43.1
MCK Motors, Lda

KIA - Má vontade (não comprem?) da kia portugal

Vasco Fernandes apresentou a reclamação
Bom dia

Em 10/01/2022, começo a pensar em solicitar autorização para alteração de medidas de pneumáticos para 215/80 R15 numa viatura Kia Sportage de 1996, pelo que entro em contacto com o representante Kia da Figueira da Foz.

Transcrevo:

"Boa tarde Sr. Vasco Fernandes,

Abaixo segue a resposta que obtive do importador da KIA.

Essa medida especificamente, não é possível.

As medidas alternativas possíveis são:

SPORTAGE JA

225/70R16

235/60R16

255/55R16

275/55R16

Caso o cliente pretenda uma declaração para uma desta medidas, deverá contatar a empresa que colabora com a Kia ao nível das homologações.

TDS, Engenharia e Gestão Automóvel Lda
Rua Julieta Ferrão, 12 - 14º Piso
Serviços de Homologações:
Telefone: +351 217 993 522
Telemóvel: +351 918 835 434
Geral: geral@tdsauto.pt

Depois deverá proceder ao respectivo averbamento junto do IMT.

Quando contactar a TDS convém procurar o valor que cobram pela emissão da declaração.""

Mal saberia eu a Odisseia que iria estar a começar.

Ao contactar a empresa TDS, começam as contradições, sendo que, as medidas apresentadas já diferem do que anteriormente o representante tinha apurado com o importador.

"

Antes de mais agradecemos o seu contacto.

As medidas autorizadas pelo fabricante são:

205/70R15

215/70R16
215/65R16
225/65R16
225/60R16

Caso pretenda, a declaração tem o custo de 79.95€ (por cada duas medidas), podendo o pagamento ser efectuado por cheque ou transferência bancária para o NIB em anexo, sendo necessário o envio do respectivo comprovativo e do formulário em anexo preenchido.

Caso verifique existir alguma dúvida não hesite em contactar.

A situação começa portanto em 11/01/2022

Após uma discussão com esta empresa, que bem, resumidamente responde que não se responsabiliza e não pode averbar nada que a marca não autorize. Existe uma alteração nas medidas que a marca passa a autorizar. Porquê? Ninguém explica.

"

Antes de mais agradecemos o seu contacto e a disponibilidade.

A demora na resposta ao seu pedido deve-se ao facto de ter sido necessário confirmar com a marca as medidas possíveis de averbar no veículo através de uma declaração da marca.

Deste modo, e após revisão com a marca das medidas de pneumáticos disponíveis, indico as medidas autorizadas para o veículo em questão.

205/70 R15

225/60 R16
225/60 R16
235/60 R16
255/55 R16

A TDS somente se pode pronunciar perante o que a marca autoriza, ainda que tecnicamente possa ser viável para o veículo em questão a sua pretensão.

Em alternativa indicamos o contacto de um laboratório certificado pelo IMT, que através da elaboração de um relatório poderá tentar homologar a alteração pretendida:

L.T.A. - Laboratório de Tecnologia Automóvel, Lda.

Tel: 253 627 409

geral@lta.pt

Caso verifique existirem dúvidas não hesite em contactar-nos.

Obrigado.""

O pedido de medida 215/80 R15 continua a não constar nas medidas aceites pela marca. Pelo que neste momento, estamos a 03/02/2022. Abandonei temporariamente a ideia, porque achei que era mesmo má vontade. Qualquer pessoa que entenda um pouco de matemática ou mecânica, sabe que entre o que autorizam e o que solicito... nalgumas medidas até é mais seguro o que solicito para o veiculo em questão, do que o que efetivamente propõe.

Em 12/01/2024 volta a surgir a necessidade de pensar em trocar de pneus, pelo que chega a hora de voltar à "carga". Desta vez, a empresa responsável pela homologação de pneumáticos em veículos Kia, é a Multifase.

Transcrevo o meu pedido,

"Bom dia

Conforme contacto telefónico, submeti na 3a feira o pedido de homologação da medida 215/80 R15 através da plataforma no vosso site, que pelos vistos acabou por não chegar ao vosso conhecimento.

Entretanto, ainda bem que entrei em contacto convosco, visto que também preciso de averbar o peso rebocável no DUA.

Assim sendo, para a viatura Kia Sportage MR 2.2D, matricula 77-65-GI:
Se possível averbar as medidas de pneumáticos 205/75 R15; 215/75 R15; 215/80 R15.
(Nota: Sem querer puxar a brasa à minha sardinha, eu tive outro Kia matricula 12-90-QV em que legalizei 31/10.5/ R15.)

Averbar peso rebocável (todos os anos vou buscar pellets nela e às vezes desloco um porta carros.)

Muito Obrigado pela atenção

Em anexo seguem as fotografias solicitadas.

