IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 88.9
2 IMT 88.4
3 IMPIC 75.9
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Troca da carta de condução brasileira pela portuguesa

Ricardo Klein apresentou a reclamação
21 de setembro 2019
Prezados, Gostaria de deixar aqui minha reclamação com relação ao prazo de entrega da carta de condução por parte do IMT.
Fiz o solicitação em 15/04/2019 (troca da carta Brasileira pela Portuguesa), e até hoje dia 21/09/2019 não recebi a mesma. Entrei em contato com o IMT (Fui bem atendido, não posso ser injusto) porém fui informado que o processo ainda esta aguardando tratamento, tenho a folha com a validade em 15/10/2019, porém esse documento é somente valido em território Português, dessa forma não consigo alugar carros ou dirigir em outros países da UE, pois minha carta de condução brasileira ficou retida no IMT, mesmo com o PID (Permissão Internacional de Direção) em mãos ele não é válido pois deve estar acompanhado da carteira original.
Gostaria de uma resposta do IMT, e a gentileza de agilizar esse processo, pois trabalho em viagens internacionais e fico incapacitado de dirigir por conta do atraso de vocês.
Data de ocorrência: 21 de setembro 2019
21 de setembro 2019
Exmo(a) Ricardo Klein,

Agradecemos a sua exposição nr. 31988119 no dia 2019-09-21 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
23 de setembro 2019
Bom Dia,

Somos a informar que foi reencaminhado aos serviços centrais.

Actualizaremos a informação oportunamente.

Com os melhores cumprimentos
23 de setembro 2019
Prezados, peço uma resposta o quanto antes, pois necessito desse documento para condução em outros países da União Européia a trabalho.
24 de setembro 2019
Bom Dia,

Após contacto com os serviços recetores, somos a informar;

O processo, que deu entrada no passado dia 15 de Abril de 2019, encontra-se em análise técnica, aguardando a resposta da consulta feita à Entidade Congénere do Brasil, acerca da confirmação da autenticidade, das categorias para que está habilitado e da data dos respetivos exames;
Os processos são tramitados pela ordem de entrada dos pedidos no serviço, sendo que o tempo de resposta depende de maior ou menor afluência de processos motivo pelo qual não nos é possível indicar uma data de previsão para conclusão do mesmo.

24 de setembro 2019
Se vocês ficam aguardando uma resposta acerca da autenticidade do documento, porque nos é solicitada a
"Declaração emitida pelo serviço emissor ou autoridade diplomática ou consular, comprovativa da autenticidade do título de condução, da data de emissão e respetiva validade, das categorias de veículos a que está habilitado, com as respetivas datas e restrições e ainda que o título de condução foi obtido mediante aprovação em exame de condução;"
Esse documento já foi entregue no ato da solicitação junto ao atestado médico e os outros documentos exigidos pelo governo Português. O problema é que não há aviso acerca dessa informação por parte de vocês, o que nos deixa de mãos atadas sem um documento legal para direção em outro país tanto do espaço schengen quanto em qualquer outro ao redor do mundo.
7 de outubro 2019
Bom Dia,

Somos a informar que a carta se encontra emitida pelos nossos serviços, tendo como previsão de entrega via CTT, na morada indicada a partir de 14-10-2019.

Apresentamos as nossas desculpas pelo tempo de mora e transtorno causado.

Com os melhores cumprimentos