Performance da Marca
43.1
/100
Razoável
Razoável
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
97,7%
Taxa de Solução
23,1%
Média das Avaliações
29,2%
Taxa de Retenção de Clientes
25%
Ranking na categoria
Automóveis - Marcas
1 Mazda 83.4
2 Volvo 74.9
...
KIA43.1
MCK Motors, Lda

KIA - Reclamação para a kia motors portugal

Sem resolução
1/10
José Augusto Pinheiro Lopes
José Lopes apresentou a reclamação
23 de novembro 2023
Bom dia
Tenho um KIA Stonic Diesel com matricula de Setembro de 2018 79-VI-74
O carro apresenta no último ano e meio, uma avaria que acontece de vez em quando, com mais ou menos persistência ao longo da condução - tem solavancos, ou falhas, em andamento, que rápidamente recupera com mudança de velocidade ou acelerando.
ESte facto foi reportado à KIA Abrunheira, onde comprei o carro. Das últimas 3 vezes que lá fui, reportei a situação, mas o carro veio sempre na mesma.
No último meio ano, por vezeds dá a mensagem de "óeo reduzido" e quando peço para verificar, o que realmentwe está a acontecer é que há excesso de óleo (mais lubrificante ou mais combustivel??) o que me tem obrigado a mudar o óleo de 2 em 2 mil quilõmetros.
Reclamei junto da KIA que me encaminhou para as oficinas da KIA Abrunheira, tenho eu recusado, pois, se das últimas vezes que a viatura lá esteve não fizeram nada, não era agora que iam fazer.
Recorri então aos serviços da KIA Cacém. O carro esteve lá cerca de uma semana e foi-me transmitido que o problema dos solavancos poderia dever-se á válvula EGR Obtida a autorização da KIA (carro dentro da garantia), foi a mesma substituida, mas a avaria manteve-se. Foi sempre comunicado o problema do óleo no motor em excesso.
Passadas umas semanas o carro voltou á KIA Caém, para reavaliação, tendo lá estado 2 dias. Ao segundo dia fui chamado á oficina para experimentar a viatura com o chefe da dita. O carro não manifestou qualquer engasganço ou falha, quer nas mãos do senhor, quer nas minhas. Falei com o senhor sobre o problema do óleo do motor, perguntando o senhor se essa situação tinha sido comunicada quando o carro lá deu entrada. Para a KIA Cacém, com este procedimento, o problema estava resolvido.
Só que não está. Episodicamente continuam as falhas, e há dois dias ou três voltei a verificar o nível de óleo, que começa a ser ligeiramente superior ao normal. Foi também detectado que o liquido de lubrificação estava no mínimo. Ora, este liquido tinha sido reposto ao seu nível normal, da última vez que o carro esteve na oficina da KIA, foi o senhor chefe de oficina que o repôs á minha frente.
Acontecem ao mesmo tempo, nestes dois últimos dias contactos com a KIA Cacém e reclamações com toda esta história para o apoio a clientes da KIA.
Lamentavelmente, quer a KIA quer o concessionário consideram que o carro não tem nada, em relação á avaria dos solavancos e são omissos em relação á questão do óleo e do líquido de refrigeração. Hoje, recebi outro email da KIA Apoio a clientes, considerandp que não há registos de mudança de óleo na KIA e que portanto não podem fazer diagnósticos. Sobre o líquido de refrigeração, nada.
Mais uma vez, o cliente passa por mentiroso, a marca descarta qualquer espécie de avaria e não quer saber se os consumíveis que deveriam durar 10 a 15 mil quilómetros têm que ser substituidos de 2 em 2, e monitorizados os níveis do liquido de refrigeração.
Para mim há um defeito de fabrico, que a marca e o concessionário não querem explorar, arranjando desculpas dentro do politicamente correcto para se cobrirem uns aos outros.
Daí esta minha reclamação.
Obrigado
Data de ocorrência: 23 de novembro 2023
KIA
23 de novembro 2023
Exmo. Sr. José Lopes,

O assunto apresentado já está a ser analisado pela nossa equipa, pelo que voltaremos ao seu contato (via e-mail) assim que esteja concluída a análise.

