43.3

Kia - Recorrência de problemas na coluna de direção

Nuno Ricardo Amaro Correia
Nuno Correia apresentou a reclamação
13 de fevereiro 2016

No final de Abril de 2009 comprei um KIA CEED SW TX que em menos de um ano teve um bloqueio total da direção enquanto efetuava uma manobra de estacionamento. Ao reportar esta situação na oficina, e após insistência minha por eles não detetarem/replicarem o problema, supostamente efetuaram a substituição da coluna da direção por se encontrar defeituosa dentro do âmbito da garantia.

Nos últimos meses do ano passado, cerca de 5 anos depois, comecei a sentir uma certa resistência nos movimentos do volante em condução na autoestrada. Como era apenas uma pequena resistência e tinha ido há pouco tempo à revisão, não dei muita importância ao sucedido.

Ao levar o carro à oficina para analisarem outras situações aproveitei para mencionar esta, e após a análise fui contactado para me informarem que a resistência sentida nos movimentos do volante estava relacionado com um sensor da direção que não estava a funcionar e que andar com o carro nestas situações poderia ser um risco, e que para trocar o sensor teriam de substituir a coluna da direção, o que implica um custo de cerca de 2500€+IVA.

Em primeiro lugar, não entendo como é que uma peça como a coluna da direção avaria tantas vezes sem que em nenhuma revisão oficial a (tenho o livro de manutenção/garantia devidamente carimbado em todas as revisões).

Em segundo lugar, gostaria de ser informado da validade destas peças, pois comprei um outro KIA e estou preocupado com o facto de poder vir a ter esta mesma situação também com o novo, e avariarem os dois ao mesmo tempo seria uma despesa de 5000€+IVA.

Em terceiro lugar, e tendo em conta que o único papel que tenho em minha posse sobre a primeira ocorrência é o da minha queixa e não tenho nenhum comprovativo da substituição, gostaria que comprovassem que a peça foi realmente substituída e que a que agora avariou estava nas devidas condições de qualidade.

Face a toda esta situação, ao facto de ainda estar dentro dos 7 anos de garantia e ao facto de querer continuar a ser vosso cliente (até porque acabei de comprar um novo RIO há menos de 1 mês e tinha previsto num futuro próximo vir a trocar esta CEED por outra ou por uma CAREENS) gostaria de saber qual é a possibilidade de a KIA suportar esta substituição?

Atendendo ao facto do carro se encontrar na oficina a aguardar pelas peças e a fatura total ficar entre os 3500€ e os 4000€, solicitava o máximo de atenção e brevidade na vossa resposta.

Nuno Correia
(esta situação também foi reportada via email)

Data de ocorrência: 13 de fevereiro 2016
KIA
15 de fevereiro 2016
Exmo. Sr. Nuno Correia,

Acusamos a recepção desta sua exposição, assim como o e-mail que nos enviou no dia 13/2/2016. Informamos que a sua situação já está a ser analisada e que responderemos ao seu contacto diretamente para o seu endereço de e-mail.

Muito obrigado.

Atentamente,