11.5
Centro Hospitalar Tondela Viseu, EPE

Hospital de São Teotónio - Atraso de 3 dias na comunicação de resultado a exame à covid-19

Fernando Giestas apresentou a reclamação
9 de dezembro 2020
Exmos. Srs.,
Bom dia.
Venho reportar a seguinte reclamação:
- Tendo efectuado exame à Covid-19 no Hospital de Viseu, no dia 23 de Novembro passado (segunda-feira), por volta das 19h30, o resultado do referido exame foi-me comunicado apenas no dia 27 de Novembro (sexta-feira), depois de insistência da minha parte, via contactos telefónicos e através de e-mail com a unidade hospitalar.
- O resultado do exame foi-me comunicado via e-mail, no dia 27 de Novembro, às 9h46, sendo que o documento refere que esse resultado já estava apurado no dia 24 de Novembro (terça-feira) às 16h27 (ver anexo).
- Pergunto, por isso, a que se deveu o desfasamento temporal na comunicação do resultado, quando o próprio médico que me atendeu na Área Covid, no Hospital de Viseu, me referiu que essa comunicação seria efectuada no dia seguinte (terça-feira) à realização do teste.
- Este desfasamento teve graves implicações familiares e profissionais, já que me obrigou a permanecer em casa durante toda uma semana de trabalho, com consequências extensíveis à família, esposa e filha, que, por precaução, também permaneceram em casa, tendo faltado aos seus compromissos profissionais e escolares no decurso dos 5 dias úteis.
Agradeço o vosso esclarecimento.

Fernando Giestas

PS - A presente reclamação segue com conhecimento das entidades nacionais competentes relacionadas com a Saúde.
Data de ocorrência: 9 de dezembro 2020
29 de setembro 2022
Exmo. Senhor
Fernando Giestas

Em anexo segue a resposta à sua reclamação/exposição, depois de enviada aos Senhores Diretores dos Serviços, de Urgência Geral, de gestão de Doentes e à Coordenação da Equipa Médica Sinave - Trace Covid 2020.
Pedimos desculpa pela demora excessiva no envio da resposta à sua reclamação.

Com os nossos melhores cumprimentos
Virgínia Caldeira
Assistente Técnica
Esta resposta tem um anexo privado