43.1

José Lopes apresentou a reclamação
23 de novembro 2023
Bom dia
Tenho um KIA Stonic Diesel com matricula de Setembro de 2018 79-VI-74
O carro apresenta no último ano e meio, uma avaria que acontece de vez em quando, com mais ou menos persistência ao longo da condução - tem solavancos, ou falhas, em andamento, que rápidamente recupera com mudança de velocidade ou acelerando.
ESte facto foi reportado à KIA Abrunheira, onde comprei o carro. Das últimas 3 vezes que lá fui, reportei a situação, mas o carro veio sempre na mesma.
No último meio ano, por vezeds dá a mensagem de "óeo reduzido" e quando peço para verificar, o que realmentwe está a acontecer é que há excesso de óleo (mais lubrificante ou mais combustivel??) o que me tem obrigado a mudar o óleo de 2 em 2 mil quilõmetros.
Reclamei junto da KIA que me encaminhou para as oficinas da KIA Abrunheira, tenho eu recusado, pois, se das últimas vezes que a viatura lá esteve não fizeram nada, não era agora que iam fazer.
Recorri então aos serviços da KIA Cacém. O carro esteve lá cerca de uma semana e foi-me transmitido que o problema dos solavancos poderia dever-se á válvula EGR Obtida a autorização da KIA (carro dentro da garantia), foi a mesma substituida, mas a avaria manteve-se. Foi sempre comunicado o problema do óleo no motor em excesso.
Passadas umas semanas o carro voltou á KIA Caém, para reavaliação, tendo lá estado 2 dias. Ao segundo dia fui chamado á oficina para experimentar a viatura com o chefe da dita. O carro não manifestou qualquer engasganço ou falha, quer nas mãos do senhor, quer nas minhas. Falei com o senhor sobre o problema do óleo do motor, perguntando o senhor se essa situação tinha sido comunicada quando o carro lá deu entrada. Para a KIA Cacém, com este procedimento, o problema estava resolvido.
Só que não está. Episodicamente continuam as falhas, e há dois dias ou três voltei a verificar o nível de óleo, que começa a ser ligeiramente superior ao normal. Foi também detectado que o liquido de lubrificação estava no mínimo. Ora, este liquido tinha sido reposto ao seu nível normal, da última vez que o carro esteve na oficina da KIA, foi o senhor chefe de oficina que o repôs á minha frente.
Acontecem ao mesmo tempo, nestes dois últimos dias contactos com a KIA Cacém e reclamações com toda esta história para o apoio a clientes da KIA.
Lamentavelmente, quer a KIA quer o concessionário consideram que o carro não tem nada, em relação á avaria dos solavancos e são omissos em relação á questão do óleo e do líquido de refrigeração. Hoje, recebi outro email da KIA Apoio a clientes, considerandp que não há registos de mudança de óleo na KIA e que portanto não podem fazer diagnósticos. Sobre o líquido de refrigeração, nada.
Mais uma vez, o cliente passa por mentiroso, a marca descarta qualquer espécie de avaria e não quer saber se os consumíveis que deveriam durar 10 a 15 mil quilómetros têm que ser substituidos de 2 em 2, e monitorizados os níveis do liquido de refrigeração.
Para mim há um defeito de fabrico, que a marca e o concessionário não querem explorar, arranjando desculpas dentro do politicamente correcto para se cobrirem uns aos outros.
Daí esta minha reclamação.
Obrigado
Data de ocorrência: 23 de novembro 2023
23 de novembro 2023
Exmo. Sr. José Lopes,

O assunto apresentado já está a ser analisado pela nossa equipa, pelo que voltaremos ao seu contato (via e-mail) assim que esteja concluída a análise.

