Instituto Nacional de Emergência Médica

Cristina Hermenegildo
Cristina Hermenegildo apresentou a reclamação
29 de outubro 2014

Ex mos senhores,

Venho pela presente reclamar do atendimento telefónico que me foi prestado pelo INEM através do serviço de emergência 112.

No dia 30 de agosto pelas 16:20 liguei para o 112 a solicitar assistência médica para um ferido de um acidente de mota, foi-me questionado o local do acidente que referi ser na nacional 120 ao quilómetro 111 perguntaram a localização respondi que vinha do Algarve para Lisboa. Informaram-me que iriam enviar a autoridade e ambulância e que me iriam passar a chamada para que eu pudesse dar os elementos referentes ao estado do ferido.

A partir desse momento a chamada tornou-se surreal a senhora que falava comigo questionava-me onde me encontrava, eu respondia que estava na nacional 120 ao quilómetro 111
a Operadora dizia, “tem que me dizer ao certo onde está”
eu “nacional 120 ao quilómetro 111”
Operadora: “tem que me dar a localização exacta”
Eu: “quer mais exacto que isto? Já disse estou na nacional 120 ao quilómetro 111”
Operadora: preciso saber a localidade
Eu: Não sei a localidade estou de passagem
Operadora: mas tem que me dizer, porque preciso saber se a ambulância mais perto é de Odemira ou de São Teotónio, preciso de saber já passou por…

Começou a dizer nome de terras, sei que referi já ter passado São Teotónio o a indicação de virar para o Cabo Sardão, que já tinha passado por Maria Vinagre outras não me lembrava, acabei por dizer que estava um ferido a aguardar assistência e mais uma vez que estava na nacional 120 ao quilómetro 111…

A Operadora disse que ia mandar a ambulância e para manter o telemóvel disponível caso a autoridade precisa-se de qualquer esclarecimento.

Às 16:35 minutos a GNR de São Teotónio ligou-me para esclarecer a localização que lhe tinha sido dada de acordo com o que lhes foi transmitido o acidente ocorreu no Cabo Sardão ao quilometro 111, depois de ter dito tantas e tantas vezes que estava na nacional 120 ao quilometro 111 como é que a Operadora passa a indicação que estava no cabo sardão?

Estes fatos podem facilmente ser comprovados através das gravações porque sei que as chamadas são gravadas, o tempo de espera pode fazer a diferença entre a vida e a morte de quem necessita de socorro. Quem está no atendimento telefónico tem que saber que não existe localização mais exacta do que lhe foi dada.

Cristina Nogueira Hermenegildo

Data de ocorrência: 29 de outubro 2014
INEM
13 de abril 2015
Exma Sra. D. Cristina Hermenegildo,

Informamos que a resposta foi enviada a V. Exa., via mail, no passado dia 17 de novembro de 2014.

Para qualquer esclarecimento.

Com os melhores cumprimentos