IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 88.9
2 IMT 88.4
3 IMPIC 75.9
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Homologação de veículo

Manuel apresentou a reclamação
9 de agosto 2018 (editada a 11 de setembro 2018)
No dia 17 de Janeiro de 2018, entreguei documentos para legalização de veículo de matricula estrangeira.
20 de fevereiro recebi carta do IMT onde dizia que me devia dirigir ao representante da marca para fazer certificação após verificação "in loco" do número completo gravado no motor que equipa actualmente o veiculo.
4 dias após recepção da carta dirigi—me novamente ao IMT (tirei senha I) com o devido documento passado pela marca.a sra não quis aceitar dizendo " A marca não escreveu" esteve in loco",-mas sim esteve presente, por isso não é valido para o imt "De nada adianta reclamar, pois a sra virou as costas, dizendo que tinha que ir novamente á marca pedir o documento escrito "in loco". 4 dias depois novamente no IMT com as palavras "in loco" apostas pelo representante.
23 de abril nova carta do IMT:
Solicitar a emissão e colocação da chapa de características do veículo, e entregar nestes serviços, bem como fotografia da chapa autenticada pelo representante da marca do veículo. Então quando viram que faltava o número do motor, não viram o número da chapa das características do veículo? junto dos documentos entregues , estava uma foto das referida chapa. Ainda antes do fim de Abril entreguei este documento pedido.Na primeira semana de Maio dirigi—me ao IMT, perguntando como,estava a situação, e isto todas as semanas até 24 de julho que após alguma insistência, a sra da letra I , telefonou para um número perguntando sobre o processo de onde disseram que o processo estava parado porque eu não paguei "os 50 euros", correcto, não paguei porque na entrega do documento não,me foi permitido pagar, e conforme está escrito: " Mais se informa que após lhe ser indicada a matrícula, terá que efectuar o pagamento da taxa correspondente ao averbamento de chapa do construtor no valor 50€". Então em que ficamos? Cada funcionário diz o que quer? Paguei então tal valor. No próximo dia 17 de Agosto faz 8 meses que o processo de legalização está em curso. Dizem que vou pagar multa na alfândega devido ao tempo de demora. Quem é o responsável por tal demora? Sou eu? Tal demora não se deve ao enorme afluxo de processos, pois se entregarmos a documentação através de uma agência é relativamente rápido. Eu como tratei pessoalmente porque tenho que esperar quatro ou cinco vezes mais ? Se o processo é o mesmo? Sinto—me ofendido e maltratado por uma entidade que devia tratar os cidadãos com respeito, tudo isto tem afectado a minha vida , além da demora, os dias perdidos ,o desgaste, tanto físico como psicólogo. Já fiz mais de 1500 kms residência/IMT. Se necessário tenho cópias de todos documentos entregues. Antes de partir para instâncias superiores, decidi em primeiro fazer reclamação por esta via.
Data de ocorrência: 9 de agosto 2018
9 de agosto 2018
Exmo(a) Manuel,

Agradecemos a sua exposição nr. 21005818 no dia 2018-08-09 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
17 de setembro 2018
Bom Dia,

Mediante o pedido de esclarecimento solicitamos que se dirija ao nosso balcão a fim de levantar o Modelo 9 com a indicação da homologação.

19 de setembro 2018
Depois de ter recebido resposta á minha reclamação, dirigi-me aos balcões do IMT (senha letra i )conforme indicação, pedido o modelo 9 com respectiva homologação, ao qual a sra funcionária disse que não se encontra pronto o respectivo documento, de lembrar que a documentação foi entregue em 17 de janeiro. Que mais poderei fazer para reaver os documentos?
20 de setembro 2018
Bom Dia,

Face ao exposto, solicitamos o envio de cópia do processo, para nos ser possível agilizar o processo.

Obrigado

20 de setembro 2018
Muito bom dia,

Exmos srs, o envio da cópia de processo poderá ser enviado para qual contacto ? Tenho um email escrito com a situação em curso, para enviar a sr eng. Osvaldo Ribeiro da secção de veículos , mas o email não segue, deve estar mal escrito, como fazer? Obrigado
21 de setembro 2018
Bom Dia,

Pode anexar aqui o ficheiro.

Obrigado

21 de setembro 2018
Hoje, dia 21-09 da parte da manhã, recebi uma chamada telefónica para me dirigir ao IMT, balcão letra i para levantar a respectiva homologação. Está resolvido, então.
24 de setembro 2018
Bom Dia,

Gratos por termos sido úteis na agilização do seu pedido.

Manuel avaliou a marca
5 de outubro 2018

A documentação relativa a esta reclamação, entreguei em 17 de Janeiro de 2018, até há data da resposta a esta reclamação, no IMT ( provavelmente sem conhecimento dos órgãos superiores ) fui " castigado " durante estes meses todos, com pedidos de novos documentos por razões ridículas, como por exemplo : onde o fabricante da viatura escreveu, esteve presente nas nossas instalações, a sra que me atendeu no IMT ( senha I veículos sra Paula Teixeira ) , muito mal educada, repito, muito mal educada . Não quis aceitar tal documento, simplesmente porque não dizia " in loco " . Chegou a atirar documentos ao chão. Muito mais haveria por escrever, pelo modo como somos ( utentes ) tratados por aquela sra, que não deveria estar em atendimento ao publico e que em nada dignifica os outros funcionários, muitos deles extremamente atenciosos.