IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 88.9
2 IMT 88.4
3 IMPIC 75.9
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Engano na conclusão da carta de condução

Flavia
Flavia apresentou a reclamação
7 de fevereiro 2023
Em março de 2022 foi dado entrada ao processo de troca de carta de condução brasileira para portuguesa, em maio de 2022 fui ao IMT - Marvila, para a entrega da CNH e o pagamento, a categoria para troca da carta era apenas a “A”, na altura a senhora que me atendeu, disse que se eu quisesse a categoria “A”, eu teria que me submeter a exames práticos, e que eu sairia de lá com uma via para poder pilotar apenas motociclos de categorias A1 e A2, aceitei e disse que eu queria fazer os exames, pois realmente precisava da carta “A”, diante disso, ela disse que o IMT entraria em contato via email para fazer o pagamento dos exames, mas nunca obtive resposta do IMT. Em agosto de 2022 a lei foi mudada, já não era mais preciso se submeter a nenhum exame para obter a categoria “A”, continuei aguardando o contato do IMT, em dezembro de 2022 recebi um email dizendo que minha carta de condução havia sido concluída, sem a conclusão do meu processo, sem eu ter feito os exames, no início de janeiro de 2023 minha carta chegou apenas com a categoria A1 e A2, sendo que eu deixei claro que precisava da categoria “A”. No dia 3 de janeiro de 2023 fui a loja de cidadão Saldanha para tentar resolver o meu problema, fui atendida por um senhor extremamente mal educado que não me deixou explicar a situação, disse que eu não teria direito a categoria “A”, porque a lei na época era outra, diante disso, ele me deu uma folha e disse para eu escrever o que queria que fosse feito, e que o IMT entraria em contato, mas sei que isso não irá acontecer, o IMT nunca entra em contato, tanto que emitiu a carta sem a conclusão do pedido. Contudo, peço que resolvam o meu problema, eu realmente preciso da categoria “A”. Desde já agradeço.
Data de ocorrência: 7 de fevereiro 2023
7 de fevereiro 2023
Exmo(a) Flavia,

Agradecemos a sua exposição nr. 88354823 no dia 2023-02-07 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
11 de fevereiro 2023
Exma. Sra.

Tendo apresentado requerimento a solicitar a categoria A, deverá aguardar pela pronúncia do serviço.

Assim que possível será notificada da reposta, por escrito.

Flavia
Flavia avaliou a marca
16 de março 2023

Hoje recebi minha carta com todas as categorias, fiquei extremamente feliz, já havia desistido, mas hoje para minha surpresa chegou, muito obrigada por resolverem meu problema!