Imovirtual
Imovirtual Marca Recomendada Marca do Mês
88.1
OLX Portugal SA
  • O nosso objectivo é proporcionar aos nossos utilizadores a forma mais rápida, cómoda e eficaz de comprar e vender imóveis.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

Imovirtual - Burla em arrendamento de um apartamento em lisboa

João Fernandes
João Fernandes apresentou a reclamação
5 de setembro 2020
No seguimento de eu ter colocado um anúncio do meu apartamento a alugar fui hackeado na Imovirtual. Alteraram o e-mail do anúncio e alteraram a morada ficando as fotos e descrição do anúncio com a morada falsa e o valor.
Após a conseguir recuperar o e-mail da plataforma apercebi me que o anúncio tinha sido adulterado.
Passado 2 dias recebi um e-mail do burlador com o e-mail: fernandoaugustosobreira@hotmail.com que diz o seguinte:
"
Oi novamente,

Sou engenheiro e estou trabalhando em plataforma de petróleo da Alemanha (Mittelplate) e eu comecei um novo contrato por 5 anos. Como você sabe o preço é muito baixo porque eu quero alguém para cuidar do meu apartamento.
Deixei as chaves e o contrato para um agente em Portugal. O processo de arrendamento será feito através do Airbnb (a maior agência imobiliária do mundo), porque eles vão garantir o seu dinheiro até você visitar o apartamento..

O primeiro passo é que eu preciso das seguintes informações:
- Nome completo:
- Endereço:
- Um número de telefone:
- Número do Whatsapp para comunicação mais rápida:
- Uma cópia do seu passaporte ou cartão de cidadão(também enviarei o meu para você)

IMPORTANTE! Se você não me enviar as informações, não posso iniciar o processo de arrendamento.

- O agente entrará em contato com você pelo whatsapp e enviará o link do Airbnb para fazer a reserva e o pagamento.
- Quando você vai fazer a reserva, pagará à Airbnb dois meses de avanço + 1 renda como caução (será reembolsado no final do contrato). O próximo pagamento será após esses 2 meses.
- Depois de efetuar o pagamento, o apartamento já está reservado para você!
* O dinheiro será bloqueado na conta do Airbnb até você assinar o contrato.

- Depois que a Airbnb confirmar seu reserva, você pode visitar o apartamento no mesmo dia.

- Se o apartamento for como eu o descrevi, você assinará o contrato e o Airbnb liberará o dinheiro para mim, caso contrário, eles reembolsará todo o seu dinheiro de volta em no mesmo dia.

MUITO IMPORTANTE! Você não poderá visitar o apartamento até que o Airbnb confirme sua reserva!!!

Gosto de ter as coisas muito claras e não tenho tempo para perder, também não quero perder seu tempo.
* O pagamento não vai obrigar você a arrendar-lo, é apenas uma garantia de que você está interessado/a em arrendar-lo!

Obrigada,
Fernando Augusto"

Ora esta pessoa está a usar o meu anúncio para obter os e-mails e os contatos destas pessoas para as burlar.
Penso que a Imovirtual deveria ter um serviço que faria como que informasse toda gente que viu ou enviou mensagem relativamente a este anúncio que se trata efetivamente de uma burla.
Data de ocorrência: 5 de setembro 2020
Imovirtual
7 de setembro 2020
Olá João,

Como indicado em contato prévio com a nossa equipa, o seu registo no portal Imovirtual foi alvo de Phishing.

O Phishing provêm do envio em massa de emails ou sms, por parte de Terceiros com intuito fraudulento, onde por exemplo se poderão fazer passar pelo Imovirtual ou indicando serem um particular que viu o seu anúncio noutro portal a preços baixos.
Estas mensagens normalmente indicam alguma promoção, ou situação urgente com o seu registo ou anúncio de forma a que quem receba estas mensagens clique imediatamente nos links fornecidos nas mesmas.

Ao clicar nestes links, existe um reencaminhamento para um site semelhante ao oficial, no entanto são sites falsos, construídos para que ao tentar iniciar sessão na sua conta, estará na verdade a partilhar os seus dados (email e password) com estas entidades fraudulentas, que ganham assim conhecimento das informações de acesso ao seu registo.

Ou seja, o acesso ao seu registo foi feito com introdução dos dados de Login, que foram previamente partilhados por si, ou outra pessoa com conhecimento dos mesmos, após acesso a um site fraudulento cujo link foi enviado pela entidade fraudulenta.

Esta ação torna-se impossível de prevenir visto que estes links são enviados diretamente aos anunciantes (por SMS ou Email) por formas externas ao Imovirtual e não nos é possível impedir o envio direto das mesmas.

Se não pretender oferecer uma resposta a interessados que viram o seu anúncio com as alterações fraudulentas, como solução alternativa, caso deseje, poderemos eliminar o seu registo atual, de forma a que possa criar uma nova conta com o seu email, onde a nossa equipa está disponível para ativar sem custos um novo anúncio para o imóvel que pretende anunciar.

Caso concorde deverá entrar em contato com a nossa equipa através do formulário de contato presente no nosso portal.

Juntos abrimos portas à mudança.
Obrigado