Tendência Verde - Unipessoal Lda
    Chamada para rede móvel nacional
  • Rua Dona Estefânia 177
  • geral@lemonfit.pt

Lemon Fit - Proibição de chapéu na sala de exercícios

Valter Veiga Vilela
Valter Vilela apresentou a reclamação
20 de outubro 2023
Após 10 minutos de treino, fui abordado por uma trabalhadora do espaço que me indicou que não poderia estar naquele espaço de boné e que por esse facto teria que retirar o boné ou de sair do espaço. Perguntei o porquê e foi-me indicado pela primeira vez que está escrito em regulamento de utilização que o uso de bonés não é permitido.
Visto que não me sentia bem em retirar o chapéu e que não tinha conhecimento que não podia frequentar o espaço com o mesmo vi-me obrigado a abandonar o local.

Fico surpreendido quando ao meu lado outro sócio se encontrava a treinar de sutiã e nada foi referido ao mesmo.

Após perguntar onde poderia encontrar o regulamento do ginásio, ao qual nunca tinha tido acesso previamente, foi referenciado que o mesmo apenas se encontra em papel na sala de exercícios e na receção, sendo que para ter acesso ao mesmo deveriam ter informado na inscrição do ginásio, algo que não aconteceu.
Após consulta do regulamento constatei que o mesmo inclui outras normas que estariam a ser infringidas no mesmo momento e que nada foi feito em relação às mesmas.
Referindo algumas óbvias:
- calçado que é usado no ginásio ser de uso exclusivo do mesmo;
- recorrentemente vejo outros sócios que efetuam agachamentos e peso morto descalço;
- em grande parte os sócios em vez de deixarem os pertences no balneário treinam com os mesmo perto de si, nomeando alguns como telemóvel, chaves do carro, carteira;
- sempre que frequentei o ginásio sem exceção encontrei pesos ainda colocados em barras que não foram arrumados;
Creio que a utilização de dispositivos para filmar e fotografar no interior do ginásio não é permitido mas recorrentemente se vê alguém a pousar para fotos ou a filmar o exercício enquanto o faz.

Após estas poucas referências apenas me sinto discriminado por ter usado um boné que tapava única e exclusivamente o meu cabelo, pois não me sentia bem com ele à mostra. Mas se tivesse a treinar em trajes mínimos já não teria problema.

Aproveito para referir algumas boas razões para ser permitido o uso de boné não apenas por uma opção de estética, assim como alguns optam por treinar de mini calções, sutiã e até boxers justos, mas também por motivos de autoestima por alguns que possam apenas ter acordado e não ter lavado o cabelo antes do treino exatamente por organizarem a sua vida para lavar o cabelo depois do treino visto que o cabelo irá ficar suado, ou apenas por sofrerem de calvície ou alopecia, o uso do chapéu pode também ajudar com o suor retendo o mesmo e ajuda com que o cabelo não caia para o rosto.

Fiquei visivelmente constrangido por ter sido convidado a retirar o chapéu ou abandonar o ginásio no meio da sala em frente a tantos outros sócios.
Data de ocorrência: 20 de outubro 2023
Valter Veiga Vilela
Valter Vilela avaliou a marca
29 de dezembro 2023

Nada resolvido. Cancelaram a inscrição mas assunto nunca foi resolvido.