Instituto Português de Oncologia do Porto

IPO Porto - Violência verbal em internamento multidisciplinar

Marcele Ferreira
Marcele Ferreira apresentou a reclamação
17 de novembro 2023
Venho por este meio expôr a falta de cuidado do IPO Porto enquanto paciente oncológica no internamento multidisciplinar do 10º piso. O enfermeiro António que foi-me alocado na manhã de hoje 17/11/2023 iniciou o seu cuidado com arrogância e descuido, dando-me uma lição de horários de medicação quando me foi levar uma medicação que alertei que já tomo há 1 ano, e estando eu ativamente doente e com sintomas acentuados, mesmo assim o mesmo continuo na sua palestra monológica, indicando que tenho de tomar a medicação X 20m antes do pequeno-almoço e a medicação y depois do pequeno-almoço.
Passando umas horas, o pequeno-almoço chegou atrasado, e enquanto estava a terminar veio consultar-me ao quarto a médica que está a acompanhar o meu caso, tendo eu esquecido de tomar a medicação Y. Quase de seguida, às 10h45, entrou o enfermeiro António de novo no quarto, e estava eu ainda a recuperar de noticías menos boas da minha médica e visivelmente stressada, vendo que ainda não tinha tomado a medicação o enfermeiro inicia um raspanete que nem um militar faria, aos berros e no limite do insulto, mesmo após eu indicar que ia tomar a medicação o mesmo continuou aos gritos, levando-me a lágrimas e a pedir que o mesmo se retire do meu espaço.
O mesmo enfermeiro quando atendendo a outra paciente que se encontra no mesmo quarto que eu, faz o atendimento simpático, empático e atencioso que todo o restante staff sempre me proporcionou e tanto preciso nesta altura difícil, portanto posso apenas deduzir que o meu sotaque português do Brasil e tom de pele e traços indígenas tenham influência no discernimento do enfermeiro António.
Chamei a enfermeira chefe e solicitei que o enfermeiro não voltasse a interagir comigo enquanto estivesse em internamento. Não me foi providenciado o nome completo do enfermeiro, mas não me sinto segura neste momento, pois a medicação que tomo habitualmente deixou de me ser administrada já no horário rotineiro, e creio estar a ser vítima de represálias por ter pedido para falar com a superior do enfermeiro em questão.
Data de ocorrência: 17 de novembro 2023