Hospital da Luz Arrábida
Hospital da Arrábida - Gaia S.a

Hospital da Luz Arrábida - Serviço de enfermagem, uma vergonha

Manuel Pereira apresentou a reclamação
19 de agosto 2022
Em 17/08/2022 a minha mulher foi ao Hospital da Luz Arrábida, para ser submetida a uma cirurgia previamente agendada pelo Dr. Domingos Sousa, às cataratas no olho esquerdo.
Quando entrou no bloco operatório, começaram os preparativos habituais, a cargo da equipa de enfermagem. E foi aqui que começou a tortura. Quando a enfermeira quis colocar o cateter numa veia, começou por tentar nas costas da mão esquerda sem sucesso. Tentou depois nas costas da mão direita e também não foi capaz. E foi preciso a minha mulher impor-se dado o sofrimento que estava a ter pelas várias tentativas frustradas para encontrar a veia. Depois foi ao braço direito e após várias tentativas e sofrimento da paciente pelas várias espetadelas da agulha, lá consegui espetar a agulha mas, não na junção do braço com o antebraço como é habitual por ser mais fácil localizar a veia mas, a cerca de 5 centímetros acima, já no braço.
Depois, era necessário introduzir no olho a operar, um minúsculo comprimido para a dilatação da pupila a operar. Também aqui e depois de várias tentativas a enfermeira não o conseguiu fazer e que provocou um hematoma na pálpebra superior pelo esforço causado nessas tentativas. Teve de se socorrer das gotas para provocar a referida dilatação do olho mas também nem isso ela não foi capaz de fazer. Como o tempo passava e não se obtinha resultados, foi o próprio médico quem colocou as gotas no olho para resolver o problema a que a enfermeira não foi capaz de fazer. Sobre a cirurgia propriamente dita, correu bem mas, quando no final a paciente recebeu alta, também aqui a equipa de enfermagem mostrou incompetência e uma negligência confrangedora, porque permitiu qua a paciente saísse do hospital sem lhe terem retirado do corpo as três ventosas assim como os três pensos das mãos e do braço, fruto das tentativas feitas para encontrarem uma simples veia. Destes factos foi dado conhecimento ao Dr. Domingos Sousa, aquando da consulta feita com ele no dia seguinte á cirurgia. Este hospital que tanto se arvora em ter padrões de qualidade, quando na verdade o serviço que prestou devia fazer fazer corar de vergonha os responsáveis por este serviço de oftalmologia. Não espero nem sequer um pedido de desculpas porque sei que tipo de pessoas gerem estas empresas. Depois disto, ainda há quem diga mal do SNS.
Data de ocorrência: 17 de agosto 2022
3 de setembro 2022
Recebi a resposta do hospital da Luz arrábida.
Fizeram um suposto inquérito às enfermeira em causa. Como é evidente, as enfermeiras contaram a história à sua maneira, em que o que disseram resume-se a um monte de mentiras, omissões e invenções.
E foi isto que o hospital me enviou, considerando que, perante o s seus testemunhos, as enfermeiras cumpriram cumpriram escrupulosamente o seu dever.
Só faltou acrescentarem que a culpa foi do paciente e que, por isso, ainda devia pedir desculpa por ter reclamado.
Uma resposta do hospital que é uma vergonha, um nojo e que os devia fazer corar de vergonha pela desonestidade intelectual evidenciada.
Pelo exposto e considerando que estou a lidar com pessoas indignas de o serem, dou o assunto por encerrado mas, com com a ceteza de que a minha mulher foi burlada por gente que não é digna de trabalhar no Hospital da Luz Arrábida do qual tenho excelente opinião de vários atendimentos anteriores.
Manuel Pereira avaliou a marca
9 de fevereiro 2024

Neste caso e depois do que ocorreu com p serviço vergonhoso de enfermagem no Hospital Luz Arrábida, a resposta que os responsáveis me enviaram foi outra vergonha. O que escreveram era só elogios à equipa de enfermagem e só faltou dizer-me que devia pedir desculpas aos enfermeiros pela reclamação que fiz. Um vergonha, falta de ética e desonestidade intelectual dos responsáaveis pela resposta que me enviaram.