Ayvens
Ayvens Marca Recomendada Marca do Mês

LeasePlan - Pagamento de franquia sem aviso

Joana Nicolau apresentou a reclamação
21 de janeiro 2019
Em 18/08/2018 tive um sinistro numa rotunda onde outro veículo ao mudar de via bateu na minha traseira. Na altura foi feita a peritagem e deram ordem para a reparação. Eu solicitei o relatório tanto à oficina como à Leaseplan (o mesmo até pode ser comprovado pelo e-mail que enviei a 25/09/2018) mas nunca me foi enviado, apenas me foi dito pela oficina que não teria nada a pagar.

Este assunto ficou arrumado até que dia 05/01/2019 (meio ano depois!) é enviada uma factura referente à franquia deste sinistro. Assim, sem qualquer aviso de débito e sem qualquer aviso da decisão de culpa do sinistro.
Quando questionei acerca deste processo disseram que foi uma decisão por causa de uma reclamação da outra seguradora. No entanto eu nunca tive hipótese de me defender porque nunca fui informado que o processo não estava concluído! Durante estes meses todos não houve uma única comunicação por parte da Leaseplan/EuroInsurance.

Após reclamação por e-mail, onde detalhei todos os acontecimentos, foi-me respondido:

"Boa tarde;

No que à gestão de sinistros diz respeito temos a informar que o relatório de peritagem esteve prontamente disponível no próprio dia da sua realização, não tendo sido levantado ou solicitado nem no momento de recolha do veículo pós peritagem, nem nos dias subsequentes.

Quanto à informação referente à definição de responsabilidades, a mesma foi encaminhada e disponibilizada tanto no dia seguinte face ao estado do processo condicional, como posteriormente na resolução.

Não obstante, as decisões que regem o decreto lei que menciona dizem respeito a actos de gestão de sinistros, não afectando questões de incumprimento às condições contratuais existentes e estabelecidas, que deverá de expor directamente ao departamento próprio.

Pelo exposto damos por concluídos os esclarecimentos face à situação reportada, remetendo qualquer questão financeira ou alheia à gestão de sinistros para o seu gestor de conta .

Obrigado."

Esta é a resposta quando eu no e-mail anterior provei que enviei e-mail a solicitar o relatório e não me enviaram e não tenho nenhum e-mail nem carta recebida até aos dias de hoje a informar que me tinha sido atribuído culpa do sinistro. Portanto na vossa resposta dizem que a informação foi encaminhada mas de certeza que não foi para mim!

Posto isto não acho correto estarem a fazer cobranças de franquias "caídas do céu"
Data de ocorrência: 21 de janeiro 2019
Ayvens
6 de fevereiro 2019
Para: joana_n@live.com.pt,
Data de criação: 25-01-2019
cc: Miguel Silva/LPPT/LeaseNotes, Servico de Apoio a Clientes <servico.cliente@leaseplan.com>,
Data de envio: 25-01-2019
Assunto: Vossa reclamação - Reclamação viatura 07UI73

Estimado Senhor José Filipe Amorim Brandão,

Após análise do incidente, informamos que não obstante os elementos comunicados pela Seguradora e que sustentaram a divisão de responsabilidade no sinistro reportado, entende a LeasePlan que face á singularidade do incidente, o processo seja suscetível de duvida e consequentemente reavaliado.

Assim, face á especificidade do processo e excelentes relações comerciais existentes, a LeasePlan propõem assumir a titulo excecional o valor da fatura correspondente a 50% do valor da franquia.

Reforçamos lamentar todos os transtornos decorrentes deste processo, sublinhando o total e incondicional empenho da LeasePlan na resolução do mesmo.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos, mantendo a total disponibilidade para esclarecer qualquer questão que julgue necessária,
Bruno Nunes
Gestão da Qualidade
LeasePlan Portugal
4 de abril 2019

Passados 69 dias desde a vossa resposta continuo sem receber o reembolso. Foi-me debitado esta franquia a 25/01/2019, estou desde então a pagar o agravamento de seguro relativo a este sinistro (um aumento de 10.8€/mês, nada barato - para além de terem cobrado também 4 meses relativos ao ano passado!) e ainda não me devolveram esta franquia.
Joana Nicolau avaliou a marca
20 de fevereiro 2019

Foi necessário fazer uma reclamação pública para a Leaseplan se mexer. Sempre que tenho um problema tento resolver via telefone ou e-mail, no entanto os funcionários que tenho apanhado são mal formados e muitas vezes dizem informação contraditória. Dos 6 carros que tenho actualmente, este é o primeiro da Leaseplan e é o único que me tem dado dores de cabeça.