal de 2,5€ com direito a 2 códigos, esclarecemos que essa alteração no preçário é uma resposta às condições de mercado e à necessidade de manter a qualidade do serviço prestado pela Homeit.

É importante destacar que, mesmo com a introdução das mensalidades, continuará a ser possível utilizar o sistema localmente através do Bluetooth se o seu equipamento assim o permitir, de forma gratuita. Se tiver o equipamento antigo, só os códigos activos já criados no equipamento funcionarão com o teclado, sem custo mensal. A taxa mensal para a funcionalidade de gestão remota visa garantir a qualidade e a confiabilidade do serviço que prestamos.

Reiteramos que as mudanças nos preços do software são uma resposta às condições de mercado e às crescentes exigências tecnológicas. Ao longo dos anos, é razoável esperar algumas alterações nos preços e condições de um serviço, especialmente em um mercado em constante evolução.

Lamentamos qualquer inconveniente causado e estamos comprometidos em encontrar uma solução justa para todos os envolvidos. A sua satisfação é importante para nós, e trabalharemos para esclarecer quaisquer dúvidas adicionais ou discutir possíveis alternativas que possam atender às suas necessidades.

Pedimos a sua compreensão em relação às mudanças no preçário, pois o nosso objetivo principal é continuar a oferecer um serviço de alta qualidade, mantendo a sustentabilidade e a inovação no longo prazo. Estamos à disposição para dialogar e encontrar a melhor solução possível para a sua situação.

Os melhores cumprimentos,
Bernardo Ferreira
Gestão Comercial da Homeit
22 de março 2023
Exmos. Srs.,

Como referido anteriormente, no momento da aquisição e até a um passado recente, sempre foi publicitado pela HomeIt no seu site, que não haveria quaisquer mensalidades futuras! Foi com base nesse pressuposto que optei pela solução da Homeit.

Entendo que houve um mau planeamento no modelo de negócios aquando do lançamento do produto, mas, independentemente disso, não podem ser os antigos clientes a serem penalizados pelo vosso erro. Estou, como sempre estive, disponível para encontrar uma solução a contento de ambas as partes, mas não nos termos económicos apresentados. Para que não existam mal-entendidos, anexo cópia do printscreen do vosso site, onde de forma clara e taxativa, mencionam que não haverá lugar a mensalidades futuras.

Podem contactar-me por email e apresentarem uma proposta realista e que seja baseada nos pressupostos assumidos. Independentemente dessa putativa ação, NÃO aceito quaisquer interrupções do serviço.

Cumprimentos
Homeit
27 de março 2023
Exmo. Sr. Fernando Santos,

Lamentamos qualquer confusão que possa ter sido causada e agradecemos por nos fornecer mais informações sobre a situação. Infelizmente, ainda não atualizamos todas as referências no nosso site aos antigos planos, mas a frase em questão não está totalmente errada, pois os novos planos só entrarão em vigor a partir de abril.

Se possui alguma comunicação oficial que afirme que o software é gratuito e além disso, afirme que será gratuito para sempre ou de forma vitalícia, por favor, envie-nos essa informação e honraremos esse compromisso. Estamos dispostos a encontrar uma solução que seja satisfatória para ambas as partes. No entanto, não podemos concordar que a menção a um "plano gratuito" tenha um vínculo permanente. Cremos que é uma interpretação incorrecta das condições comerciais.

Pedimos desculpas por qualquer inconveniente causado e agradecemos a sua compreensão. Por favor, entre em contato connosco por e-mail para que possamos discutir uma proposta realista e baseada nos pressupostos assumidos. Garantimos que não haverá interrupção do serviço durante este processo.

Atenciosamente,
Fernando Santos avaliou a marca
12 de junho 2023

O problema não foi resolvido. EU apenas desisti de fazer negócios com essa empresa. A empresa HomeIt é para esquecer. Compreendo os pressupostos para terem alterado as condições comerciais, mas o seu comportamento e forma de atuar não foi transparente nem correcto.