Companhias de Seguros

Av. Carolina Michaelis, nº 29, 2795 – 053 Linda-a-Velha
NIF: 900540184
Nº Apólice: 3450891400404/36
Processo: 202420100286

Tendo o meu apartamento (4º Esqº) ficado vazio de inquilinos a 01/03/2024, foram detetadas anomalias em dois dos quartos (nascente e sul), nomeadamente as paredes exteriores com relevante humidade e levantamento dos tacos no chão.
Perante tais fatos contactei a minha companhia seguradora (Tranquilidade) que após peritagem comunicou por escrito em 13/03/2024: “a peritagem que fizemos à sua casa mostrou que os estragos foram causados por uma origem externa ao local de risco”.
Contactado o atual administrador do condomínio, Sr. Bruno Felício (5º Esqº), informou-me que devido a razões profissionais não conseguiria tratar do assunto, fornecendo-me (à semelhança de uma outra ocorrência havida no prédio) os dados e contatos do seguro existente com a Mapfre.
Perante esta situação, a 14/03/2024 desenvolvi contacto telefónico com a Mapfre (210739283 - gravado pela seguradora), expondo a situação. Tendo sido registados os meus contatos telefónicos e email, informaram-me que iria ser dado o necessário seguimento, aguardando uma resposta muito em breve.
Nada tendo acontecido, a 20/03/2024, voltei a proceder ao contacto telefónico com a Mapfre (210739283 - gravado pela seguradora), voltado a expor a situação mencionada no dia 14/03/2024. Confirmados os registos e contatos efetuados anteriormente, informaram que o processo estava a ser tratado pelo Sr. Paulo Sousa (telef. 210739283), e que em breve seria contatado.
Sem nada haver ocorrido, em 25/03/2024, retomei novamente contacto telefónico com a Mapfre (210739283 - gravado pela seguradora), voltando a expor a situação mencionada nos dias atrás indicados (14 e 20/03/2024). Confirmados os registos e contatos efetuados nas datas anteriores (telefone e email), garantiram-me que sobre o processo em breve seria contatado, e sugeriam contato com o administrador do condomínio, pois ele teria recebido informação sobre o assunto – o administrador do condomínio clarificou-me nada ter recebido até esta data.
Mais uma vez se manteve a total ausência de resposta por parte da Mapfre, voltando, portanto, a proceder ao contacto telefónico (210739283 - gravado pela seguradora), onde uma vez mais voltei a expor a situação mencionada nos dias atrás indicados (14, 20 e 25/03/2024), demonstrando igualmente o meu desagrado pela ausência de resposta, apesar de todas as indicações que a Mapfre me transmitiu, reforçando a necessidade e brevidade de repostas concretas para repor as normais condições de habitabilidade. Voltando novamente a terem confirmados todos registos e contatos efetuados nas datas anteriores, voltaram a sugerir novo contato com o administrador do condomínio, por ele ter recebido informação sobre o assunto – o administrador do condomínio novamente clarificar-me nada ter recebido até então.
Atendendo aos fatos indicados que continuam a evidenciar por parte da Mapfre o arrastar inexplicável da situação por um extenso período, sem qualquer resposta ou contato, apesar de os possuírem, e da (agora urgente) necessidade de colocar o apartamento com normais que possa ser habitado, quero expressar o mais vigoroso protesto como a Mapfre está a conduzir todo o processo, tendo mesmo forçado a proceder às necessárias reparações, cujo valor orçamentado é de €1 270 + IVA (Total = €1 562.10).
Aguardo, pois, ser ressarcido dos custos inerentes à intervenção e tempo de espera em que o apartamento tem estado inabitável.
Data de ocorrência: 3 de abril 2024
Mapfre
15 de abril 2024
Ex.mo Sr. João Ferreira,
Uma vez que a MAPFRE dispõe de canais próprios devidamente identificados para o tratamento de reclamações (de acordo com a Norma Regulamentar n.º 7/2022-R, de 7 de junho, da ASF, sobre Conduta de Mercado e Tratamento de Reclamações), informamos que as mesmas devem ser apresentadas diretamente pelo reclamante à MAPFRE.
De qualquer forma, iremos, perante a argumentação aqui apresentada, responder diretamente ao Reclamante.
Melhores cumprimentos,
João Ferreira
15 de abril 2024
Exmos Senhores:

Para que fique registado, atempadamente foi realizada pelo que designam "canais próprios", a reclamação N. 1434010, sobre a qual não houve até ao presente qualquer resposta.

JCrispim
Mapfre
24 de abril 2024
Exmo Senhor,

O processo já se encontra resolvido desde 19.04.2024.
Muito obrigada.

Melhores cumprimentos,
João Ferreira
24 de abril 2024
A reclamação ainda não está resolvida, uma vez que não foi até ao presente ressarcido dos danos ocorridos.