Ikea Portugal - Móveis e Decoração, Lda
    Loures, Lisboa 2660-001

IKEA - Mau serviço de apoio ao cliente

Armando Silva apresentou a reclamação
13 de abril 2021
No passado dia 26 de Março, como tencionasse realizar uma compra online no website do IKEA, pelo valor de 249,87 €, tentei utilizar um cartão presente que me foi oferecido por aquela empresa, por ter efectuado, anteriormente, uma compra de valor superior a 170,00 €.
Como o dito cupão não me fosse aceite, entrei em contacto telefónico com o serviço de apoio ao cliente onde, após uma longa espera, fui informado que o o cartão presente não poderia ser aceite por estar fora de prazo. Como retorqui que o vale em causa tinha como data de validade 12/08/2021 (cf. Anexo), a funcionária solicitou que enviasse cópia daquele documento por email, para o serviço de apoio do IKEA –o que fiz- dizendo que eu iria ser contactado ainda nesse dia para regularização da situação.
Como nada tivesse acontecido, no dia seguinte pela manhã voltei a contactar, telefonicamente, o serviço de apoio ao cliente do IKEA, onde após nova e longa espera para ser atendido, fui informado que, de facto, me iria ser enviado um novo vale, provavelmente ainda na manhã desse dia.
Nada se passou uma vez mais, pelo que ao fim da tarde de 27/03/2021, voltei a telefonar para o serviço de apoio do IKEA, tendo o indivíduo que me atendeu e a quem descrevi, com detalhe, o sucedido, solicitado o meu número de contribuinte fiscal, findo o que me mandou aguardar. Após uma espera de mais de meia hora sem o indivíduo voltar à linha, este desligou-me pura e simplesmente a chamada. E nem sequer se tratou de uma anomalia técnica, pois se esta tivesse ocorrido, o individuo dispunha do meu contacto para me ligar de volta, dando-me a explicação que eu solicitei e pela qual aguardava.
Face à gravidade destes factos, aos quais não esperava ser sujeito por parte de uma empresa como o IKEA, reclamei, uma vez mais, por escrito, sobretudo pelo modo como estava a ser tratado pelo serviço de apoio ao cliente do IKEA, que nem me aceitavam um vale perfeitamente legal, nem me davam respostas e ainda por cima tinham tido um atendimento que considero negligente e impróprio por parte dum funcionário cujo grau profissionalismo me abstenho de atribuir.
Depois disto, recebi finalmente, em 02/04/2021 um email proveniente do serviço de apoio ao cliente do IKEA que, para meu enorme espanto, continha este texto, que não resisto a transcrever, indiciando que nem sequer tinham prestado atenção às minhas reclamações:

“Estimado Armando Ferrão,
Agradecemos desde já o seu contacto, bem como a preferência na nossa marca.
Referente à questão que nos coloca, informamos que o cartão presente pode ser descontado tanto em compras online, como telefonicamente.
Se pretender, poderá contactar-nos por essa via, através do número 21 989 99 45, para que os colegas possam ajudá-lo na sua compra.
Ana Castro
Apoio ao Cliente IKEA”
Face ao exposto, reclamo do IKEA a aceitação do cartão presente no valor de 10,00 € que anexo, com data de validade até 12/08/2021, deixando aos que tiverem a paciência de ler esta minha queixa, a interpretação pela qualidade pelo tratamento que mereci por parte desta empresa.
Data de ocorrência: 13 de abril 2021
11 de maio 2021
Exmos. Senhores,
Relativamente à reclamação em referência, informo que nesta data a empresa IKEA me enviou um simpático email, lamentando o ocorrido e remetendo um vale de 10,00 €, em tudo igual ao que não me  havia sido aceite, pelo que considero resolvida a situação por mim participada.
Muito obrigado e cumprimentos.
Armando Ferrão Silva
Armando Silva avaliou a marca
11 de maio 2021

A IKEA deverá rever o serviço de apoio ao cliente, promovendo a respectiva melhoria para não dar origem a dissabores idênticos a este e perfeitamente evitáveis para a prestigiosa marca.