Eletricidade e Electrónica

Mavideo Electrónica - Assistência muito incongruente e incompetente

Paula Alexandra Monteiro de Almeida
Paula Almeida apresentou a reclamação
22 de agosto 2018

No passado dia 7 de agosto de 2018 recorri à Mavideo Eletrónica - Service Center autorizado Samsung com o intuito de dar conta de uma avaria no telemóvel Samsung galaxy A5 – 2016: ecrã sem imagem, que terá ocorrido de forma espontânea, sem qualquer trauma que justificasse a ausência da normal funcionalidade.
À recepção do meu aparelho foi-me entregue um documento “folha de reparação LJ 106130”, onde constava o estado do aparelho: “com riscos frontal e traseira e pequenas mossas no aro”. No momento de assinatura do mesmo contestei verbalmente a inconcordância com os riscos mencionados, ao que a funcionária Madalena Cardoso atestou que apesar de eles efetivamente não existirem era prática para evidenciar que o telemóvel não era novo de loja. Note-se que à entrega deste telemóvel foi retirada a película, pela funcionária, que tinha sido colocada no dia da sua compra e que, por esse motivo e pelo cuidado habitual, não existia qualquer anomalia.
Após aproximadamente 1h de deixar o equipamento, recebi, por contacto telefónico, a indicação de que devia proceder ao levantamento do mesmo por não estar coberto pela garantia, por se tratar de uma fratura do display. Solicitei um relatório de imagem detalhado de imediato, onde é possível ver uma fratura externa, não mencionada no documento que assinei nesse dia, onde constava o estado do aparelho, nem que existia no momento de entrega.
Assim, ainda no mesmo dia, dirigi-me à Mavideo. Numa primeira abordagem, disseram-me que era comum acontecer a fratura do ecrã externamente, quando ele já estaria fraturado internamente. Imediatamente a seguir, numa segunda tentativa de justificação do estado do dispositivo, alegaram que ele já havia sido entregue nessa condição e que como prova tinham um vídeo de receção. Apresentaram me o referido vídeo, não realizado sob a minha supervisão, onde já é possível ver a fratura externa. Presumo que terá sido gravado depois da fratura ter acontecido, quando o telemóvel não estava ao meu cuidado, mas sim da Mavideo. Segundo a funcionária, os vídeos não são gravados em frente aos detentores de equipamentos a fim de prevenir a acumulação de clientes, no entanto, vale mencionar que naquele dia de manhã, à data de entrega do equipamento, era a única a recorrer àquela entidade.
Posto isto, solicitei o livro de reclamações onde consta esta situação, na reclamação número 11137762.
À entrega da reclamação foi-me pedido que assinasse um documento da Mavideo, supostamente com o intuito de recusar o orçamento dado, no entanto, o documento, ao qual requeriam a minha assinatura e consentimento, na verdade declarava “Confirmo que recebi o equipamento em perfeitas condições”. Manifestei o meu desacordo com a afirmação e recusei assinar o documento. Foi-me dado um outro, em substituição, na promessa de que iriam elaborar um outro onde efetivamente constasse a recusa de orçamento, mas, mais uma vez foi-me entregue um documento que declarava a mesma frase, mas a letras minúsculas: “Confirmo que recebi o equipamento em perfeitas condições”. Uma completa incompatibilidade com a realidade e até motivo da minha reclamação. Rasurei a mencionada afirmação e assinei, de forma a dar conta que levantei o equipamento, mas não nas condições de entrega. Em condições piores.
Esta reclamação surge como forma de dar conhecimento à Samsung para esta situação, mas também para apelar a uma intervenção da marca, marca reconhecida mundialmente, quanto ao atendimento pós compra dos equipamentos.
Peço ainda ajuda e brevidade na questão de resolução do meu equipamento, que além do estado em que mo entregaram, com o ecrã partido, tem uma avaria espontânea de perda de imagem, equipamento que ainda actualmente se encontra abrangido pela garantia.
Fico a aguardar uma resposta com a máxima brevidade possível pois encontro-me até então sem equipamento e sem uma resposta quanto ao mesmo.

Data de ocorrência: 22 de agosto 2018
23 de agosto 2018
Por análise à reclamação apresentada verifica-se que conforme referido no documento de receção do aparelho este apresentava mossas no aro que evidenciam queda ou impato que o mesmo foi alvo, tendo a ou as mesmas danificado o display, sendo que dano verificado no display apesar de ser bastante visível no relatório técnico apresentado ao cliente o mesmo dependendo da forma como a luz incide sobre o display pode passar despercebido a olho nu, não tendo por esta razão o mesmo sido registado na folha de receção do aparelho. Dado os danos verificados no aparelho a reparação não poderá decorrer em garantia, no entanto numa tentativa de minimizar a insatisfação demonstrada poderemos em conjunto com a marca analisar a possibilidade de obter um desconto no valor do orçamento apresentado, se for esta a pretensão do cliente.
Encontramo-nos disponíveis para prestar qualquer esclarecimento junto do cliente, caso o mesmo o assim entenda.
Melhores Cumprimentos,
Patrícia Campelo