Ayvens Marca Recomendada Marca do Mês

LeasePlan - Reparação dentro de garantia

Paulo Rosa Mendes
Paulo Mendes apresentou a reclamação
12 de janeiro 2024
Em 2022/10/07, adquiri uma viatura à Carnex. Factura em anexo I.

Para além da garantia de fabrica indicaram mais 36 meses de garantia após venda.

No passado dia 12/12/2023, voltamos a solicitar um serviço de reboque por avaria.

Em Março de 2023 a viatura já tinha estado numa oficina, LizItália, indicada pela linha de apoio a clientes. Avaria de motor. A Lizitália “remediou” a avaria.

Solicitamos urgência na reparação da viatura por email no dia 26/03/2023 usados.particulares.posvenda@carnex.com, por indisponibílidade de outra viatura.

A Carnex, através de email usados.particulares.posvenda@carnext.com, solicitou para o email servico.cliente@leaseplan.com no dia 29/03, a prorrogação de prazo para dia 03/04/2023, com o meu conhecimento e da oficina Lizitalia.

No dia 26/06/2023 colocamos a viatura numa oficina “autorizada” para fazer a revisão completa dos 100.000Km. (Anexo II)
Indicaram que tinha chegado com o nível de óleo de motor muito baixo.

Após a revisão completa voltou a sinalizar avaria de motor (pressão de óleo) e voltamos a solicitar serviço de reboque para a LizItália. Repuseram o nível de óleo. Pagamos o óleo e indicaram que o serviço de reposição seria debitando à LeasePlan.

No dia 12/12/2023, a viatura voltou a ficar imobilizada e solicitamos indicação de uma oficina da rede mais “profissional”. Indicaram via SMS a Autoglobal no dia 12/12 (Auto Global_(Auto Industrial)TEL: 244003000 Estrada Nacional nº1 Alto do Vieiro 2400-822 LEIRIA).
Solicitamos serviço de reboque para a oficina indicada, (Anexo III)

Através da linha de apoio indicaram que podia recolher uma viatura de substituição na Hertz e que teria direito a 6 dias por Fiat Punto e 8 dias Fiat Panda.

O concessionário não tinha nenhuma das viaturas indicadas e recolhemos a disponível.

No dia 18/12 contactamos a oficina para saber o estado da viatura e o responsável (Sr. Pedro) indicou que ainda não tinha autorização de reparação. Estava a aguardar por um perito da LeasePlan.

No dia 20/12, não tínhamos desenvolvimentos e solicitamos através da linha de apoio (214 400 935) a solicitar a prorrogação do prazo, uma vez que não tínhamos nenhum outro veiculo e a oficina não tinha autorização de reparação.

Dia 21/12 reencaminho emails anteriores, 21/12/23 - 09h40 servico.cliente@leaseplan.com a solicitar a prorrogação de prazo do veiculo de substituição. Transmiti que o perito tinha estado presente no dia 20/12, mas que adiou a autorização de reparação para o final da semana seguinte.

Dia 22/12, envio novo email 22/12/23 - 11h20 servico.cliente@leaseplan.com, a reiterar o pedido de prorrogação, indicando o que a oficina transmitiu. O perito só voltaria no dia 28/12.

Dia 26/12, recebi um email 26/12/23 - 10h12 servico.cliente@leaseplan.com a indicar a não autorização de prorrogação.

Email de resposta enviado 26/12/23 11h28 servico.cliente@leaseplan.com a indicar que tinha conhecimento do tempo indicado para o veiculo de substituição, e que a precistência nos pedidos de prorrogação assim o demostravam.
Questionei, uma vez que não ainda não tinham autorizado a reparação poderia solicitar uma viatura onde se encontra a minha, até hoje a aguardar autorização (28 dias).

Telefonema recebido 27/12/2024 11h23 Hugo Gaga da Hertz, a questionar o que se passava com a viatura de substituição e de como o seu cliente LeasePlan não lhes respondiam teria de abrir um procedimento de apreensão da viatura pelas autoridades. A titulo informativo indicou que tinha em aberto 9 dias de utilização com um valor diário de 59,45€.

Email enviado 27/12/23 12h00 servico.cliente@leaseplan.com a indicar que tinha sido informado pela Hertz, que devido à falta de resposta iriam mandar apreender a viatura.

Email recebido 27/12/23 - 14h47 servico.cliente@leaseplan.com a indicar que o tema estava a ser tratado pela unidade de qualidade e para aguardar resposta.

Email enviado 29/12/23 12h43 servico.cliente@leaseplan.com a informar todas as ocorrências que transcrevo:

“1. A oficina da rede (indicado por V/Ex.as), continua a aguardar a autorização do vosso perito para a reparação da nossa viatura.

2. Até à data, Vossas Ex.as. ainda não indicaram por escrito, conforme solicitei, a entrega da viatura nem apresentaram qualquer outra solução para a resolução da nossa situação, sabendo que não temos alternativa a outro meio de transporte. Somos proprietários de uma confeitaria e necessitamos de um veiculo para fazer entregas em especial nesta quadra festiva.

