IMT
IMT Marca Recomendada
Marca Recomendada
Performance da Marca
88.4
/100
Óptimo
Óptimo
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
100%
Taxa de Solução
89,8%
Média das Avaliações
56,4%
Taxa de Retenção de Clientes
68,1%
Prémios e distinções
Marca Recomendada
Ranking na categoria
Institutos Públicos
1 IEFP 88.9
2 IMT 88.4
3 IMPIC 75.9
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.
  • O IMT, I.P. é um organismo central com jurisdição sobre todo o território nacional, tem sede em Lisboa e dispõe, como serviços desconcentrados, das Direções Regionais de Mobilidade e Transportes do Norte, do Centro, de Lisboa e Vale do Tejo, do Alentejo e do Algarve.

  • 210488488
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Revalidação da carta de condução

Resolvida
10/10
Marçal Ludovico Lopes Simas
Marçal Simas apresentou a reclamação
27 de abril 2018

Caros senhores eu possuo carta de condução Portuguesa que devo revalidar até 22/07/2018 data em que faço aniversário resido no Brasil mas possuo morada fiscal em Portugal pois é lá que pago meus impostos (morada fiscal rua 1º de Maio nº 29A 7400-528 Vale de Açôr) como devo fazer para renovar a minha carta de condução, solicito uma informação, obrigado.

Data de ocorrência: 27 de abril 2018
IMT
27 de abril 2018
Exmo(a) Marçal Ludovico Lopes Simas,

Agradecemos a sua exposição nr. 18472818 no dia 2018-04-27 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
IMT
30 de abril 2018
Bom dia,

Mediante o pedido de informação, cabe-me informar que para poder proceder à renovação da carta de condução terá de proceder da seguinte forma;
1. Exibição do original da carta de condução;
2. Exibição do original do documento de identificação com residência habitual em território nacional;
3. Exibição do Número de Identificação Fiscal;
4. Atestado Médico Eletrónico, emitido por qualquer médico no exercício da sua profissão, para:
a) Condutores do Grupo 1: veículos das categorias AM, A1, A2, A, B1, B, BE, e veículos agrícolas das categorias I, II e III, com idade igual ou superior a 60 anos;
b) Condutores do Grupo 2: veículos das categorias C1, C1E, C, CE, D1, D1E, D e DE, bem como das categorias B, BE que exerçam a condução de ambulâncias, veículos de bombeiros, de transporte de doentes, transporte escolar, transporte coletivo de crianças e de automóveis ligeiros de passageiros de aluguer, em todos os períodos de revalidação.
Nota: Os atestados médicos emitidos em papel antes de 15 de maio de 2017 são entregues pelos condutores aquando do pedido de revalidação. Os atestados médicos emitidos após 15 de maio de 2017 passam a ser emitidos eletronicamente pela Direção Geral de Saúde (DGS) e transmitidos automaticamente ao IMT, deixando de ser apresentado pelos condutores. Em ambos os casos têm 6 meses de validade.
5. Certificado de avaliação psicológica, emitido por qualquer psicólogo no exercício da sua profissão, para condutores do Grupo 2 com idade igual ou superior a 50 anos.
Procedimentos
· Quando a revalidação é efetuada nos locais de atendimento ao público, procede-se à recolha dos dados biométricos do condutor (assinatura por PAD digital e fotografia por Webcam) ou dados biométricos do cartão de cidadão.
· O Relatório de Avaliação Física e Mental é preenchido quando se requer o Atestado Médico, pelo requerente e pelo médico, que ficará na posse do Relatório que não é exibido nem entregue no balcão de atendimento. O Atestado Médico é automaticamente transmitido ao IMT por via eletrónica, pela DGS.
· O Relatório de Avaliação Psicológica é preenchido quando se requer o certificado de avaliação psicológica, pelo requerente e pelo psicólogo, que ficará na posse do Relatório que não é exibido nem entregue no balcão de atendimento. O Certificado de Avaliação Psicológica é exibido no balcão de atendimento pelo requerente, que ficará obrigatoriamente na posse do mesmo durante 2 anos.
· A nova carta de condução é remetida por correio registado, para a morada, em território nacional, indicada pelo condutor aquando do registo do pedido de revalidação.
· Caso esta carta se destine a substituir uma outra, cujo prazo de validade ainda não tenha terminado, alerta-se que a carta anterior se encontra revogada, pelo que se recomenda que proceda à respetiva destruição.
Taxas
· 15,00€ para condutores de idade igual ou superior a 70 anos;
· 30,00€ para os restantes condutores.

Nota: Uma vez residente fora de território nacional ,todo este processo terá de ser presencial, pois o consulado não tem meios operacionais na passagem do atestado médico.

Toda esta informação encontra-se disponível no nosso site www.imt-ip.pt.

Com os melhores Cumprimentos
Marçal Ludovico Lopes Simas
Marçal Simas avaliou a marca
14 de outubro 2018

Fui muito bem atendido.

Esta reclamação foi considerada resolvida pela marca, e aceite pelo utilizador
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.