Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca
Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca
7.5
Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, E.P.E.

Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca - Reclamação

Isaura Helena Lourenço Fraga Moreira
Isaura Moreira apresentou a reclamação
20 de novembro 2019
Exmo(a). Sr(a).
Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca
Venho por este meio manifestar o meu desagrado perante a seguinte situação:
Fui internada na especialidade de genecologia, ao dia onze de junho de dois mil e dezanove, pelas nove horas e vinte e dois minutos, para ser submetida a uma histerectomia total + salpigngectomia bilateral, a realizar no dia seguinte, pela Drª Luísa Azevedo.
Permaneci internada durante sete dias e recebi alta a dezassete de junho de dois mil e dezanove ao meio dias e dezoito minutos para fazer recuperação em casa. Foi dados indicação para ao posto de saúde tirar os pontos, dez dias pós cirurgia.
Durante a recuperação em casa, detetei de forma evolutiva incontinência urinária, ao ponto de ter de me deslocar ao hospital, ao dia um de julho de dois mil de dezanove, pois mesmo com a utilização das fraldas comuns para o efeito, eu não conseguia controlar. Fiquei imediatamente internada na especialidade de genecologia, e após vários exames foi detetado uma infeção urinária e uma Fistula Ureteral Vaginal, provocada pela cirurgia anterior. Para controlar a situação foi realizada a dia 5 de julho a colocação de nefrostomia esquerda pela especialidade de urologia, acompanhada pelo Drº António Pinheiro. Durante internamento e devido à infeção urinária estive no isolamento durante dez dias. Após dezassete dias obtive alta e fui informada que teria consulta de urologia no dia cinco Setembro de dois mil e dezanove, com o Drº Pepe Cardoso (médico que me iria seguir em consulta), para verificação do meu estado e para pedir o meu consentimento de cirurgia, pois seria a solução para o erro cometido na anterior cirurgia.
Ainda no decorrer da recuperação em casa necessitei de recorrer ao hospital algumas vezes;
1) Consulta de Estomoterapia no dia dezoito de julho, para explicação do processo e que cuidados teria que ter. (4.50€).
2) Urgência no dia dois de Agosto de dois mil e dezanove, devido a uma anormal coloração e mau odor da urina. (16€ + 2€).
3) Consulta de Estomoterapia no dia oito de Agosto, para dar ao resultado da análise da urina. ((4.50€).
4) TC do aparelho Urinário com suplemento de contraste Endovenoso, realizado a dia 10 de Agosto de dois mil e dezanove. (20€ + 2€)
5) Foi realizada a consulta como combinado no dia cinco de setembro, na qual não me foi garantida nenhuma data de cirurgia. (7€)
No próprio dia estive na consulta de Estomoterapia, devido a uma rotura do ponto da Nefrostomia. (4,50€)
6) Retomei ao hospital a dia oito de outubro, com novamente rotura de ponto da Nefrostomia.

Devido à falta de resposta por parte do hospital, desloquei-me no dia 4 de novembro de dois mil e dezanove, na esperança de obter alguma informação relativa à cirurgia. Por coincidência cruzei-me com o Drº António Pinheiro, que gentilmente se informou acerca do meu caso, chegando à conclusão que o documento de consentimento de cirurgia, ainda não tinha chegado ao meu poder, de forma a poder assiná-lo. O que quer dizer que a data efetiva do documento é do dia vinte e quatro de setembro de dois mil e dezanove, e por consequência com cerca de mês e meio de atraso. Não estava nos meus planos permanecer tanto tempo em casa, quando me foi proposta a histerectomia total + salpigngectomia bilateral, pensando eu para me resolver um problema de saúde inadiável e sem outra opção.
No decorrer deste processo ninguém assumiu responsabilidades e por este motivo fico indignada por não me proporem à cirurgia de reconstrução, por um erro médico. Não percebo a minha permanência na lista de espera, como se de um doente comum se tratasse, e desta forma continuo a suportar todos os custos inerentes a este processo.
A minha condição neste momento é debilitada física e psicologicamente, de baixa, sem possibilidade de retomar a minha vida novamente.
Redigi esta carta de reclamação, na expectativa de acelerar o meu processo para que a entidade/órgão/dirigente competente possa atuar em conformidade.

Atenciosamente,
Data de ocorrência: 20 de novembro 2019