43.3

Joana Frazão apresentou a reclamação
25 de março 2024
No passado dia 16 de Março enviámos a seguinte reclamação à Kia:

"Exmos Senhores
Vimos por este meio apresentar o nosso total desagrado pela resposta dada pela Kia, em relação ao problema do nosso Kia Carens. Comprámos o nosso Kia Carens novo em 2019 e com garantia de 7 anos ou 150.000km e está atualmente com cerca de 70.000km.
No passado dia 4 de Março deixámos o nosso Kia Carens na Oficina Kia na Santogal do Cacém para verificação de um possível problema com a embraiagem. Foi nos dito que poderia ser um defeito na bomba de embraiagem, problema que já aconteceu neste modelo de carros, e que se confirmasse, este estaria coberto pela garantia do carro. Dei autorização para abrirem o carro e confirmarem o problema. Ao fim de dois dias recebo a informação da Oficina de que o problema afinal era o desgaste da embraiagem que precisa ser totalmente substituída e cujo orçamento rondava os 3.000€.
O que não conseguimos entender nesta situação é como é que um carro que comprámos novo em 2019 e que atualmente tem cerca de 70.000km, tem um desgaste tão rápido de embraiagem. Eu e o meu marido somos os únicos condutores, temos carta há mais de 20 anos e nunca tivemos este tipo de problemas com outros carros, inclusive tivemos um dos carros durante 15 anos com o qual fizemos mais de 200.000km sem um único problema na embraiagem.
A nossa escolha por um carro Kia foi em grande parte pela confiança e fiabilidade que a marca transmite e a garantia de 7 anos ou 150.00km ajudou muito nessa confiança.
Acreditámos que, pelo menos durante o tempo da garantia, não iríamos ter problemas com o carro, mas agora sentimo-nos enganados com o pouco apoio por parte da marca numa situação que não pode ser só da nossa condução."

A resposta não tardou, mas deixou muito a desejar, pois escondem-se atrás de respostas pré feitas que não resolvem a má qualidade dos componentes do carro nem minimizam os danos causados:
- Uma fatura de valor elevadíssimo, para um orçamento familiar de uma família numerosa, mesmo com um insuficiente "apoio a título de gentileza comercial" de 10%
- 3 semanas sem carro e sem serviço de viatura de substituição.

"Exma. Sra. Joana Frazão,
Acusamos a receção do email infra ao qual dedicámos a nossa melhor atenção.
Relembramos que a Kia garante as viaturas por um prazo de 7 anos ou 150.000 km (o que terminar primeiro) contra defeitos de fabrico e / ou montagem.
Após troca de informações com a Santogal Cacém, fomos informados que a espessura da forra do disco de embraiagem está abaixo do limite mínimo indicado pelo fabricante, pelo que é indicada a sua substituição.
Tal como consta no manual de garantia e manutenção que acompanha a viatura, este componente está incluído nos componentes de desgaste e que estão excluídos da garantia da viatura. A longevidade destes componentes está diretamente ligada à tipologia de utilização da viatura.
Sem prejuízo do acima exposto, temos informação que a Santogal tem em mãos um orçamento de reparação com um apoio a título de gentileza comercial, minimizando assim parte dos transtornos causados."

Fiquei muito insatisfeita com a resposta dada.
Data de ocorrência: 14 de março 2024
KIA
26 de março 2024
Exma. Sra. Joana Frazão,

A resposta à sua exposição, já foi dada através do canal oficial para tratar as reclamações no dia 19/03.

Kia Portugal
KIA
KIA está a aguardar resposta do utilizador

Mais uma vez a Kia no seu melhor em relação a supostas garantias, já para não falar do atendimento após venda é de baixa qualidade.