Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, EPE

Brigite Martins Araújo
Brigite Araújo apresentou a reclamação
26 de fevereiro 2024
Bom dia.
É o seguinte estou muito decepcionado e chateada com o vosso hospital, porque a minha mãe Maria Teresa Martins Araújo deu entrada no serviço de urgência do hospital de chaves no dia 04/02/2024, por volta das 15:30, com vômitos, diarreia....
Mas como também tinha um quadro clínico com vários problemas de saúde incluindo uma fibromialgia avançada e gritava muito, a Dra do Serviço de urgência decidiu enternar a minha mãe durante uns dias, até para ver também se ela ficava mais calma porque parecia não estar muito bem mentalmente.
No dia seguinte dia 05/02 fui visitar a minha mãe, onde me apercebi que tinha lá ido outros familiares visitá-la e encontrei a minha mãe muito agitada, só gritava pedia socorro para pôr favor a trazer para casa, vi logo que a minha mãe não se encontrava bem pedi ajuda a enfermeira que logo se prontificou para dar alguma coisa para acalmar.
Dia seguinte 06/02 volto me a dirigir ao hospital para ver a minha mãe e falar com a dra do internamento, a dra não se encontrava, mas a minha mãe continuava inquieta, que nesse mesmo dia encontrei por acaso a Dra que recebeu a minha mãe na urgência e um enfermeiro que me disseram que a minha mãe não parecia estar bem psicologicamente....e a minha filha tão depressa me dizia para eu a trazer para casa como já dizia que queria ir para casa desse outro familiar, o que a mim me espantou muito uma vez que ela não queria sair de casa dela até havia uma Sra que dormia com ela e durante o dia tinha o meu apoio em colaboração com outra pessoa... Assistente social que estava com o processo da minha mãe disse que a minha mãe estava em condições de dizer para onde e com quem queria ir, a minha mãe a mim e a minha filha disseram que queria vir connosco para sua casa e posteriormente ir ao centro de dia até aver uma vaga no lar, mas quando a assistente social e os outros familiares entraram no quarto ela parece que ficou mais inquieta e disse que queria ir para casa do irmão e depois para o lar, assistente social disse que era com o irmão que a minha mãe ia, desde esse dia não me deixaram ver mais a minha mãe, bloquearam lhe o meu número e o da minha filha para não falarmos com ela e segundo soube por terceiros apagaram lhe os nossos contactos para ela não poder entrar em contato connosco...não estou de acordo com esta decisão e situação porque primeiro teriam que avaliar bem a minha mãe se estava em condições de decidir, e porque essas pessoas não são de confiança nem tem condições em casa de higiene e outras pará ter a minha mãe...
Penso que o hospital em si procedeu muito muito mal em entregar uma pessoa já com alguma idade e muitos problemas de saúde a alguém sem no mínimo avaliar as condições de habitação em causa e também as condições psicológicas das pessoas que ficaram com a minha mãe, porque se fossem pessoas normais não faziam o que estão a fazer que proibiram a minha mãe de falar comigo e com a neta e noutro dia foram umas amigas da minha mãe para a visitar e o tal irmão não as deixou entrar dizendo que quem mandava na minha mãe era ele e para se irem embora ainda as ofendeu verbalmente....
Vocês acham bem como procederem por favor eu penso que não e se acontecer alguma coisa á minha mãe o hospital e Assistente social em causa vão ser responsáveis podem ter a certeza disso.
Porque vocês entregaram a minha mãe não se importaram de analisar a quem e neste momento não sei se sabem o paradeiro da minha mãe, pois eu não graças a vocês e nem sequer consigo contactar com ele
NO MÍNIMO VERIFIQUEM SE ELA ESTÁ BEM
Fico á espera de uma resposta vossa
Obrigada
Data de ocorrência: 11 de fevereiro 2024
27 de fevereiro 2024
Exmo.(a) Sr.(a) Brigite Martins Araújo,

Recebemos a exposição de V. Exa. com o nº 108441224, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Serve a presente comunicação para informar que a sua reclamação já se encontra em análise pelo Gabinete do Cidadão da Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro, pelo que, retomamos o seu contacto com a maior brevidade.
Estamos disponíveis para qualquer outro esclarecimento, através do número 259 300 560 ou através de gabutentech@chtmad.min-saude.pt.

8 de março 2024
Exmo.(a) Sr.(a) Brigite Martins Araújo,

Informamos V. Exa. que consideramos a reclamação resolvida, conforme esclarecimentos prestados através de ofício com data de 04/03/2024.
Estamos disponíveis para qualquer outro esclarecimento, através do número 259 300 560 ou através de gabutente@chtmad.min-saude.pt.

Brigite Araújo
12 de março 2024
Não aceito a reclamação como resolvida porque graças a vossa incompetência neste momento não sei do paradeiro da minha mãe, porque vocês entregaram na sem sequer verificarem para onde ela ia e nem sequer as condições de habitação para onde ela foi.... além de isso a minha mãe referiu explicitamente a vontade de ir para um.lar e ainda não foi inscrita em qualquer lar de idosos e, neste momento não faço ideia onde a minha mãe está se está bem viva oi morta.....se não fizerem nada vou fazer queixa às autoridades competentes e chamar a comunicação social
Brigite Araújo
12 de março 2024
10 de abril 2024
Exmo.(a) Sr.(a) Brigite Martins Araújo,

Conforme esclarecimentos prestados através de ofício com data de 12/03/2024,na sequência da contestação ao conteúdo da resposta enviada através do nosso ofício referência GC. Chaves/2024/114 de 04-03-2024, enquanto resposta à reclamação apresentada por Vossa Exa., somos a informar que a exposição agora rececionada, via Portal da Queixa, prossegue reencaminhamento à Entidade Reguladora da Saúde (ERS), ao abrigo do Decreto-Lei n.º 126/2014 de 22 de agosto de 2014 e em conformidade com o ponto 6.3 Contestações ("segundas reclamações") do Guia de Apoio ao Utilizado do Sistema de Gestão de reclamações, sendo da responsabilidade da ERS a adição desta nova documentação ao processo, apreciação e resposta a Vossa Exa.