Smartphones e Gadgets - Marcas

LG Electronics - Substituição de peças em vez da tv

Vitor Castro
Vitor Castro apresentou a reclamação
13 de janeiro 2022
No dia 08-04-2020 pelas 17H15 comprei uma (NOVA) TV LG 4K NANO na Worten do Centro Comercial Colombo.
A referida TV sempre funcionou perfeitamente até ao dia 15-08-2021 onde algumas funcionalidades da TV começaram a nõ funcionar, nomeadamente quando tento configurar o comando Magic Remote LG com a BOX, a TV encrava obrigando a reiniciar a TV.
No dia 15-08-2021 contactei diretamente o apoio ao cliente da LG, tendo aqueles enviado um técnico à minha residência no dia 19-08-2021 o qual após analisar a avaria, informou que a TV necessitava de substituir uma peça (PCB MAIN).
No dia 27-08-2021 o mesmo técnico deslocou-se novamente à minha residência, tendo substituído a referida peça interior da TV.
Nessa altura a TV ficou a funcionar novamente bem.
No dia 10-01-2022 (passados 4 meses desde a última reparação), verifiquei que a TV voltou a dar exatamente o mesmo problema.
Contactei de novo o Apoio ao cliente da LG, tendo aquela empresa enviado novamente um técnico à minha residência no dia 12-01-2022.
Após o técnico verificar o problema da TV, informou que seria a peça que havia substituído 4 meses antes que necessitava ser novamente substituída.
Fez nova encomenda da peça PCB MAIN estando eu a aguardar um novo contacto por parte da LG a fim de o técnico ir novamente reparar a avaria.

Analisado o acima descrito estamos perante uma peça que veio com a TV tendo sido substituída por outra no dia 27-08-2021 e que vai ser substituída por uma terceira peça igual nos próximos dias.
Após substituição da peça a garantia da referida peça volta a ser de 2 anos.
A garantia da TV (2 anos) encontra-se a 3 meses de finalizar.
É aceitável no cidadão comum compreender que uma peça pode estragar necessitando de ser substituída.
No entanto já não é aceitável, nem compreensível que essa peça seja substituída de 4 em 4 meses.
Se esta nova peça que for trocada na tv avariar passados 4 meses como a anterior, a tv já estará fora da garantia, pelo que nessa altura a LG certamente se colocará de parte para a substituição da TV uma vez que a garantia da mesma já terá terminado.

Pelo anteriormente descrito, irei aguardar até ao fim do mês para obter uma resposta por parte da LG, caso contrário irei recorrer ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo entre outras instituições para lutar pelo direito que me assiste em ter a substituição da TV que está com defeito por uma igual sem qualquer defeito. Não estou a pedir nada para além de a substituição de uma TV com defeito por uma TV em perfeitas condições.
Acresce referir que irei já no imediato fazer chegar esta reclamação junto da Worten, bem como no Livro de Reclamações. No dia 01-02-2022 caso não obtenha qualquer resposta irei recorrer à instituições existentes para resolução deste conflito.

Esta informação foi dada telefonicamente a uma colaboradora do apoio ao cliente da LG que informou ter registado a minha reclamação.
Data de ocorrência: 13 de janeiro 2022
LG Electronics
2 de fevereiro 2022
Exmos. Sr. Vitor Castro,

Acusamos a recepção da vossa comunicação, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

No que se refere à situação por si exposta, e após análise por parte do nosso departamento responsável, informamos que, como o artigo encontra-se ainda dentro do período de garantia, a LG Electronics Portugal apenas poderá efectuar a reparação do equipamento, em garantia, e não, a sua substituição.

Mais informamos que o processo RNU220107021036 alocado ao Serviço Técnico Oficial Electro Colina do Sol já se encontra concluído com a substituição do comando.

Não obstante, lamentamos qualquer transtorno e incomodo que esta situação possa causar.

Atentamente,
CIC, Centro de Informação ao Consumidor