Com os melhores cumprimentos.
Kia Portugal
José Lopes
14 de dezembro 2023
Boa tarde.
A viatura KIA Stonic 79-VI-74, mantém os mesmos problemas relatados na reclamação. Continua, em todas as velocidades excepto a primeira, a fazer "solavancos/peoblemas na injecção??" .
Como também já mencionado, está a mudar óleo em sensivelmente de 2 em 2 mil kms, e a consumir liquido de refrigeração fora do normal.
Irei esta semana ao concessionário do Cacém para verificação de níveis.
Cumprimentos
KIA
14 de dezembro 2023
Exmo. Sr. José Lopes,

Se pretender que a situação seja analisada novamente internamente, deverá responder ao último e-mail enviado.

Com os melhores cumprimentos,

Kia Portugal
José Lopes
28 de dezembro 2023
Boa tarde
Na sequência da reclamação, confirmo que continua a acontecer o seguinte:
- a viatura continua a apresentar aperiodicamente os tais solavancos/falhas/problemas de injecção, o que seja.
- faz amanhã uma semana, foi o óleo e filtro de óleo mudados nas instalações da KIA no Cacém, com 70.244 quilómetros marcados na viatura. O líquido de refrigeração também foi reposto nos níveis normais.
- quando passarem 2 mil quilómetros sobre esta situação acima descrita, irei passar pela KIA Cacém para verificação de níveis. E assim voltarei a fazer de 500 em 500 quilómetros.
- caso se verifique o comportamento habitual, isto é, necessidade de substituir filtro e óleo de motor de 2.500 em 2.500 quilómetros, com o nível do óleo a subir, o que significa entrada doutro líquido qualquer no motor, cá estaremos para falar.
- estou á espera, há cerca de duas semanas de cotação para viatura nova KIA Stonic gasolina, bem como da avaliação do meu carro neste momento. Já falei duas vezes com o comercial que ficou de fazer as propostas e nada aconteceu.
- é minha convicção, que esta viatura tem um defeito de fabrico, não sei qual, mas tem. E é minha convicção, também, que não quero manter esta viatura na minha posse, por muito mais tempo.
Portanto, se a viatura está em bom estado, como é a posição da KIA neste momento, fiquem com ela. Daí estar á espera de propostas.
- até lá, continuarei a reclamar, sobretudo se se verificar, que estou convicto que acontecerá, a necessidade de mudar óleo de 2.500 em 2.500 quilómetros. Quero ver a lata que a KIA terá para explicar esta situação.

Cumprimentos
José Lopes
KIA Stonic 79-VI-74
KIA
8 de janeiro 2024
Exmo. Sr. José Lopes,

Se pretender que a situação seja analisada novamente internamente, deverá responder ao último e-mail enviado.

Com os melhores cumprimentos,

Kia Portugal
José Lopes
22 de janeiro 2024
Boa tarde.
A viatura continua com "solavancos/falha na distribuição de combustível?/ o que for" em andamento normalmente a partir da terceira velocidade. Muitas vezes ainda na fase de aceleração , outras em andamento. Por exemplo, ontem em auto estrada a 110/120 teve exactamente o mesmo comportamento. Informo também que o óleo do motor foi substituido, mais o filtro de óleo, na KIA Cacém aos 70.244 kms. Neste momento o carro tem 71.200. Normalmente, pelo menos nos últimos 8 meses, a rondar os 2.000, 2.500 kms percorridos depois da mudança de óleo, o nível sobe, ficando acima do normal, o que significa que há outro líquido a entrar para o motor.
Cumprimentos
KIA
22 de janeiro 2024
Exmo. Sr. José Lopes,

Tal como informado anteriormente, se pretender que a situação seja analisada novamente internamente, deverá responder ao último e-mail enviado.

Com os melhores cumprimentos,

Kia Portugal
José Augusto Pinheiro Lopes
José Lopes avaliou a marca
5 de março 2024

A ineficácia e o "chutar para canto" da marca obrigaram-me a tomar uma decisão. Trocar esta viatura por uma outra marca. A minha sugestão "se o carro está tão bom, fiquem com ele" não foi levada a sério. Aliás, ainda estou á espera duma avaliação da minha viatura prometida por um comercial da KIA Cacém na sequência de toda esta situação. É lamentável, o carro tem de certeza um defeito de fabrico que ninguém, isto é, a marca, não assume. É perfeitamente entendível que o facto do concessionário que esteve envolvido nestes últimos meses na avaliação da viatura, ter deixado cair a hipótese de ficar com o meu carro em troca de outro. Cumprimentos.

Esta reclamação foi considerada sem resolução
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.