Ikea Portugal - Móveis e Decoração, Lda
  • EN 250 Rua 28 de Setembro Frielas
    Loures, Lisboa 2660-001

IKEA - Cobra taxa de armazenamento, mas já usa a casa dos clientes como depósito

Alexandra
Alexandra apresentou a reclamação
7 de setembro 2016

Após contacto telefónico com a ikea sobre o transporte de artigos fui aconselhada a dirigir-me à loja pois a entrega seria nesse caso mais rápida, tendo sido informada da disponibilidade da entrega dos artigos que pretendia, para a semana seguinte. No dia seguinte, em loja (após deslocação Coimbra-Porto), tive conhecimento da indisponibilidade da entrega, contrariamente ao que me havia sido transmitido e como na semana seguinte estaria ausente para férias, tive que pagar uma "taxa de armazenamento dos produtos" e foi agendada a entrega dos mesmos para dia 24/08.
Nesse dia 24/08 a empresa transportadora apesar de já saber que uma das camas compradas se encontrava com defeito, transportou-a para dentro de minha casa e informou-me que não a podiam levar de volta. Apesar de ter contactado a ikea a informar que já não tinha interesse na cama, reiteraram o informado pela transportadora e impuseram que o artigo permanecesse na minha casa até ser contactada por nova equipa para recolha.
Lamentável é deveras que a ikea trate assim os clientes: em primeiro lugar não se compreende que só no dia da entrega e montagem informem o cliente do artigo com defeito, indiferentes aos transtorno que isso possa causar. Depois, que com essa consciência do defeito, transportem o artigo para casa do cliente e se recusem a recolhê-lo de imediato. A entrega da cama foi feita dia 24/08 e só dia 14/09 se disponibilizam para recolhê-la.
A ikea impõe o pagamento de uma taxa de armazenamento, mas já usa a casa dos clientes como depósito e quer fazê-lo gratuitamente? No mínimo,é vergonhoso a dualidade de critérios...
Acresce que além dos contactos com a ikea serem ou impossíveis (a chamada cai reiteradamente) ou de uma lista de espera sempre longuíssima, o dinheiro quer do artigo da cama, quer da respetiva montagem continua retido e indisponível para o cliente apesar de se tratar de uma situação criada pela própria ikea.
Por ultimo, sublinho que quer para a montagem quer para a recolha impõem uma "janela horária" de 4 horas para a entrega/recolha, como se fosse normal que os clientes estejam em casa em dia laboral. Se essa janela já é excessiva para uma entrega, é vergonhosa quando se trata de recolher um artigo que a ikea entrega conscientemente com defeito.

Data de ocorrência: 7 de setembro 2016
IKEA
8 de março 2023
Estimado cliente,

Obrigado, desde já, pela partilha da sua experiência com a IKEA.

Estamos ao dispor para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional.

Atenciosamente,

Serviço de apoio ao cliente

IKEA Portugal