Hospital da Arrábida - Gaia S.a

Hospital da Arrábida - Serviço de urgências péssimo

Mª Laura S. Correia
Mª Correia apresentou a reclamação
11 de junho 2013

Domingo dia 09 Junho de 2013, por volta das 12h00, o meu pai deu entrada no serviço de urgências deste hospital, a fim de ser observado por um médico de clinica geral e eventualmente por um especialista de urologia. De salientar que o meu pai se encontra num processo de várias cirugias à uretra, pelo que neste momento é portador de um cateter para extração da urina directamente da bexiga. Após esta breve introdução vamos aos factos: conforme referido por valta das 12h00 foi feito a inscrição neste serviço de urgências, ao qual se seguiu a triagem (+/- 10minutos após a inscrição), durante esta triagem foi explicado à enfermeira de serviço o estado de saúde do meu assim como o complexo processo cirurgico e clinico que que se arrrasta hà 7 meses. Após esta análise, deslocamo-nos novamente para a sala de espera afim de aguardar a consulta com o médico de serviço. Nessa mesma sala existe um placar informatico com o tempo médio de espera (que nesse dia variava entre os 30 e os 47 minutos). Passados 90 minutos de espera, dirigi-me ao funcionário que estava a fazer o atendimento e questionei-o sobre o motivo de tanto tempo à espera, ao que ele me respondeu que existiam situações mais prioritárias e urgentes que o meu pai e que ele teria de esperar o tempo que fosse necessário até chegar a vez dele. O que verifiquei durante o longo tempo de espera que ali estive que, este hospital é muito frequentado por utentes com acordo ADSE, que aparentemente se deslocaram ao referido hospital para ter uma consulta médica rotineira, para além de diversos casos de pessoas que ali se deslocaram afim de fazerem curativos e que verificada a inexistência de documento da ADSE para esse curativo, ali mesmo marcavam uma consulta de caracter urgente apenas para o médido emitir o referido documento e assim e logo de siguida o utente faz o curativo, ora é muito prático e barato ter uma consulta pela ADSE apenas para resolver casos burocráticos. E foram situações como esta que passaram à frente do meu pai, depois de 120 minutos à espera para ser atendido, sentado numa posição desconfortável para a seu estado de saúde. Não entendo os critérios de triagem deste hospital, nem entendo sequer como é que existe triagem num hospital privado. Não entendo o porquê de se previligiar e encontrar soluções "dubias" para os utentes da ADSE, foi notório o uso e abuso do sistema ADSE. Como já referi passados 120 minutos de espera fomos forçados a procurar outr serviço de saúde.

Data de ocorrência: 11 de junho 2013
21 de outubro 2019
Resolvido diretamente com a cliente.