52.8
    4009 - 804 Porto
  • ms@marquessoares.pt

Marques Soares - Produto defeituoso

Inês Teixeira apresentou a reclamação
24 de novembro 2023 (editada a 27 de novembro 2023)
No dia 22/09/2023, realizei a compra de uma mala, da marco pinko.
Um mês depois, o fecho da mala estragou-se. O parafuso que prende o símbolo parecia moído e a mala não fechava. Desloquei-me à loja das Carmelitas, no dia 31/10/2023, para apresentar a reclamação, achando sempre que não me deixariam sair da loja prejudicada. Qual não é o espanto quando me dizem que a mala terá de ir para a Pinko para que a marca avaliasse os danos e decidisse o que fazer. Estranhei a solução porque, apesar de a marca ser da Pinko, foi comprada à marca Marques Soares pelo que, no meu entendimento, eu não deveria aguardar pela resposta da Pinko, mas sim ser compensada pela Marques Soares pela situação. Os dias foram-se passando e não obtinha resposta. Depois de ter ligado para a linha de apoio, responderam que ia ver com a marca e que me diziam alguma coisa. Nesse mesmo dia, tenho a indicação de que a Pinko não tinha ainda nenhuma resposta e que deveria aguardar mais uma semana (já tinham passado 3 semanas desde a apresentação da reclamação).
Passado uma semana, volto a contactar a linha de apoio a explicar a situação chata em que me encontrava porque estava sem mala e a única coisa que me diziam era que tinha de continuar a aguardar, pedindo, inclusive que compreendesse a situação da Marques Soares que estava sem poder fazer o que fosse porque caso me creditassem a mala e a Pinko não se responsabilizasse perderiam o dinheiro. Até aqui a situação já era extremamente péssima e de má gestão por parte da Marquês Soares. Se há pessoa que não tem nada quem ver com a relação contratual entre a Marques Soares a as marcas que comercializa, é o cliente final. Se eu quisesse responsabilidades da pinko, teria comprado diretamente à marca (talvez até tivesse mais sorte e o processo fosse de mais fácil resolução).
Nesse mesmo dia, ao final do dia, dizem-me que a marca já respondeu e já enviou o produto e que a solução foi “compor o parafuso”. Eu iria ficar com uma mala que tinha apenas um mês de uso, que custa o preço que custa, remendada!!!
No dia 24/11/2023, desloco-me à loja para levantar a mala e….a mala está estragada! Ao comporem, rasparam a pele toda. A funcionaria estava mais preocupada com o infortúnio dela, do que com o meu! Ainda me perguntou se eu tinha a certeza de que mala não estava já assim quando a entreguei!
Argumento que a responsabilidade de verificarem o estado das coisas aquando da entrega e da recolha do cliente é dos funcionários e não sou eu que tenho de provar que a mala não estava assim! Acho indecente que não verifiquem o estado das coisas antes de chamarem os clientes. É de uma falta de respeito, consideração e profissionalismo que nem parecem verdade. A solução, depois de ter ido verificar, era creditarem-me o valor, podia escolher o que quisesse. Só que, não tinham mala nenhuma igual! Ainda questionei se poderia devolver, já que não tinham produto igual, mas foi-me negado! Como se a culpa fosse minha.
Depois de insistir, a funcionária la vez o especial de favor de verificar se conseguiam uma mala igual. Voltei a sair da loja de mãos a abanar e com a previsão de mais 2 semanas a aguardar a nova mala. Porque nós vivemos no século passado e as coisas vêm de barco. Enviada da marca, depois de arranjada, demorou um dia a chegar, mas agora já demoram duas semanas para satisfazer os clientes.
Acho toda a situação de péssimo tom e uma demonstração clara da falta de preocupação pela satisfação do cliente. Demasiado lentos e burocráticos e falta de celeridade.
Data de ocorrência: 24 de novembro 2023
Marques Soares
28 de novembro 2023
Caro Cliente,

Agradecemos a sua exposição.

Para qualquer esclarecimento adicional, não hesite em contactar o n/serviço de apoio ao cliente através da linha 220 001 800 ou ms@marquessoares.pt

Os n/melhores cumprimentos
Nuno Silva
28 de novembro 2023

"Uma vez prestado os devidos esclarecimentos, vamos desta forma encerrar o processo." Não entendo a que devidos esclarecimentos se referem?
Não prestaram qualquer esclarecimento e vão encerrar o processo na mesma?

Continuam com a postura de ignorar a posição do cliente?

Estão num ótimo caminho.

Obrigada
Marques Soares
14 de dezembro 2023
Exma. Senhora Inês Teixeira

Face à reclamação efetuada no Portal da Queixa com nº #102961323, no dia 24.11.2023, vimos por este meio responder nos seguintes termos:

1 – Antes demais, lamentamos qualquer desconforto/desagrado causado no tratamento pós venda do bem por Vª Exª adquirido, pelo que apresentamos as nossas desculpas.

Sucede que,

2 – A “Marques Soares S. A.” é uma empresa que vende produtos de moda de diversas marcas, e tem de cumprir com a lei e as normas impostas pelas marcas que representa, pelo que, quando um produto apresenta um defeito, este tem de ser reportado à marca respetiva e esta, depois de elaborar a análise e diagnóstico, recomenda a solução a adotar.

Assim,

3 – Foi o que aconteceu, in casu, ou seja, a compra que aconteceu em 22.09.2023, e que teve como consequência a apresentação de reclamação presencial na loja em 31.10.2023 obteve solução apresentada pela marca “Pinko” que se consubstanciaria na reposição do fecho, que depois de aplicado na carteira, esta ficaria reparada, uma vez que, apenas este seria o reparo a efetuar.

