6.5
    2770-071 Paço D’Arcos

Lenovo - Mau produto

Tanya Esteves apresentou a reclamação
2 de agosto 2022
Escrevo para registar a minha completa desilusão num produto Lenovo que adquiri em Dezembro 2018. Trata-se de um portátil Ideapad 330 (17ICH - Type 81FL), o qual funcionou de forma satisfatória até que, a meados de Março, deixou de ligar o ecrã. Como já não estava na garantia, levei o produto a uma loja informática perto de mim, a qual me informou que se tratava da motherboard avariada. Tentei noutra loja para ter uma segunda opinião e clarificaram que se tratava, de facto, de uma motherboard avariada devido a avaria na placa gráfica. Após ponderar, e tendo em conta que foi um portátil que me custou 800€, pensei que pudesse substituir a dita motherboard por uma nova quando, para meu espanto, o técnico informou-me que não consegue arranjar uma peça do género, dado tratar-se de um produto descontinuado. Passado algum tempo, entro em contacto com a própria Lenovo através do site a solicitar assistência técnica porque o portátil faz-me realmente muita falta. Após algumas questões de despiste, indicam o envio para o centro de reparação oficial Lenovo. Mas como já sabia qual a avaria e para evitar toda a logística de enviar o computador para arranjo (e evitar os respectivos custos), liguei de antemão para saber se teria a motherboard disponível e quanto custaria, resposta com a qual fique chocada: mais de 600€ + IVA, ou seja, praticamente o mesmo custo deste portátil aquando novo.
Nesse sentido, a minha pergunta é: como?? Como é que um produto com 3 anos e pouco já não tem peças economicamente viáveis que permitam a sua recuperação? Num portátil de 800€, não entendo como é que esperam que eu encolha os ombros e pense “paciência, compro um novo”. Não pode ser solução. E isto para não falar no impacte ambiental que se prevê porque, se acontecer isto de 3 em 3 anos em produtos Lenovo, lá se vai a ideia de sustentabilidade ambiental da qual tanto se gabam no relatório que têm no vosso site. Aliás, no referido relatório tem-se que “The longer a product lasts, the longer it stays out of the waste stream. The Company designs its products to maximize its product lifecycle…”. Sinceramente, não vejo nada. Não vejo como é que, mesmo descontinuado, não se continua a oferecer aos clientes acessibilidade a peças economicamente viáveis que poderiam, efectivamente, promover a sustentabilidade do produto para além de 3 (!!!) anos!
Dito isto, e lamentavelmente, vou ter de optar por gastar mais dinheiro (que, sinceramente, não tenho) para comprar um portátil de outra marca, já que preciso dele para efeitos de modelação para a minha tese de doutoramento. E aproveito para informar que, através do meu grupo de investigação e da minha universidade, não se vai nunca mais sequer ponderar comprar produtos Lenovo, sejam eles quais forem porque, para estar a gastar verba tão necessária, ao menos que seja com produtos mais fiáveis, duráveis e ambientalmente responsáveis. E vou contar a toda a gente que conheço que pensa em adquirir equipamento electrónico o que me aconteceu, para que, eles próprios, tirem as suas conclusões ao fazer a sua escolha. Sei que sou só uma pessoa a mostrar desagrado e provavelmente este email nem vai surtir qualquer efeito, mas ao menos a Lenovo fica com a noção que há quem esteja insatisfeito e que possa repercutir essa insatisfação a potenciais novos compradores.
Tentei apresentar esta reclamação directamente à Lenovo e não consegui, porque me redireccionavam de canal, para canal, para canal, para canal, ... Aparentemente na esperança que desista desta minha intenção.
Sinceramente é uma pena, porque, efectivamente estava bastante contente com o portátil… quando funcionava.
Data de ocorrência: 22 de março 2022
30 de agosto 2022
Como sempre...silêncio da marca face a esta situação. Nem um único email de tentativa de resolução. Que dinheiro tão mal empregue. Sinceramente.
Tanya Esteves avaliou a marca
7 de novembro 2022

Apesar de ter boa reputação, a marca comporta-se pessimamente perante reclamações, dirigidas quer à própria, quer a terceiros. Não se digna a uma resposta directa e está constantemente a enviar a reclamação para outros departamentos para que, ao que parece, a pessoa desista da queixa. Não adquiro mais produtos à mesma e recomendo que outros não o façam também.