IATI Seguros - Negação de relatório médico escrito

Jorge Lopes dos Santos
Jorge Santos apresentou a reclamação
27 de setembro 2022
Encontro-me deslocado do meu país, em viagem de trabalho. Em outubro de 2021 subscrevi na IATI uma apólice anual de seguro de viagem. Nesta viagem ocorreram-me, pela primeira vez, problemas ao nível dos meus olhos, que têm motivado várias consultas da especialidade. São fundamentalmente de 2 áreas, que, como disse, jamais havia tido tal! Acontece que a IATI Seguros apenas pagou uma primeira consulta por eu ter reclamado, mas nega-se a pagar tudo o mais a partir daí alegando, e passo a citar “O motivo da denegação, como anteriormente explicado é porque a sua patología é considerada pre-existente pelo nosso departamento médico”. Face a tal, e após vários emails trocados a solicitar que me façam enviem, por email, o relatório por escrito onde se baseiam para chegarem à conclusão da pré-existência do problema de saúde, no sentido de este ser avaliado quer pelo especialista que me assiste no país onde me encontro, quer pelo meu especialista em Portugal, a IATI Seguros tem-me negado tal até ao presente momento.
Após vários dias de espera, sem que tenha tido uma única noticia da parte da IATI Seguros, entendi apresentar estar reclamação, à qual anexo os pdf's dos 2 últimos emails trocados.
Data de ocorrência: 27 de setembro 2022
28 de setembro 2022
Boa tarde Jorge,

Após consultar o seu caso com o departamento de reembolsos, informam de que o seu pedido foi revisto até 3 vezes pela equipa médica e que o seu diagnóstico foi considerado preexistente. Ainda assim, a primeira consulta de urgência foi coberta pelo seguro.
Como indicam as condições do seguro, as preexistências estão limitadas nas apólices e é por esse motivo que as suas últimas solicitudes foram denegadas.

28 de setembro 2022
Penso que andamos, desde o início em círculos!
A resposta que os senhores deram à minha queixa, já ma disseram e eu entendo-a.
Agora, o que não consegue perceber (nem os 2 especialistas a que já me referi) é com base/fundamento em que factores é que, por 3 vezes, a vossa equipa médica, se baseou, para chegar/afirmar ao diagnóstico de doença pré existente, uma vez que, contrariamente ao que sempre vos pedi - e que me é devido - os senhores sempre me negaram o envio do relatório da vossa equipa médica no qual eu, e os meus especialistas de oftalmologia, possamos ser, eventualmente, esclarecidos da vossa razão.
E isto é que os senhores "parece" não entenderem, ou não quererem entender, já que, apesar de tal pedido estar presente na queixa, a vossa resposta, uma vez mais, é totalmente omissa a tal.
E, desculpem, não posso, de forma nenhuma, aceitar que me digam algo sem que me provem; pois eu, como todo o consumidor, tem direito a ser cabal e devidamente esclarecido!
13 de outubro 2022
A vossa não resposta, é a prova quer da vossa falta de ética profissional, quer de desprezo para com os elementares direitos dos vossos clientes!
Assim, continuo à espera do que me é devido; a saber: do envio do relatório da vossa equipa médica no qual esta detalhe em que factores médicos é que se baseou, para chegar/afirmar ao diagnóstico de "doença pré existente". Por forma a que este seja analisado, quer pelo meu oftalmologia em Portugal, que me atende há anos, quer pelo que, aqui em Belo Horizonte, o fez. Para que, a partir daí, possamos ser, ou não, esclarecidos da vossa razão!
Boa tarde Jorge
O boletim médico que você enviou é que informa que é uma doença congénita e, portanto, considerada preexistente. Aqui informo, em detalhe, o que a apólice cobre:

"Em caso de urgência vital, consequente de uma complicação imprevisível de uma doença crónica congénita ou pré-existente,
assim como de uma complicação imprevisível na gravidez nas primeiras 24 semanas de gestação, a ARAG pagará
apenas o valor relativo a uma primeira consulta com carácter de urgência e dentro das primeiras 24 horas a partir da
entrada na unidade de saúde."

