IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 88.9
2 IMT 88.4
3 IMPIC 75.9
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Carta de condução faltando categoria

fernando apresentou a reclamação
15 de julho 2019 (editada a 5 de agosto 2019)

No dia 01/02/19 dei entrada no processo da troca da minha carta Brasileira pela Portuguesa ,logo depois reclamei pela demora e enfim a carta chegou e eu a levantei no ultimo dia 11/02/19,mas para minha surpresa minha carta veio faltando categoria na guia que me deram tem todas as categorias que eu poderia conduzir mas a carta chegou e faltou as 4 categorias de pesados ,e agora quero saber como faço para trabalhar e sustentar minha familia pois sou motorists de pesados e quero muito saber o que faço agora para reparar este erro pois tenho todas as cartas a de motos carros auto carros etc menos, a de pesados se posso transportar vidas não tem lógica não poder carregar carga morta desde de já agradeço a total atenção fico no aguardo desta solução,

Data de ocorrência: 15 de julho 2019
16 de julho 2019
Exmo(a) fernando,

Agradecemos a sua exposição nr. 29963219 no dia 2019-07-16 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
22 de julho 2019

Em resposta somos a informar que na troca de carta estrangeira para portuguesa apenas são concedidas as categorias às quais os condutores realizaram exames.
De acordo com o Código da Estrada Português: “Na carta de condução portuguesa concedida por troca de título estrangeiro apenas são averbadas as categorias de veículos que tenham sido obtidas mediante exame de condução…” (nº3 do artigo 128º).

No caso das cartas de condução brasileiras, estes serviços contactam o DENATRAN que confirma as categorias às quais realizou exame, tendo no caso de V. Exa. informado que foram nas categorias A, B, D e E. A categoria C foi obtida por equivalência encontrando-se habilitado à sua condução no Brasil, mas não em Portugal.

Para mais esclarecimentos solicitamos que se dirija presencialmente aos nossos serviços.

Com os melhores cumprimentos
1 de agosto 2019
Boa noite intendo a situação em partes pois se o individuo tira a categoria c no BRASIL e vem para PORTUGAL e faz a troca vocês darão a ele a carta de pesado aqui em PORTUGAL sendo que o mesmo esta ciente que não a possui pois para conduzir pesado no BRASIL temos que ter a categoria D e pesados articulados a categoria E.Isso me faz muita confusão por que é uma coisa totalmente fora dos padrões normais,em fim se eu for ao BRASIL em fevereiro e fazer o exame da categoria C e trazer o comprovante do DENATRAN CIRETRAN E DETRAN apostilado consigo fazer a troca indo ao IMT ou não .
1 de agosto 2019
Qual o prazo que tenho para entrar com algum recurso sobre este assunto sei que apartir do momento que registrei minha reclamação aqui tenho um prazo para fazer minhas reclamações ou assim que eu tiver o exame Brasileiro em mãos posso solicitar a inclusão da categoria desde de já muito obrigado pela total atenção.
6 de agosto 2019
Bom Dia,

Somos a informar que para solicitar , a nova pretensão terá de se dirigir aos nossos balcões, para ser esclarecido presencialmente quanto á possibilidade de averbamento.

Com os melhores cumprimentos