43.3

KIA - Garantia kia? péssimo serviço - mentira que não existe garantia

André Melrinho
André Melrinho apresentou a reclamação
14 de março 2024
Aquiri em Dezembro de 2022 um Kia Rio 1.0 TGDI, de 04/2021, com 41192 kms, com o selo Kia Aprovado, no concessionário Santogal. Foi apresentado com teria extensa garantia da marca de 7 anos.

Antes de comprar o carro perguntei no concessionário Santogal se poderia mudar o carro para um sistema GPL, ao qual obti resposta que podia desde que fosse feita por um instalador certificado.
Mudei o meu carro para um sistema a GPL num instalador certificado e registado no livreto do carro, com inspeção B efetuada e aprovada.

Tendo o carro à cerca de 1 ano e 3 meses, o mesmo já teve que se deslocar 3 vezes à oficina por falhas, sendo que uma delas levou um kit de embrearem novo.
Após nova visita à oficina no dia 12/03 por erro na bobine do 2 cilindro, a kia quer fugir à responsabilidade de garantia, dizendo que o que provocou o desgaste da mesma foi o sistema GPL.
Estou a assimir o custo da mudança da bobine, mesmo sabendo que um sistema de GPL com menos de 10.000km não provoca desgaste na bobine.
Alem do custo de uma bobinne nova a concessionário Santogal não quer dar garantia da mesma afirmando que as velas colocadas no carro não são as indicadas para o meu carro.
Pergunto como posso ter umas velas colocadas no carro que não são as indicadas quando a marca BOSCH afirma o contrario? Quem deu a indicação à BOSCH que aquelas velas são indicadas para o meu carro só pode ter sido a KIA. E porque razão não dá a mesma indicação à Santogal?
A Santogal quer cobrar a mudança de umas velas a um carro 150€, o que me leva a crer que indicar que as velas não são compatíveis com o carro é so por uma questão de querer "comer mais dinheiro ao cliente".
É uma vergonha a maneira como estão a tratar um cliente que comprou um carro com selo Kia Aprovado cheio de problemas e não os querendo assumir.
Quem assume a responsabilidade da venda de um veiculo cheio de problemas? A kia ou Santogal? Quem faz as verificações do veículos?
Envio em anexo a foto que comprova que as velas colocadas no meu carro são compatíveis com o mesmo.
Quando se quer fugir à responsabilidade inventa-se todas as desculpas possíveis, pois as velas nem é um artigo que esteja abrangido pela garantia, por esse motivo posso colocar qualquer marca, mas a bobine está e essa têm que assumir.
Data de ocorrência: 14 de março 2024
KIA
15 de março 2024
Exmo. Sr. André Melrinho

Acusamos a receção da sua exposição, agradecendo desde já o tempo dispensado na partilha do seu caso connosco.

Para podermos dar seguimento ao processo, agradecemos que contacte diretamente o nosso departamento de Apoio ao Cliente, através do endereço de e-mail apoio.cliente@kia.pt.

Desta forma, poderá detalhar o assunto em apreço indicando-nos a matricula e o concessionário interveniente.

Kia Portugal
André Melrinho
André Melrinho avaliou a marca
19 de março 2024

Não volto a comprar carros KIA, carros cheios de problemas que depois não querem resolver com desculpas.