Ayvens Marca Recomendada Marca do Mês

LeasePlan - Estorno de reajuste retroativo

Lisboa de Avila
Lisboa Avila apresentou a reclamação
29 de setembro 2023

Possuo um contrato de renting efetuado com a empresa desde 2019 onde o mesmo foi prolongado pois 2 vezes visto que o veículo escolhido para a troca, um Dácia Spring 45 Comfort por diversas vezes teve a sua entrega adiada e cancelada devido ao atraso na produção dos veículos.
Uma vez que não era possível ficar sem nenhum carro até a entrega do carro em questão, a informação que foi passada e repetida em mais do que uma ocasião é de que eu iria manter o carro atual, com a seguinte informação: "No que diz respeito ao contrato actual, vamos manter todas as condições contratuais, sendo mensalmente adicionada a quilometragem proporcional, 833km/mês."

Em Maio deste ano recebi uma mensagem a indicar que deveria decidir se iria renovar o contrato do carro atual ou proceder a entrega até o dia 31-05-2023. Novamente entrei em contato e fui informada de que teria que ser efetuada a alteração da mensalidade do carro atual até a entrega do novo, o que não me opus, visto ter passado um ano desde a última renovação, mesmo que a informação passada é de que manteria o mesmo valor e a quilometragem adicional até a devolução veículo.

Dias depois, recebi um novo e-mail com a informação de que no dia 09-06-2023 seria retirado o valor de 465,78€ referente ao tal reajuste retroativo, informação essa que vai totalmente contra todas as informações prestadas e repetidas em mais de uma ocasião pela Leaseplan. O e-mail foi enviado em um final de semana, impedindo qualquer reclamação em tempo hábil da minha parte e obviamente o cancelamento deste débito.

Deste então, solicitei ao meu gestor de conta que a situação fosse verificada, visto se tratar de uma alteração fora daquilo que me foi proposto e acordado no ano anterior e até o momento, apesar do esforço constante do mesmo, não obtive a resposta da situação e principalmente, o estorno do valor que foi retirado indo contra aquilo que me foi indicado no ano anterior.

Tenho diversos e-mails trocados, inclusive a questionar sobre eventuais reajustes visto que o atraso na entrega do novo veículo não era da minha responsabilidade e a informação passada pela Leaseplan mediante o meu questionamento sobre eventuais reajustes na mensalidade foi conforme acima indicado: "No que diz respeito ao contrato atual, vamos manter todas as condições contratuais, sendo mensalmente adicionada a quilometragem proporcional, 833 km/mês."

Eu mesma questionei se até a entrega do novo veículo, uma vez que manteria o veículo que tenho atualmente até que o novo veículo fosse entregue, se teria algum tipo de reajuste e esta foi a resposta, visto que o atraso era decorrente da quebra na produção dos veículos por conta da pandemia. Assim sendo, uma vez que na época, a situação apresentada foi essa, não posso concordar que ao final de um ano seja aplicado qualquer tipo de reajuste retroativo.

Conforme indicado ao meu gestor de conta, eu concordo com o reajuste a partir da renovação efetuada este ano, onde fui previamente informada da mesma e com a possibilidade de retornar o carro atual sem nenhuma penalização uma vez que o veículo novo seja entregue, mas não posso concordar com um reajuste retroativo que vai contra a informação prestada pela empresa e e que não pode ser imputada ao cliente indo contra o que foi previamente acordado.

Ressalto ainda a gratidão pelos serviços prestados pelo meu gestor de conta que durante todo o processo teve sempre o cuidado em atualizar o processo bem como fazer todo o possível para que tudo fosse resolvido com a máxima brevidade. Sei que a resolução desta situação ultrapassa aquilo que é possível da parte do meu gestor de conta e o meu descontentamento aqui é pela forma como a informação chegou, impedindo qualquer ação da minha parte e principalmente por ir totalmente contra aquilo que a própria empresa acordou como um ano atrás.

Com relação ao pagamento retroativo, mantenho a minha discordância no mesmo e peço que a situação seja novamente verificada, do contrário, irei proceder uma reclamação formal e apresentar os e-mails trocados onde a situação foi por duas vezes confirmada. Minha relação com a Leaseplan até este momento decorreu sem nenhum tipo de transtorno e espero que a resolução desta situação seja finalmente resolvida.
Obrigada,
Lara Ávila
Data de ocorrência: 6 de junho 2023
29 de setembro 2023
Estimado cliente, Sr./a Lisboa de Avila,

Informamos que recebemos a sua reclamação, que mereceu a nossa maior atenção.

A situação foi devidamente reencaminhada e encontramo-nos a desenvolver todos os esforços para responder com a maior brevidade possível.

Agradecemos o seu contacto.

Gestão da Qualidade Leaseplan
3 de novembro 2023
Estimada Sra. Lara Lisboa de Avila,

Informamos que no dia de hoje foi enviada, via email, uma resposta à sua exposição.
Lamentamos a demora.
Cumprimentos
Gestão da Qualidade LeasePlan
Lisboa de Avila
Lisboa Avila avaliou a marca
5 de novembro 2023

É uma empresa de confiança, mas o período de resposta ultrapassou o esperado, sendo necessária uma reclamação adicional no livro de reclamações. Recebi a resposta por parte da empresa há dois dias e aguardo apenas a conclusão daquilo que me foi indicado.