Instituto de Cardiologia Preventiva de Almada

ICPA - Reclamação de má conduta de exame médico

Elisete Fonseca
Elisete Fonseca apresentou a reclamação
28 de janeiro 2024
Dia 25/01 dirigi-me ao IPCA com a minha Mãe de 89 anos para efetuar exame médico MAPA, que consiste na medição da pressão arterial durante um determinado período de tempo. Após a instalação do equipamento a minha Mãe queixou-se que o dispositivo no braço estava muito apertado, porém informaram que teria que estar apertado, caso contrário não faria a sua função. Informaram que se o braço ficasse roxo era normal.
Do dia 26/1, após retirar equipamento verifiquei que a minha Mãe tinha o braço queimado por fricção. Na instituição pedi para falar com a técnica Vera que, colocou o aparelho, para mostrar o braço. No entanto esta não se responsabilizou pelo ocorrido, alegando que nunca tinha tido uma situação semelhante.

Pedi que tratassem do braço. Informou que não tem enfermagem, apenas Betadine no kit de primeiros socorros.

Solicitei que a minha mãe fosse vista por um médico, Dr. Agnelo que, disse que se tratava de uma alergia e recomendou ir a farmácia e comprar fenistil.

Dirigi-me a uma farmácia e após mostrar á técnica confirmou que se tratava de uma queimadura por fricção.

Venho desta forma denunciar a má prática e a indiferença perante um caso cuja responsabilidade é alheia ao paciente.
Data de ocorrência: 26 de janeiro 2024
ICPA
31 de janeiro 2024
Exma. Sra. Elisete Fonseca,
No seguimento da reclamação apresentada no passado dia 28 de janeiro de 2024, vimos por este meio apresentar a nossa resposta.
Os procedimentos técnicos associados à execução do acto clínico foram todos efectuados segundo as normas e práticas comuns. Contudo, pelas suas características, este exame torna-se, muitas vezes, incomodativo, para o que são alertados todos os nossos Clientes.

A nossa técnica teve o cuidado de reforçar, junto da sua mãe, que deveria permanecer o mais imóvel possível durante as medições (fase em que a braçadeira aperta). Foi-lhe dito que depois de uma medição com erro, o aparelho tenta de novo, apertando mais da segunda vez. Não obstante, da análise do aparelho, foram detectadas apenas 61% de medições válidas, sendo que um exame normal tem mais de 85%, o que reflecte que o aparelho realizou muitas medições repetidas na tentativa de obter medições correctas, com consequente pressão sobre o braço.

Conforme explicado pelo nosso médico, de facto, a reacção do braço da sua mãe não se enquadra nas reacções típicas com que, habitualmente, nos deparamos. Facto pelo qual lamentamos, mas que infelizmente nos ultrapassa.

Na esperança de continuarmos a merecer a sua preferência no que respeita aos nossos serviços, subscrevermo-nos cordialmente.
Elisete Fonseca
Elisete Fonseca avaliou a marca
15 de março 2024

Considero lamentavel o comportamento perante o sucedido . Infelizmente esta situação aconteceu com a minha Mãe e, perante a situação, esperava procedessem ao tratamento do braço ou encaminhar para tratamento, porém não aconteceu. Não teve sorte!