Hospital de Santa Maria - Porto

Hospital de Santa Maria - Porto - Negligência

Maria Manuela Gonçalves Silva
Maria Silva apresentou a reclamação
26 de setembro 2023
Na qualidade de esposa(agora viuva),venho por este meio expor o que aconteceu acerca de 3 meses dirigi-me com o meu marido a uma consulta de atendimento permanente no Hospital Santa Maria no Porto, uma vez que ele sentia ha algum tempo dores horriveis na regiao lombar com irradiaçao para uma das pernas,achamos melhor ir ao privado para nao ter de esperar muito para ser atendido devido as dores,mesmo assim esperamos 1h e tal...o medico apos a avaliaçao clinica disse que ele estava com um problema muscular e para aliviar a dor na altura, mandou que lhe dessem um analgesico injetavel,apos algum tempo como a dor nao passava mandou administar mais outra dose,a dor aliviou,mas nao passou de todo.Acabou por ter alta e foi medicado com analgesico e emplastros e como disse o medico ;isso vai passar daqui a uns dias..Mas como nao passou,ao fim de 6 dias voltamos a uma nova consulta de atendimento permanente,desta vez nao demorou a ser atendido como da primeira vez,o assunto deve ser muscular,nova injeçao para as dores e como as dores nao passaram de todo,a medica de serviço achou por bem fazer um RX a esta regiao lombar,apos o exame achou que este nao era conclusivo e que precisaria de ir a um ortopedista e fazer um tac ou ressonancia,teve alta e foi medicado para casa.Ao fim de 5 dias como as dores continuaram fomos a esse mesmo hospital a uma consulta com um ortopedista,so que desta vesz o meu marido teve de ir de maca uma vez que nao tinha força nas pernas para se levantar.Ele entrou de maca no consultorio e o medico viu o R.X.executado anteriormente e disse que era inconclusivo e deu-lhe uma medicaçao ao que ele disse,mais adequada para as dores da coluna e ate lhe disse para voltar na semana seguinte e que ja deveria ir a andar pelo pe dele e na altura mandou administrar-lhe um analgesico injetavel para as dores.Fomos de ambulancia para casa,viagem horrivel onde ele gritava com as dores e os solavancos da velha ambulancia...mas tudo isto entretanto pago do nosso bolso.A medicaçao do ortopedista realmente la foi funcionando mas quando chegou o dia de ir a uma nova consulta,decorrida uma semana,ele nao se podia levantar e as dores eram horriveis.Decidi entao ir eu propria a consulta por ele, para falar com o ortopedista e contar-lhe a situaçao do meu marido,ao que me respondeu que ele deveria ter uma hernia discal e talvez precisasse duma operaçao e marcou entao uma ressonancia e uma consulta com um especialista nesta area e receitou-lhe mais medicaçao ate a proxima consulta.Passados uns dias e enquanto aguardava o dia da ressonancia o estado de saude dele começou a agravar-se e resolvi entao chamar o INEM e bendita a hora em que recorremos ao SNS,pois foi num hospital do estado que apos exames e analises descobriram que o meu marido tinha um tumor nos pulmoes ja com irradiaçao para outros orgaos,veio a falecer no hospital ao fim de 13 dias de internamento.A minha indignaçao tem a ver com a pouca atençao que foi dada a este caso,sendo um hospital privado e sendo ele um doente particular,sem qualquer seguro.Logo na primeira consulta de atendimento permanente deveria ter havido esse cuidado em realizar exames para esclarecer o motivo das dores,porque na altura ele ainda conseguia caminhar,assim como na segunda consulta de atendimento permanente...foi muito tempo perdido e que poderia ter tido um desfecho diferente se descobrissem a real causa das dores horriveis na coluna lombar.Mas agora ja e tarde demais,apenas exponho este caso para que sirva de exemplo para prevenir que situaçoes como esta venham a acontecer,aconselho desde ja os hospitais publicos,medicos dedicados!Obrigada.
Data de ocorrência: 3 de junho 2023