Ikea Portugal - Móveis e Decoração, Lda
    Loures, Lisboa 2660-001

IKEA - Problemas graves com instalação de cozinha

Fernando Jorge Castanheira Gomes
Fernando Gomes apresentou a reclamação
13 de maio 2019 (editada a 19 de maio 2019)
No dia 17 de Março, adquiri uma cozinha no Ikea de Matosinhos, a montagem ficou agendada para o dia 27 de Março e desde esse dia tem sido miserável, desde o atendimento até ao escalar de problemas criados. O processo de montagem dos móveis foi deplorável por diversos factores ao ponto de já ter feito reclamação por escrito no Ikea no dia 08 de Abril (reclamação nº26283184), neste mesmo dia e após duas horas junto do apoio ao cliente o problema fica aparentemente solucionado, tenho agendamento para efetuar a verificação de medidas do balcão de pedra e para finalizar a montagem. A verificação de medidas foi efetuada e a montagem agendada, para dia 6 de Maio, após a instalação dos balcões de pedra sou levado a fazer nova reclamação por escrito junto do apoio ao cliente (Reclamação nº 26283225) pois a montagem deveria ter sido finalizada neste dia contudo on técnico que se deslocou ao local não tinha o material necessário para o fazer. Desta forma ficou agendada nova visita ao local para o dia 09 de Maio. Visto a minha casa ainda estar em fase final de construção, durante esta visita sou informado pelo Eng. Civil responsável que o Trabalho realizado pelo IKEA não permite a habitação obtenha a respetiva licença de habitabilidade por não ser possível efetuar vistoria à instalação de gás, isto deve-se ao facto de um tampão de gás existente na parede ter ficado tapado pelo painel de Silestone que adquiri e de os móveis não terem abertura para aceder ao cifão do gás existente no chão. se por um lado o problema do móvel seria de fácil solução e prontamente assumido pelo IKEA já o painel de parede não é bem assim. Após vários contactos com o apoio ao cliente da Loja de Matosinhos do IKEA, hoje obtive a resposta de que não é da responsabilidade do IKEA o facto de o tampão do gás não ter ficado acessível, pois a empresa Belgrani (contratada pelo IKEA para fazer e instalar a pedra), não assume essa responsabilidade.
Primeiro facto, eu contratei/paguei o serviço ao Ikea não a terceiros.
Segundo facto, eu paguei uma verificação de medidas onde deveria ter sido notado que a saliência na parede é um tampão de gás e que por lei deveria estar acessível, para a inspeção técnica do gás e posterior licenciamento, nada disto aconteceu, e o que me é dito é que eu é que deveria ter solicitado ao técnico a abertura da mesma forma que solicitei as tomadas. Terceiro facto, se o IKEA assume a questão ada abertura no móvel porque não quer assumir a questão do painel de pedra? Ora , eu como cliente não entendo nada de gás, de obras, de cozinhas etc. por isso é que contrato o serviço ao profissionais do IKEA, ou pelo menos fazem-se passar como tal, e a responsabilidade deste erro deles é minha??
Posto isto o IKEA está-me praticamente a atrasar a vida há cerca de dois meses, vendo-me assim impedido de estar a habitar a minha casa na data estipulada, pois a mesma não tem o licenciamento para habitar, devido aos motivos acima citados, agravando mais a situação, fico sem casa, eu a minha esposa, o meu filho de 3 anos e a minha filha de 2 meses no próximo dia 25 de Maio pois os compradores do apartamento onde me encontro têm de se mudar para lá. Tudo isto por responsabilidade de todos intervenientes.
Data de ocorrência: 13 de maio 2019
IKEA
8 de março 2023
Estimado cliente,

Obrigado, desde já, pela partilha da sua experiência com a IKEA.

Estamos ao dispor para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional.

Atenciosamente,

Serviço de apoio ao cliente

IKEA Portugal
Fernando Jorge Castanheira Gomes