Ikea Portugal - Móveis e Decoração, Lda
    Loures, Lisboa 2660-001

IKEA - Encomenda não entregue e reembolso incompleto

Rodrigo Neves apresentou a reclamação
21 de março 2021
No dia 28 de Fevereiro, fiz uma encomenda através do site Ikea.pt de 8 artigos diferentes. Um dos artigos, uma moldura, incrementou o preço do valor de entrega de 7€ para 12€. Por nós tudo ok, dado que com os vários artigos da encomenda não nos importávamos. A encomenda foi efectuada, com um total de 99€, e o prazo previsto para entrega foi de 3 de Março.
No dia 4 de Março chegou a encomenda e, para nosso espanto, apenas trazia um dos dos artigos. Ligámos para o apoio Ikea e o feedback foi bastante rápido. Foi-nos dito que efectivamente o envio tinha sido dividido em duas encomendas e que a segunda encomenda já se encontrava em posse dos CTT. Como tal, esperei pela entrega por poder estar um pouco mais demorada.
Para espanto meu, no dia 14 de Março recebo uma notificação do Paypal a notificar-me de um reembolso no total de 48€ do "IKEA Portugal Móveis e Decoração, Lda", de um total de 99€. Após este reembolso, nunca recebi nenhuma indicação do Ikea a dizer que emitiram um reembolso ou que cancelaram o envio dos items restantes. Recebi sim, no dia 16 de Maio uma email a indicar "A sua encomenda foi entregue", quando não foi, pois até emitiram um reembolso parcial da encomenda.

Desde o dia 14 de Maio, já tentei entrar em contacto por 3 vezes com o Apoio ao Cliente e nunca consegui ser atendido por um operador, mesmo estando mais de uma hora em espera na chamada. Já tentei utilizar a opção de ser contactado em 48h, mas após uns dias recebo uma SMS a dizer que, caso ainda esteja interessado no contacto, para usar o chat do site Ikea. Ao usar o chat, após falar com o bot e ficar em espera de um operador, aparece uma mensagem a indicar que o meu chat foi fechado.

Conclusão, neste momento parece-me sempre impossível de entrar em contacto com o Ikea pois nenhum dos canais de contacto oficiais funciona. O reembolso emitido de 48€, para os 7 artigos restantes, não contempla o reembolso dos portes de envio. Se a encomenda nunca foi enviada ou nem saiu dos CTT, não é da minha responsabilidade pagar esses portes. Solicito que façam o ajuste no reembolso correspondente ao valor de entrega CTT para os artigos que não enviaram.

Adicionalmente, a zona de cliente do site ikea.pt que está tudo OK com a minha encomenda, sem qualquer tipo de indicação sobre os reembolsos emitidos e dos artigos que foi cancelado o envio. Esta qualidade de serviço pós-venda para compras online é péssima e não estou de todo satisfeito.
Data de ocorrência: 21 de março 2021
20 de abril 2021
Ficou resolvida após ir presencialmente ao Apoio ao Cliente numa loja IKEA.
Rodrigo Neves avaliou a marca
20 de abril 2021

Gosto do tratamento do IKEA nas lojas físicas, mas a experiência e tratamento para com as compras online está muito aquém das expectativas do que seria de esperar para a marca.