3. A Hertz, via telefónica, ligou-nos à momentos (Hugo Gaga) a informar que V/Ex.as deram o processo como concluído. Informam que enviaram um telegrama urgente para nossa morada, a indicar a apreensão do veiculo por partes das autoridades, sendo todas as despesas imputadas a nós.

4. Informo que nunca contratei qualquer serviço da Hertz e não assumirei qualquer despesa.
Reitero, mais uma vez a vossa melhor atenção na urgente resolução da situação, minimizando todos os procedimentos que a situação irá acarretar desnecessariamente para ambas as partes.

Votos de boas entradas e feliz ano novo.”

Email enviado 30/12/23 12h11 servico.cliente@leaseplan.com a indicar que tínhamos recebido a documentação por correio da apreensão da viatura. (Anexo IV)

Indicação de que me tinha deslocado ao concessionário, para a entrega da viatura, mas que se encontrava encerrado até dia 02/01/2024.

Email enviado 02/01/23 15h14 servico.cliente@leaseplan.com a informar a entrega da viatura. (Anexo V)

Dia 03/01/2024, recebi um email 03/01/24 - 13h05 qualidade@leaseplan.com a indicar que a reparação era morosa.
Referiram que o período para a viatura de substituição era de 8 a 10 dias ao contrario de que me tinham transmitido anteriormente. Apenas autorizaram à Hertz a utilização por 6 dias.

Telefonema realizado para a AutoGlobal 04/01/2024 9h38. Liguei para saber sa situação, tendo o responsável, Sr. Pedro indicado que o perito tinha lá estado na véspera dia 03/01, tendo mandado desmanchar mais componentes para voltar a analisar na semana seguinte dia 10/01/24, não autorizando a reparação indicada pelo tecnico da oficina desde o dia da entrada da viatura.

Dia 09/01/2024 desloquei-me à Oficina em Leiria, com uma viatura emprestada. Falei com o Sr. Pedro que me indicou que estava agendada a visita do perito para o dia seguinte, 10/01/2024. Verifiquei que a viatura se encontra imobilizada num elevador à espera de ordem de reparação à 27 dias. (AnexoVI)
Data de ocorrência: 13 de dezembro 2023
12 de janeiro 2024
Estimado cliente, Sr./a Paulo Rosa Mendes,

Informamos que recebemos a sua reclamação, que mereceu a nossa maior atenção.

A situação foi devidamente reencaminhada e encontramo-nos a desenvolver todos os esforços para responder com a maior brevidade possível.

Agradecemos o seu contacto.

Gestão da Qualidade Leaseplan
18 de janeiro 2024
Estimados Senhores,

Após averiguações internas, a LeasePlan respondeu ao cliente dia 12/01/2024 e enviamos uma nova proposta no dia de hoje.

Gestão da Qualidade

LeasePlan Portugal
5 de fevereiro 2024
Exmos Srs.
A viatura foi rebocada no dia 12/12/2023. Findo o "prazo" que alegam no contrato para o veiculo de substituição, e se contrariam quer via telefónica, quer por email, solicitamos informações.
Após sucessivos emails a solicitar a prorrogação do prazo para o veiculo de substituição, sem qualquer resposta quer a nós quer à empresa indicada para levantamento da viatura, fomos notificados com uma apreensão de veiculo, via FAX da locadora (HERTZ).
Os constantes adiamentos de autorização de reparação e a nossa persistência devido aos prejuízos profissionais que a falta da viatura representa, indicaram via email no dia 18/01, que iriam providenciar uma viatura de substituição para dia 22/01/2014, nas instalações LeasePlan no Parque das Nações (42 DIAS DE IMOBILIZAÇÃO).
À data está imobilizada à 56 Dias e não nos foi comunicado qualquer parecer sobre a posição para a resolução.
No dia 25/01/2024 indicaram por email que a intervenção foi aprovada e que estavam a aguardar informação sobre a data prevista das peças.
Desconhecemos que intervenção foi aprovada, bem como a posição perante a sua fornecedora de aluguer de viaturas, perante a falta de resposta aos pedidos de informação.
A situação em nada esta resolvida.
Desconhecemos a intervenção autorizada bem como as datas previstas de resolução.

56 DIAS de IMOBILIZAÇÃO

Cumprimentos

15 de fevereiro 2024
Boa tarde

A LeasePlan já respondeu às questões apresentadas pelo cliente.

Com os melhores cumprimentos
22 de fevereiro 2024
Ainda continuamos a aguardar a entrega da viatura.
Não conhecemos o final do processo.
5 de março 2024
Bom dia

A LeasePlan respondeu ontem ao cliente a indicar a conclusão da intervenção (dia 27/02/2024).

Paulo Rosa Mendes
Paulo Mendes avaliou a marca
12 de março 2024

Necessidade de recorrer a entidades jurídicas para apurar a razão. Sucessivas tentativas de adiamento da resolução