Caros senhores,

Aguardo, com particular interesse...
Cumprimentos
14 de outubro 2022
Olá, Jorge
Pela lei de proteção de dados, nós não podemos reenviar boletins médicos.
Cumprimentos
14 de outubro 2022
Caros Senhores,

Agradeço que me informem onde é que a Lei de proteção de dados proíbe de reenviar boletins médicos àquele que alvo deles e quando ele, de expressa, os solicita.
Mais, o que os senhores, ao que parece, ainda não entenderam é o seguinte:
1. Há muito que este assunto deixou de ser, para mim, uma questão de me ver ressarcido dos custos que, contrariamente ao que tentais apelar, estão, de forma limpa e transparente, integralmente cobertos pela apólice.
2. Desde o momento que a vossa conduta se começou a pautar pela falta de transparência, ética e desrespeito para comigo, que este assunto passou a ser um questão de honra para mim!
3. Assim, acreditem, ou não, sei do que falo, porque estou amparado por profissionais muitíssimo experientes nos campos médico, seguros e advocacia. Sendo que, e considerem isto um conselho, irei parar apenas no fim, nem que este seja ter de recorrer à justiça, apenas e só pela questão da minha honra!
Nota Final: Na minha anterior resposta, tinha-vos solicitado e passo a citar-me "Agradeço que me mostrem qual é o boletim médico que vos enviei onde conste que, passo a citar-vos, "O boletim médico que você enviou é que informa que é uma doença congénita e, portanto, considerada preexistente". E, ainda, que me mostrem, também, onde está escrito que, cito-vos novamente, "Inclusive, a solução indicada pelos médicos é de uma cirurgia plástica para reverter os problemas causados em consequência de uma doença crónica."
Aguardo, com particular interesse..."; ou seja, boletins médicos que, de acordo com os senhores eu, alegadamente, vos enviei e nos quais tais "citações" constam...
Continuo a aguardar...
Cumprimentos.
28 de outubro 2022
Lamento que a IATI Seguros infrinja os mais elementares direitos do consumidor e, ainda, que viole a Lei ao negar-me quer o que eu próprio enviei - e onde ela diz que lê algo que nem eu, nem o especialista vemos tal - nem, o relatório, sobre mim, no qual se escuda para se negar a cumprir aquilo a que se obrigou quando me vendeu a apólice em questão.
O silêncio da IATI Seguros, pode ser mantido para mim, mas não o será para sempre, uma vez que, já não por conta do valor que despoletou tudo isto, mas agora por uma questão de Honra da minha parte, irei até ao fim, por todos os canais que a Justiça me coloca à disposição.
A IATI Seguros teve, e continua a ter, de forma reiterada, um comportamento incorreto, mal educado, sem qualquer respeito pelo cliente/consumidor e, muito menos, honroso e ético!
14 de novembro 2022
Mantendo e reforçando absolutamente tudo o que já escrevi anteriormente!
29 de novembro 2022
O processo, pela minha parte, de reclamação já está em marcha junto das autoridades competes.
13 de dezembro 2022
Aqui vai a resposta a só UMA das partes do que está em andamento:
"Estimado/s Cliente/s,
Acusamos a receção da vossa comunicação que mereceu a nossa melhor atenção. Informamos que foi aberto um processo de reclamação que ficou registado com a referência 2022REC31/AS5101450, que agradecemos nos seja indicada em todas as comunicações.
Lamentamos desde já o desagrado manifestado! Iremos promover internamente a revisão do processo no sentido de esclarecer a posição adotada e a possibilidade da sua alteração.
Tão breve quanto nos seja possível retomaremos o nosso contacto convosco.
Atenciosamente,

Departamento de Atenção ao Cliente