6.5
    2770-071 Paço D’Arcos

Lenovo - Reincidência do problema em garantia

Pedro Miguel apresentou a reclamação
5 de maio 2016

No dia 1 de maio de 2015, adquiri na Rádio Popular o computador portátil Lenovo Z50-70 i7 que veio na altura já de origem com um teclado defeituoso, no caso era um problema que existia na tecla F7, nunca liguei muito para o problema até porque esta tecla não me afetava no funcionamento diário do meu computador, no entanto o computador começou a dar problemas na placa de som e nessa altura eu decidi reclamar a garantia e colocar também esse problema da tecla na reclamação.
Entretanto, quando o computador veio da reparação, ficou claro no relatório que substituíram o teclado e a placa de som, no entanto, quando desmontaram o ecrã para substituir a placa de som (que fica agregada à webcam) deixaram peças soltas dentro da tampa do monitor (ao fechar a tampa ouviam-se estalos) e a demasiada pressão do lado esquerdo que chegava a criar uma sombra de 2 ~ 3 cm de diâmetro na tela. Acrescento ainda que o teclado apesar de ter substituído, a sua substituição veio com ainda mais teclas a falhar, no caso a tecla de Espaço e a tecla de Enter não eram reconhecidas quando premidas nos cantos.
Reclamei novamente a garantia e exigi um computador novo ou a resolução do contrato pela justificação da péssima assistência em garantia que levou a danos no meu computador e a novos problemas no teclado. No entanto a marca decidiu reparar os danos criados, não atendendo à minha exigência que a lei deixa claro:

####### Lei das Garantias ########
Lei nº 1 e nº 5 do artigo 4º da Lei das Garantias pelo Decreto-Lei nº 67/2003 e as suas alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 84/2008 - frisam: "(...) em caso de falta de conformidade do bem com o contrato, o consumidor tem direito a que esta seja reposta sem encargos, por meio de reparação ou de substituição, à redução adequada do preço ou à resolução do contrato (...)" e "(...) O consumidor pode exercer qualquer dos direitos referidos nos números anteriores, salvo se tal se manifestar impossível ou constituir abuso de direito, nos termos gerais. (...)". Incluindo juntamente o abrigo dos artigos 433º e 289º do Código Civil.
####### Fim #######

Para alem de não atenderem à minha exigência, ao qual me asseguro pela lei, e apesar da tentativa por parte da marca por resolver os danos criados, devolveram-me o meu computador com um ecrã e um teclado substituído, no entanto, um novo teclado novamente defeituoso com problemas na tecla de espaço. Exigi novamente que se cumprisse a lei, exigindo desta vez e somente a resolução do contrato. Até ao momento o computador ainda se encontra com a Lenovo na assistência de reparação.
Entretanto a Rádio Popular entrou em contacto com a marca e reencaminhou-me um resumo do que lhes foi informado:

######## Email da Rádio Popular ########
Boa noite,

Venho por este meio informar que o email com a sua reclamação foi encaminhado para o reparador ENAME (centro assistência técnica oficial LENOVO) na data de hoje e não tendo a loja recebido resposta a esse email, efectuámos contacto telefónico onde nos foi comunicado que a marca LENOVO não irá assumir a troca do equipamento e indicou ao centro técnico ENAME que o equipamento deveria ser reparado, estando neste momento a aguardar peça: teclado.

A loja solicitou que esta resposta fosse dada por escrito com uma justificação da LENOVO para não aceitarem dar o credito ao cliente, sendo que até ao fim do presente dia não recebemos qualquer email. Mais informo que vamos continuar a insistir no sentido de termos uma resposta concreta por parte da marca LENOVO e reparador ENAME.

Com os meus maiores cumprimentos.
Atentamente
Marta Lopes
######## Fim do email ########

Eu pretendo de uma vez por todas resolver este problema (resolução do contrato) uma vez que não posso estar mais tempo privado do meu computador portátil porque é a minha ferramenta de trabalho (dependo 100% de um computador para trabalhar pois sou web developer\designer) e a qualidade das peças de substituição (no caso teclado) tem deixado a duvidar a qualidade da reparação e eu não posso assumir mais um problema por algo que eu próprio paguei e pretendo que funcione.

Exijo portanto que se cumpra com a lei "(...) em caso de falta de conformidade do bem com o contrato, o consumidor tem direito a que esta seja reposta sem encargos (...) por meio de (...) resolução do contrato (...) o consumidor pode exercer qualquer dos direitos referidos nos números anteriores (...)" - o qual a Lenovo não está a atender, posto isto, e se não resolvido o meu problema face ao exposto, eu não terei mais outra hipótese se não levar este presente problema até aos meios legais, o qual levará a Lenovo para alem de despesas judiciais, à indemnização de danos patrimoniais e não patrimoniais (ao qual o consumidor tem direito) resultantes do fornecimento do bem adquirido, ao abrigo da redação do artigo 12 da Lei n.º 24/96 (Lei de Defesa do Consumidor - versão atualizada) e pelo artigo 13 da referida lei. Fica ainda sujeita a Lenovo ao abrigo do Decreto-Lei nº 84/2008 às sanções previstas nos artigos 12-A, 12-B e 12-C da referida legislação para além de outras sanções, que poderão ir desde coima de 250 a 5.000 Euros até ao encerramento temporário das instalações ou estabelecimentos ou à interdição do exercício da atividade.

Nota: Coloco esta reclamação na Internet, não só para que seja resolvida mas para que haja também um registo publico, caso seja necessário seguir pelos meios legais eu a possa indicar, no entanto, enviarei um email à Lenovo com o presente texto, exigindo que se cumpra a lei e os meus direitos. Aguardo resposta num dos mecanismos ao vosso dispor.

Data de ocorrência: 5 de maio 2016
9 de maio 2016
Resolvido, a Rádio Popular deu-me o crédito para comprar outro computador
Pedro Miguel avaliou a marca
15 de maio 2016