51.0

Livraria Almedina - Compra de produto ao qual não consigo ter acesso

Rita Alves
Rita Alves apresentou a reclamação
2 de março 2023
Fiz a compra de um e-book no site da livraria Almedina. Não houve qualquer tipo de indicações de que necessitaria de uma aplicação para poder ler o livro, sendo que se houvesse teria optado por outro site para a compra do mesmo uma vez que o dispositivo que utilizo para ler livros não me permite instalar aplicações. Após a compra estava indicado no link que deveria instalar o programa adobe digital editions. Ainda assim, tentei instalar esse programa no meu macbook air e no meu telemóvel Samsung s21. Tal não foi possível por a aplicação já se encontrar desactualizada. Pedi a devolução da compra que fiz ou a possibilidade de poder aceder ao livro em formato de papel. Foi-me dito que tal não seria possível.
Entretanto instalei a aplicação num ipad de um familiar. Após a instalação da mesma, o e-book aparecia, mas completamente ilegível. Voltei a contactar o apoio ao cliente, que respondeu após ter encaminhado o email 2 vezes (ainda não tive acesso ao e-book no terceiro dia após a compra do mesmo, produto que comprei por razões de disponibilidade imediata). Pedi uma vez mais a devolução por não achar correto a venda de um produto que tenha tantas condicionantes para a sua obtenção. Repito que tentei aceder ao mesmo em 4 dispositivos diferentes.
Responderam desta vez que no meu telemóvel poderia instalar uma outra aplicação Aldiko. Instalei e uma vez mais não funcionou. Disseram também que nos ipad há um bug com o adobe digital editions e que teria que seguir uma série de etapas para que funcionasse.
Entretanto e após tantas tentativas procedi à compra do mesmo e-book noutra plataforma, tendo tido acesso imediato e sem qualquer tipo de problema em ler o livro.
Não obtive qualquer tipo de reembolso por se tratar de um formato digital mas creio que a papelaria não deveria vender este tipo de formato havendo tantas limitaçoes e impedimentos nas aplicações que disponibilizam para aceder aos e-books. Ou então permitir um acesso online direto, como a outra plataforma.
Muito descontente.
Data de ocorrência: 28 de fevereiro 2023
22 de março 2023
Exma. Sr.ª D.ª Rita Alves

Retomamos contacto para informar que a sua solicitação de reembolso foi sujeita a nova análise e iniciada uma avaliação de inconformidades no acesso a ebooks comercializados na Livraria Almedina Online. Nessa medida, consideramos que a situação que nos reportou remete para limitações da plataforma Adobe Digital Editions que não foi possível anteciparmos, mas que impediram o acesso em tempo útil e sem constrangimentos ao artigo que adquiriu.
Com base nestas conclusões, demos início ao processamento do reembolso do valor pago, que será efetuado através da via utilizada para pagamento.

Mais informamos que estamos a recolher informação sobre a viabilidade de utilização de plataformas alternativas por parte do Grupo Leya para acesso aos seus ebooks quando comercializados na nossa livraria online. Em simultâneo, faremos o levantamento de todas as limitações atuais da plataforma Adobe Digital Editions para promover uma comunicação tão transparente e completa possível com os nossos clientes.

Lamentamos o transtorno causado por esta situação, mantendo-nos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.

Joana Matos
Grupo Almedina - Serviço de Apoio ao Cliente