Com os melhores cumprimentos.
14 de dezembro 2023
Boa tarde.
A viatura KIA Stonic 79-VI-74, mantém os mesmos problemas relatados na reclamação. Continua, em todas as velocidades excepto a primeira, a fazer "solavancos/peoblemas na injecção??" .
Como também já mencionado, está a mudar óleo em sensivelmente de 2 em 2 mil kms, e a consumir liquido de refrigeração fora do normal.
Irei esta semana ao concessionário do Cacém para verificação de níveis.
14 de dezembro 2023
Exmo. Sr. José Lopes,

Se pretender que a situação seja analisada novamente internamente, deverá responder ao último e-mail enviado.

28 de dezembro 2023
Boa tarde
Na sequência da reclamação, confirmo que continua a acontecer o seguinte:
- a viatura continua a apresentar aperiodicamente os tais solavancos/falhas/problemas de injecção, o que seja.
- faz amanhã uma semana, foi o óleo e filtro de óleo mudados nas instalações da KIA no Cacém, com 70.244 quilómetros marcados na viatura. O líquido de refrigeração também foi reposto nos níveis normais.
- quando passarem 2 mil quilómetros sobre esta situação acima descrita, irei passar pela KIA Cacém para verificação de níveis. E assim voltarei a fazer de 500 em 500 quilómetros.
- caso se verifique o comportamento habitual, isto é, necessidade de substituir filtro e óleo de motor de 2.500 em 2.500 quilómetros, com o nível do óleo a subir, o que significa entrada doutro líquido qualquer no motor, cá estaremos para falar.
- estou á espera, há cerca de duas semanas de cotação para viatura nova KIA Stonic gasolina, bem como da avaliação do meu carro neste momento. Já falei duas vezes com o comercial que ficou de fazer as propostas e nada aconteceu.
- é minha convicção, que esta viatura tem um defeito de fabrico, não sei qual, mas tem. E é minha convicção, também, que não quero manter esta viatura na minha posse, por muito mais tempo.
Portanto, se a viatura está em bom estado, como é a posição da KIA neste momento, fiquem com ela. Daí estar á espera de propostas.
- até lá, continuarei a reclamar, sobretudo se se verificar, que estou convicto que acontecerá, a necessidade de mudar óleo de 2.500 em 2.500 quilómetros. Quero ver a lata que a KIA terá para explicar esta situação.

KIA Stonic 79-VI-74
8 de janeiro 2024

22 de janeiro 2024
Boa tarde.
A viatura continua com "solavancos/falha na distribuição de combustível?/ o que for" em andamento normalmente a partir da terceira velocidade. Muitas vezes ainda na fase de aceleração , outras em andamento. Por exemplo, ontem em auto estrada a 110/120 teve exactamente o mesmo comportamento. Informo também que o óleo do motor foi substituido, mais o filtro de óleo, na KIA Cacém aos 70.244 kms. Neste momento o carro tem 71.200. Normalmente, pelo menos nos últimos 8 meses, a rondar os 2.000, 2.500 kms percorridos depois da mudança de óleo, o nível sobe, ficando acima do normal, o que significa que há outro líquido a entrar para o motor.
22 de janeiro 2024
Exmo. Sr. José Lopes,

Tal como informado anteriormente, se pretender que a situação seja analisada novamente internamente, deverá responder ao último e-mail enviado.

José Augusto Pinheiro Lopes
José Lopes avaliou a marca
5 de março 2024

A ineficácia e o "chutar para canto" da marca obrigaram-me a tomar uma decisão. Trocar esta viatura por uma outra marca. A minha sugestão "se o carro está tão bom, fiquem com ele" não foi levada a sério. Aliás, ainda estou á espera duma avaliação da minha viatura prometida por um comercial da KIA Cacém na sequência de toda esta situação. É lamentável, o carro tem de certeza um defeito de fabrico que ninguém, isto é, a marca, não assume. É perfeitamente entendível que o facto do concessionário que esteve envolvido nestes últimos meses na avaliação da viatura, ter deixado cair a hipótese de ficar com o meu carro em troca de outro. Cumprimentos.