Instituto Português de Oncologia do Porto

IPO Porto - Relatório médico para obtenção de atestado multiusos

Jorge Garcia
Jorge Garcia apresentou a reclamação
19 de dezembro 2023
Quando todo os anos no princípio de Novembro damos conta de mais um peditório da Liga Portuguesa Contra o Cancro somos impulsionados a contribuir para essa causa porque a palavra «cancro» é das mais duras palavras que ouvimos e das mais violentas quando somos confrontados com ela pessoalmente.
Por respeito aos que tiveram, têm ou que poderão vir a lutar contra essa doença temos um grande respeito pelas instituições que se dedicam ao combate e cura, falo concretamente pelo IPO do Porto e o de Lisboa.
Em 2019 a minha mãe que tem atualmente 90 anos, foi diagnosticada com um tumor mamário de significativo tamanho e começou a ser seguida no IPO do Porto.
Na primeira consulta de grupo o veredito seria retirar as duas mamas. Foi um choque para a minha mãe e para os três filhos.
Seguiu-se o acompanhamento por uma médica que há medida que se iam fazendo exames, passou para retirar apenas uma mama ou numa fase fazer apenas a extração do tumor. Numa das consultas seria para marcar a intervenção. Nessa consulta a minha mãe além da companhia da minha irmã também estive presente. Perante a questão da médica assistente para a marcação rápida da intervenção cirúrgica eu e minha irmã não demos a anuência para essa intervenção porque a nossa mãe estava a passar por uma fase de luto muito recente pela morte do nosso pai pelo que achamos que não era o momento mais oportuno. A médica assistente não estava muito de acordo dizendo que as doenças cancerígenas são de rápida evolução e teríamos que avançar. Mantivemos a nossa decisão e a intervenção ficou adiada.
A equipa médica decidiu-se pelo tratamento por hormonoterapia. Ao fim de uns mesas o tumor regredia em tamanho e desde há uns dois anos desapareceu.
Ficamos muito aliviados pela regressão da doença e pelo seu tratamento apenas através de medicação e sobretudo porque um acaso na vida da minha mãe, ela mantém os seios e está aparentemente curada sem qualquer intervenção.
Mas não é esta história que contei que me fez apresentar esta queixa. O que quero aqui relevar é a pressa em operar, sem se tentarem outros métodos menos dolorosos para a vida das pessoas. Sei que o caso da minha mãe com uma idade avançada não permite uma evolução rápida da doença mas nunca foi essa a ideia da equipa médica e sobretudo o veredito da primeira consulta de grupo de retirar os dois seios. Hoje a minha mãe recorda esse episódio como uma coisa má que lhe aconteceu.
Mas a pouca sorte, chamemos-lhe assim, continua porque pedidos um relatório médico tendo em vista o atestado multiusos que foi pedido em Maio de 2023 e soube há pouco tempo que o pedido ainda estava na secretaria do IPO e que só em finais de Novembro perante a minha insistência foi remetido para uma médica para elaborar esse relatório. Passaram-se sete meses e quantos mais irão passar até a minha mãe obter finalmente o atestado que lhe permite uma série de benefícios?
A pressa do IPO não é a mesma pressa da minha mãe. O IPO tem pressa para cometer erros mas não tem pressa para cumprir prazos com vista a melhorar a vida pessoal das pessoas.
Data de ocorrência: 19 de dezembro 2023
Jorge Garcia
Jorge Garcia avaliou a marca
8 de fevereiro 2024

O IPO é uma Instituição de um valor vital para a nossa sociedade, como todos sabemos, mas com um grau de cumprimento burocratico muito baixo, logo muito mau. Estivemos quase um ano à espera de um relatório para que a minha mãe, actualmente com 90 anos , possa usufruir do Atestado Multiusos com os beneficios previstos na lei. Só espero que ela consiga ainda beneficiar desta esmola, porque depois do relatório do IPO ainda falta mais um passo burocratico com o Delegado de Saúde. Se calhar mais um ano è espera...