14.3

Iberdrola - Compensações

josé
josé apresentou a reclamação
4 de julho 2019
Em 16 de novembro de 2018 fomos abordados por um colaborador da iberdrola no sentido de mudarmos de operadora para o fornecimento de eletricidade para um condomínio com 2 contadores.
Aceitamos a sugestão tendo questionado o referido colaborador sobre a livre resolução em qualquer altura sem penalizações.
Como os valores mensais passaram a ser mais caros do que antes, decidimos mudar de operador o que fizemos em 28 de maio de 2019.
Recebemos agora 2 ofícios da Iberdrola com data de 19 de junho, onde estão a solicitar o direito a uma compensação nos montantes de 165,86€ e 209,81€ mais iva, por termos cessado o contrato antes do seu termo de vigência.
Temos testemunhas presenciais de que nos foi dito não haver prazo de fidelização.
Envio em anexo cópia dos 2 ofícios recebidos assim como de um contrato, são 2 iguais, onde não existe nada que indique que ficávamos fidelizados, aliás até quando era a fidelização, onde está escrito?
Ontem falei com a Iberdrola, podem comprová-lo pela gravação, quando expliquei a situação a 1ª resposta foi acharem estranho pois podíamos em qualquer altura mudar de operador. Depois de ter aguardado em linha a colaboradora rectificou o que tinha dito porque afinal nós éramos uma empresa, quer isto dizer que os Condomínios são considerados uma empresa. Pois bem só ontem dia 3 de julho de 2019 é que soubemos que nos regíamos por um estatuto diferente.
Consideramos que não existiu por parte da empresa um cabal esclarecimento ao cliente, pois tiveram tempo suficiente para quando receberam informação por parte da nova operadora podiam e deviam ter esclarecido o cliente em tempo útil sobre a situação em que estava a incorrer, por desconhecimento.
Data de ocorrência: 4 de julho 2019

José, no seu caso houve claramente pelo menos uma violação GROSSEIRA duma alínea do Código de Ética de Vendas da própria Iberdrola que estava há poucos dias no site da Iberdrola (neste momento dá erro 404... devem ter desactivado a página, mas eu copiei tudo há poucos dias...) Aqui vai uma das alíneas violadas pelo angariador Iberdrola em causa... Na 2ª alínea diz que o Angariador deve responder com paciência... Falta lá que já agora responda: com VERDADE!!! (Reclame por escrito à iberdrola e dê conhecimento à ERSE apoioconsumidor@erse.pt ):" • Está proibido de praticar, testemunhar ou prometer algo que tenha como objectivo enganar o cliente. • Não abusará da confiança depositada pelos clientes, respeitará a sua possível falta de experiência em temas ligados ao sector energético e responderá com paciência a todas as perguntas formuladas pelo cliente. •"