Ayvens

LeasePlan - Cuidados com declarações amigáveis

JOSE LINO COELHO
JOSE COELHO apresentou a reclamação
17 de fevereiro 2017

Adquiri uma viatura na Leaseplan e fui OBRIGADO a ter um seguro da própria empresa. Não tive opções em escolher as condições. Numa acidente do qual fui vitima numa rotunda esta seguradora não defendeu os meus interesses e decidiu aplicar-me 50% de responsabilidade apenas baseada numa mentira e falta de dados do outro condutor. Não sabendo interpretar o desenho ( fácil pois parece que nem filmes entendem) bastou ao outro condutor escrever nas traseiras que eu ia sair numa determinada saída e que fui eu que bati....somente isto ! Nada mais preencheu ! Esta seguradora não se deu ao trabalho de pedir uma peritagem à oficina . Oficina essa que não é da marca para redução de custos . Esta oficina recusou-se a dar-me a documentação da avaliação e arranjo da viatura. Teve que lá voltar porque ficou incompleta e se não reclamasse era assumida como acabada apesar da visita e inspecção de um técnico da seguradora que a deu como acabada ! Eis o profissionalismo. Mas essa peritagem era relevante pois a jante da minha viatura estava somente cheia de borracha do pneu da outra viatura. Uma dado que qualquer técnico e perito avaliava como sendo a roda do outro veiculo que estaria virada no embate lateral. Só após reclamação no livro é que me forneceram os documentos solicitados. Optaram pela via mais fácil que foi eu ficar com 50 % das culpas e assim cobrarem-me ( roubarem-me !) 4 vezes mais do que gastaram. Só houve danos nas pinturas nem a jante foi pintada apenas limpa ! Aguardo a resposta da entidade a quem seguiu a reclamação para ter direito à minha defesa e posterior envio para um tribunal arbitral mas a burocracia demora e eles já tiveram de imediato o direito à resposta mas não enviaram o que lhes solicitei apenas o numero da declaração.
O que alerto aqui é que comprar viatura com "tudo incluído" nesta empresa pode ser o maior dissabor pois apenas os interesses deles estão incluídos. Cuidado com seguradoras destas empresas e sobretudo não ACEITEM DECLARAÇÕES AMIGÁVEIS porque estas seguradoras , sobretudo low coast viram aqui mais uma fonte de rendimentos. No mínimo das duvidas sobre a culpa e basta a outra viatura ter saído do local ( o que aconteceu) devem chamar as autoridades.

Data de ocorrência: 17 de fevereiro 2017

Cc: info@portaldaqueixa.com
Date: 21-03-2017 11:59
Subject: Registo Portal da Queixa 8369317

Exmo Senhor José Coelho,

Agradecemos o registo efectuado, após análise do mesmo, informamos que teremos que reiterar a decisão tomada pela companhia de seguros, como já tivemos oportunidade de esclarecer nas nossas comunicações de 18/11/2016 e 29/11/2016 (em anexo).

Como referido anteriormente, a tomada de posição das seguradoras basearam-se nas declarações "divergentes" dos intervenientes, dada a inexistência de mais elementos de prova (auto de policia, testemunhas ou outros), as responsabilidades foram definidas com base no nº2 do Artº 506 do Código Civil.

Pelo acima exposto, e em caso de duvida, considera-se igual a medida da contribuição de cada um dos veículos para os danos, bem como a contribuição da culpa de cada um dos condutores.
Alexandra Pereira
www.leaseplan.pt

Comunicação de 29/11/2016

Comunicação de 18/11/2016

Estimado Senhor José Coelho,

Acusamos a recepção do assunto reportado e registado no n/ Livro de Reclamações , o qual a Leaseplan já teve oportunidade de responder no prazo legal á entidade reguladora.

Ainda neste contexto, cumpre-nos informar que o processo de sinistro foi reanalisado pela n/ Unidade de Gestão de Sinistros , e nesta medida informamos que o mesmo mereceu o seguinte enquadramento e análise :

A tomada de posição das seguradoras basearam-se nas declarações "divergentes" dos intervenientes, dada a inexistência de mais elementos de prova (auto de policia, testemunhas ou outros).Consequentemente as responsabilidades foram definidas com base no nº2 do Artº 506 do Código Civil.
Assim em caso de duvida, considera-se igual a medida da contribuição de cada um dos veículos para os danos, bem como a contribuição da culpa de cada um dos condutores.
Nesta medida uma eventual contestação seja porque via ocorra, terá que se provar inequivocamente e factualmente que a responsabilidade era total do outro interveniente, situação que infelizmente e pelos elementos de que dispomos , não existe fundamentação para podermos alterar a imputação da responsabilidade.
Subscrevendo-nos com elevada estima , apresentamos os melhores cumprimentos
Sónia Oliveira
Gestão da Qualidade