Hospital de São Teotónio

Daniela Silva
Daniela Silva apresentou a reclamação
5 de dezembro 2023
Exmos. Srs.,
Venho pela presente apresentar a minha plena contestação e profundo desagrado com os serviços "não" prestados pelo departamento de Reumatologia de Viseu.
Passo a explicar:
Desde que me foi diagnosticado Artrite Reumatoide (à pelo menos 4 anos), que o acompanhamento feito pelos médicos do departamento de Reumatologia do Centro Hospitalar Tondela Viseu, tem sido inconstante.
Inicialmente fui utente da Exma. Sra. Dra. Inês Seixas, que, desde o inicio informou-me que teria de ser acompanhada num espaço entre consultas de 6 meses. Ora, em boa verdade isso nunca se verificou, até porque pouco tempo depois de ser diagnosticada e medicada, foi me informado que a consulta seguinte tinha sido adiada, sem indicar-me uma nova data. Aguardei praticamente 1 ano até ser me atribuído um novo médico, dado que, após tanta espera foi-me informado que a minha médica tinha deixado o Centro Hospitalar Tondela Viseu. Posto isto, a nova médica que me foi atribuída, uma nova Dra. Inês, apenas consultou-me uma vez, voltando a reajustar a minha medicação e agendando uma nova consulta.
Ora, uma vez mais "adiaram-me" essa nova consulta, e, novamente nunca me foi informado o motivo ou indicado uma nova data.
Entre este tempo tive outras situações de saúde onde fui operada a um tumor à cabeça nesse mesmo hospital, sendo que a equipa médica que me acompanhou solicitou que "alguém" do departamento de Reumatologia fosse me consultar ao internamento. Ora, acho que conseguem adivinhar o desfecho: A minha segunda médica, também tinha "desaparecido", sendo-me atribuído um novo médico de Reumatologia, o Exmo. Sr. Dr. Paulo, que recusou-se a ir ver-me quando estava internada, porque em boa verdade eu não era utente dele.
Mas como pelos vistos no Centro Hospitalar Tondela Viseu, as coisas andam um regabofe, 3 dias após ter tido alta, recebi em casa uma carta do V/. Hospital a marcar-me uma nova consulta de reumatologia onde seria vista pelo Exmo. Sr. Dr. Paulo.
Lá, fui consultada, reajustada novamente a medicação, solicitadas novas análises e marcada uma nova consulta de acompanhamento.
Ora, não querendo tornar-me repetitiva mas, a verdade é que a história neste hospital e particularmente neste departamento é uma história cíclica, a 3 dias da consulta anteriormente marcada pelo Dr. Paulo, recebo uma nova carta em casa a informar que a minha consulta tinha sido adiada. Ora, adiamento que designo como incógnito, dado que ninguém me sabe explicar o que aconteceu e, quando peço explicações, algumas das colaboradoras que prestam atendimento ao público no balcão de informação, conseguem ser ainda mais arrogantes que o normal. Dado que dirigi-me ao balcão 5 no dia 29 do passado mês, e expliquei a situação desde o inicio. Ao qual de forma arrogante e altiva a colaboradora disse que a consulta não tinha sido cancelada, mas sim que o médico (o Exmo. Sr. Dr. Paulo) tinha deixado de prestar serviços junto desse hospital. Ao qual, seguindo o raciocínio da V/. colaboradora perguntei: "como é que a consulta é adiada se o médico já não está cá? Então, foi cancelada, certo?", uma vez mais a mesma funcionária, arrogantemente afirmou que não tinha sido cancelada, mas sim que o médico tinha deixado de prestar serviços e que se estava descontente podia sempre usar o livro de reclamações. Abordando ainda que a culpa não é dos médicos, mas sim do Estado português (comentário infeliz), com muita pena minha não menciono o nome da funcionária, visto que nem a placa identificativa com o nome trazia consigo.
Bom, dada a excelente sugestão da tal funcionária, aqui estou eu a apresentar a minha reclamação e, como contribuinte, a exigir que me seja dada uma resposta, uma nova data para uma consulta de reumatologia e que parem de brincar com os doentes.
Porque no espaço destes anos já fui vista por 3 médicos de forma inconstante e, agora volto a esperar 1 ano por uma nova consulta? Quer dizer, se os médicos saírem todos do hospital, os utentes têm que morrer? Sim, porque nem todos temos recursos monetários para ir a clínicas e hospitais particulares.
Aguardo célere resposta e marcação de consulta de Reumatologia.
Data de ocorrência: 5 de dezembro 2023