Com os melhores Cumprimentos

Vasco Silva Fernandes""

As fotografias solicitadas seriam, naturalmente o DUA, as chapas do carro, do número de chassis, enfim, o normal, perante uma situação destas. Curiosamente, a resposta que veio apresenta novamente medidas diferentes das anteriormente reveladas em 2022:

"Boa tarde Sr. Vasco,

Antes de mais agradecemos a sua disponibilidade por ter aguardado.

Indicamos que de acordo com a homologação nacional da viatura, as medidas autorizadas são:

215/70R15
215/65R15
225/65R15
205/65R16
215/65R16
225/60R16

O peso rebocável sem travão é de 750 Kg.

Caso pretenda;

A declaração de penumáticos tem o custo de 86,10€ (custo até três medidas por declaração), podendo o pagamento ser efectuado por cheque ou transferência bancária para o NIB em anexo, sendo necessário que nos forneça os dados para envio e facturação ( Nome, Morada e NIF)

A declaração do peso rebocável, o custo é de 86,10€, podendo o pagamento ser efectuado por cheque ou transferência bancária para o NIB em anexo, sendo necessário que nos forneça os dados para envio e facturação ( Nome, Morada e NIF), Por favor indique-nos o nome em que será efectuada a transferência, para que a validação seja feita de forma célere.

Estaremos disponiveis para enviar a declaração logo que a nossa contabilidade verifique a entrada na conta da Multifase. Nesse sentido, após a transferência, deverá receber a declaração no terceiro dia útil posterior.

Caso verifique existirem dúvidas, não hesite em contactar-nos.

Obrigado.""

Muito bem, procedi ao averbamento do peso rebocável sem travão, quero andar totalmente legal com o meu velho carro, mas notem que, as medidas são diferentes das até então propostas por meios oficiais. Como se explica isto?? Acham que alguém me explicou?? Não.

Chega a altura de questionar a marca, que se mostra indiferente, não se justifica, não apresenta soluções, não quer saber. Caros clientes da Kia, preparem-se para ter um pisa papeis daqui a uns anos, o importador nacional não quer saber de vós. Querem vender carros novos. Não comprem, pois existem empresas bem mais interessadas em prestar um bom serviço pós venda. Em anexo, não consigo colocar as provas todas mas estão na minha posse a pedido.

Com os melhores cumprimentos

Data de ocorrência: 29 de janeiro 2024
KIA
Exmo. Sr. Vasco Silva Fernandes,

A resposta à sua exposição, já foi dada através do canal oficial para tratar as reclamações no dia 26/01.

Kia Portugal
29 de janeiro 2024
Vai ficar aqui registada, a vossa incoerência, incapacidade de ouvir o cliente, e não quero afirmar mais nada (incompetência). Lembrem-se de que, num mundo em que as pessoas gostam de julgar, vocês não sabem com quem estão a falar. Mas eu acho muito digno, que futuros clientes tenham acesso à informação e ao que lhes espera fruto da escolha importante, como é a de um automóvel.
29 de janeiro 2024
Informo tambem os mais incautos que a dita ultima resposta a que o representante da marca se refere, esta no anexo de 8 paginas. E que sem qualquer justificaçao, remete para a soluçao que sao os conhecidos lobbys de laboratorios automoveis. Comprovadamente neste caso, nao passa de má vontade e um péssimo serviço de pós venda.
20 de fevereiro 2024
Caros leitores e potenciais clientes da marca Kia em Portugal, a marca recusa.se a apresentar factos que justifiquem a negaçao do meu pedido. Dei.me ao trabalho de ir buscar o documemto de homologaçao internacional do modelo em causa, procurei perceber e dialogar... o interesse demonstrado não me pareceu ser muito e sem vos massar muito, termina na seguinte resposta genérica:

noreply@salesforce.com <noreply@salesforce.com> em nome de Kia PT <apoio.cliente@kia.pt>
Enviado: 19 de fevereiro de 2024 13:02
Para: vascodaniel1985@hotmail.com <vascodaniel1985@hotmail.com>
Assunto: Pedido de medidas adicionais de pneumáticos

Exmo. Sr. Vasco Fernandes,

Acusamos a receção do seu novo contacto, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Reiteramos a informação anteriormente transmitida, pelo que nada mais temos a acrescentar.

Sem outro assunto de momento e ao inteiro dispor para qualquer questão, subscrevemo-nos com os nossos melhores cumprimentos,
Vasco Fernandes avaliou a marca
20 de fevereiro 2024

A marca não resolveu, não se justifica, não respeita a idoneadade e a autoridade dos centros de inspeçao na verificaçao da conformidade legal dos veiculos. Nova reclamação será apresentada com as respostas vergonhosas que deverã ser expostas a público. Serviço pós venda completamente inútil. Um representante de uma marca, não se pode assumir como fabricante ou justificar.se com a palvra do fabricante, quando tenho o certificado de homologaçao internacional da viatura em que não diz nada do que me informaram. Remeteram.se ao silêncio. A mentira tem perna curta.