Instituto Nacional de Emergência Médica
  • Rua Almirante Barroso, 36
  • inem@inem.pt

INEM - Transporte de doente

Natália Passeira apresentou a reclamação
28 de julho 2020 (editada a 6 de janeiro 2021)
Eu, Natália, (filha de Joaquim) venho pelo presente expor e solicitar o seguinte:
Em sequência de doença aguda sentida pelo meu pai, no dia 27/6/2020, (febre, dificuldade respiratória, entre outros), de 86 anos de idade, contactei o SNS 24, que me aconselhou a contactar com o 112, por suspeita de Covid19, tendo-o feito de imediato;
Pelo 112 fui aconselhada a entrar em contacto com os bombeiros da área de residência do meu pai, por acharem que não havia razão emergente para uma deslocação por parte do INEM;
Qual não foi o meu espanto dada a situação atual em que nos encontrávamos e ainda nos encontramos com a Covid 19, doença que implica risco para a saúde pública, mas mesmo assim e dada a situação em que o meu pai se encontrava e por não existirem condições em transportá-lo em transporte particular não vi outro remédio se não chamar os Bombeiros Voluntários;
A equipa de bombeiros que acedeu à residência do meu pai chegou com todo o equipamento e materiais previstos no Programa de Prevenção e Controlo de Infeção da doença, tendo sido transportado para a área de triagem de doença de Covid19 do Hospital de S. João, ali foram feitos vários exames incluindo o da Covid19;
Agora a 23 de julho foi pelo meu pai rececionado um ofício enviado pela Associação de Bombeiros Voluntários a comunicar-lhe uma liquidação na importância de 60,00 €, (que a ter que pagar deverá ser apenas 50% desse valor por ser sócio dessa Associação) relativo ao transporte efetuado do seu domicílio para o Hospital de S. João, referente ao episódio acima descrito;
Face ao exposto solicito esclarecimento quanto à obrigatoriedade deste pagamento dado que entendo que em todas as fases (mesmo uma suspeita por Covid19) o transporte de doentes deve ser assegurado pelo INEM ou pelos seus parceiros de forma a impedir o estabelecimento de cadeias de transmissão e reduzir o risco de transmissão e de propagação do vírus;
Desde já agradeço a melhor atenção para o assunto pelo que fico a aguardar esclarecimento.
Natália
Data de ocorrência: 28 de julho 2020
17 de dezembro 2020
Comunico que até ao momento a reclamação por mim efetuada não obteve qualquer resposta por parte da Entidade responsável (INEM)
9 de fevereiro 2021
Ainda aguardo resposta!