4 – A Exma. Senhora Inês Teixeira, quando, após a reparação, veio à loja no dia 24.11.2023, levantar a carteira, e afirma que “(…) rasparam a pele toda.” e declina a receção da carteira, exigindo uma nova.

5 – Nunca se verificou, e nem hoje se verifica, que a carteira esteja com a pele toda raspada, nunca ninguém raspou toda a pele da carteira, nunca a cliente mencionou a pele toda raspada, nunca a cliente reclamou pela pele toda raspada!. Apenas imputa à “Marques Soares S. A.” uma inconformidade que nem a olho nu se verifica ou verificou.

6 – No entanto, no mesmo dia 24.11.2023 dia em que a cliente não aceita a carteira devidamente reparada conforme recomendação do fornecedor, foi feita pela “Marques Soares S. A.” uma Nota de Crédito referente à carteira em causa, tentando-se satisfazer e acautelar os interesses da cliente.

7 – Posterior e mais atentamente, esta empresa se percebeu que V. Exa apenas e tão só, pretendia uma carteira nova, e porque este bem não existia em stock,

8 – de imediato, a funcionária da “Marques Soares S.A.” pediu à marca o envio de uma nova carteira, tendo a cliente sido elucidada que mais alguns dias teria de aguardar, para que a carteira chegasse e lhe fosse disponibilizada, satisfazendo-se assim todos os interesses e desígnios de V. Exa.

9 – Para grande surpresa da “Marques Soares S.A.” em 27.11.2023, verificamos que V. Exa mostra o seu desagrado no livro de reclamações online, depois de ter conhecimento que se aguardava pela chegada de uma nova carteira.!!!

10 – Tendo no dia 08.12.2023 a nova carteira sido efetivamente entregue.

11 – Como retro exposto, o prazo para resolução da reclamação, foi maior do que a “Marques Soares” está habituada para o tratamento destas questões, mas também é verdade que a inconformidade e verdadeira pretensão posteriormente apresentadas, inviabilizaram uma resposta mais célere.

Assim, entendemos que apesar do tempo que mediou entre a apresentação da reclamação e a sua resolução, não ter sido o ideal, nenhuma dúvida resta que a “Marques Soares S. A.,” sempre pautou o seu comportamento pela lisura, credibilidade, responsabilidade e profissionalismo que a caracteriza, tendo sido a reclamação resolvida e efetivamente consumada conforme a pretensão de V. Exa.

Sem outro assunto de momento, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.
Atentamente,

Nuno Silva
14 de dezembro 2023
Exmos Srs.,

Grata pela atenção dispensada e pelo tempo que dedicaram à minha questão.

Irei proceder à resolução da questão mas não sem antes deixar algumas considerações no que concerne a alguns dos pontos invocados, por vós, que consubstanciam um despautério ainda maior do que o até então demonstrado.

Refiro-me, mais concretamente aos seguintes números:

5 - Como é que há o atrevimento para afirmar que “nunca se verificou, e nem hoje se verifica, que a carteira esteja com a pele toda raspada, nunca ninguém raspou toda a pele da carteira, nunca a cliente mencionou a pele toda raspada, nunca a cliente reclamou pela pele toda raspada!”? A mala está efetivamente estragada, perfeitamente visível a olho nu, só não será visível a quem não o quiser ver. Que, diga-se, muito conveniente é, in casu.

6- “No entanto, no mesmo dia 24.11.2023 dia em que a cliente não aceita a carteira devidamente reparada conforme recomendação do fornecedor” - deverei acreditar que ousam sugerir que um cliente compre um produto, pague por ele e “aceite” o produto “devidamente reparado”? Mas há alguém que pague o preço de um bem e se sujeite a ficar com ele “reparado”? Isto, partindo do pressuposto de que o produto é “devidamente” reparado, o que, como já se demonstrou, não aconteceu, já que, ao reparar uma coisa, estragaram outra!

7 – “Posterior e mais atentamente, esta empresa se percebeu que V. Exa apenas e tão só, pretendia uma carteira nova, e porque este bem não existia em stock” - continuando incrédula com as afirmações proferidas, questiono, o que “atentamente” observaram que os leva a chegar a tão brilhante conclusão? Deixem-me avançar: deverá, com certeza, ter sido o facto de a cliente ter comprado um produto e, se o comprou, foi porque queria aquele produto, em concreto e não nenhum outro. Ou seria pelo facto de não existir mais nenhum em stock que teria de reverter o dinheiro gasto para um outro produto que não o que pretendia?! Das finanças de cada um sabe cada qual e não me parece coerente venderem um produto e depois quererem impingir outro ao cliente.

9 – “Para grande surpresa da “Marques Soares S.A.” em 27.11.2023, verificamos que V. Exa mostra o seu desagrado no livro de reclamações online, depois de ter conhecimento que se aguardava pela chegada de uma nova carteira.!!!” - creio que apenas receberam com grande surpresa a reclamação por não terem “mais atentamente” percebido o meu desagrado, demonstrado, presencialmente, na loja. Caso alguma atenção tivessem prestado, não teriam sido surpreendidos.

10 – “Tendo no dia 08.12.2023 a nova carteira sido efetivamente entregue” - permitam-me a reformulação: “tendo sido, APENAS, no dia 08.12.2023” entregue uma nova carteira, reiterando que neste entretanto de que tão levianamente falam passado mais de um mês.

Ficando-me por aqui neste assunto, uma vez que, quanto mais respostas dão, mais descrente fico da vossa lisura, credibilidade, responsabilidade e profissionalismo.
Inês Teixeira avaliou a marca
26 de janeiro 2024