Instituto Português de Oncologia do Porto

IPO Porto - Reparação ar condicionado

Márcia Andreia Gomes Pinto
Márcia Pinto apresentou a reclamação
15 de setembro 2023
Na qualidade de acompanhante de um doente oncológico verifiquei aquando da nossa deslocação à secção da recolha de sangue (para análises) da inexistência de AR CONDICIONADO de forma a permitir o arejamento da sala de espera;
Sendo a mesma quase toda ela envidraçada, tendo as portas que dão para o exterior fechadas (segundo me foi referido por questões de segurança), tornando-se o ar quase que irrespirável atendendo ao número elevado de pessoas em espera e ainda ao facto de ser um dia de verão, com temperaturas muito elevadas.
Razão pela qual foi questionada tal situação junto da equipa de enfermagem/assistentes no local, tendo os mesmo informado que já por inúmeras vezes foi alertada o órgão competente para efetuarem a REPARAÇÃO DO SIMPLES AR CONDICIONADO, não tendo logrado até à presente data essa mesma reparação.
Houveram doentes que nesse dia desmaiaram e/ou se sentiram mal.
Entendo que num hospital de renome como é o IPO do PORTO, faça qualquer sentido, ou sequer se justifique a situação supra descrita.
Recorde-se o que parece ter sido olvidado, de que estamos perante DOENTES ONCOLÓGICOS, já por si só pessoas com grande debilidade quer física como ainda psicológica, pelo que a serem sujeito àquelas condições extravasa, a meu ver, a dignidade que tanto merecem!
Agradeço que façam jus ao V. "slogan" que se encontra logo à entrada do Hospital "IPOPORTO 49 ANOS DE PESSOAS PARA PESSOAS"...
Data de ocorrência: 15 de setembro 2023
Márcia Pinto
29 de setembro 2023
O tempo de espera no que à resposta à reclamação diz respeito, apenas revela que contra factos não há argumentos!
Márcia Pinto
30 de outubro 2023
aguarda-se resposta da entidade em causa.
IPO Porto
11 de janeiro 2024
A exposição que nos remeteu mereceu da nossa parte o maior cuidado e preocupação. No seguimento da mesma procedemos a uma atenta análise dos factos expostos, na tentativa de melhorar a qualidade dos serviços de assistência prestada pela nossa Instituição, especialmente no que diz respeito à humanização. Pretendemos, deste modo, aumentar uma perceção de apoio mais efetiva por parte dos doentes e seus familiares.
Em relação à situação descrita, informamos que estamos já a trabalhar no sentido de melhorar a eficiência energética do edifício em causa, o que irá minimizar o impacto das condições climáticas. E numa segunda fase, iremos implementar a climatização de todos os pisos de internamento da Instituição. Infelizmente, os recursos do SNS são limitados e nem sempre se conseguem implementar as melhorias necessárias e urgentes com a prontidão desejada.
Asseguramos que todos os esforços estão a ser feitos para que a prestação de cuidados de saúde seja efetuada sempre centrada no doente, procurando garantir elevados níveis de qualidade, humanismo e eficiência.
Registamos e agradecemos os seus contributos, importantes na constante procura da excelência na prestação de cuidados e, lamentamos o transtorno que esta situação possa ter causado.

IPO do Porto
Márcia Andreia Gomes Pinto
Márcia Pinto avaliou a marca
25 de dezembro 2023

Não será propriamente uma questão de "recomendar" a "marca" mas sim da necessidade de recorrer à mesma. Apela-se apenas mais humanidade no tratamento e das condições de acolhimentos a quem desta instituição tem forçosamente que recorrer.