Mazda Marca Recomendada Marca do Mês
83.3
Mazda - Motor de Portugal, Lda
  • HERANÇA
    O ESPÍRITO DE COMPETIÇÃO
    A Mazda e Hiroshima são inseparáveis. Estamos fortemente ligados à nossa cidade natal de Hiroshima. Personaliza a história, o espírito de não desistência e a capacidade de fazer mais com menos, que nos caracterizam. Crescemos com esta atitude positiva de sucesso. Não é pois surpreendente que o nosso espírito competitivo remonte ao passado de Hiroshima, onde se desafiavam sempre as probabilidades.

• Avenida dos Combatentes, nº 43-3ºA
    1600-042 Lisboa, Portugal
  • mcliente@mazdaeur.com

Mazda - Cabeça de Motor Mazda CX 5 fissurada aos 190.000 Km

Pedro Joaquim Barros Castro
Pedro Castro apresentou a reclamação
13 de junho 2018

Sou o proprietário de um Mazda CX 5 que foi adquirido num dos V representantes oficiais há cerca de 4 anos e fez todas as revisões e intervenções na mesma oficina oficial (Cardan Grande Porto - Rua Rodrigo Silva, Zona Industrial da Maia I, Setor VIII, 4475-187 Maia).

Há algum tempo atrás notei que o motor ligava a ventoínha do radiador quando eu o estacionava, apesar da marcha ter sido normal e de estar bastantes frio no exterior. Suspeitei de problemas no líquido de refrigeração (apesar do display interior nunca me ter dado nenhum alerta) e agendei com a Mazda uma inspecção à situação.

Comunicaram-me que tinha pouco líquido de refrigeração e que o tinham completado até ao nível correcto, pelo que continuei a utilização normal.
Como se repetisse passado pouco tempo a mesma situação da ventoínha a trabalhar sem esforço no regime do motor, voltei à Mazda que após inspecção diagnosticou uma fuga no radiador com necessidade de substituição do mesmo - o que foi feito.

Como a situação se veio a manifestar novamente - falta de entrada de ar quente no habitáculo quando solicitado - e o motor a rolar em auto estrada - e novamente a ligar a ventoínha inclusivé quando parava nos sinais vermelhos, regressei novamente à Mazda.

O carro está na V oficina Cardan Grande Porto - Rua Rodrigo Silva, Zona Industrial da Maia I, Setor VIII, 4475-187 Maia há cerca de um mês para análise e o diagnóstico foi de fissura na cabeça do motor, provavelmente originado por sobreaquecimento neste período de perdas de líquido de refrigeração. Complemento que nunca em momento algum o carro deu sinal no display de qualquer tipo de sobreaquecimento ou de falta de nível de líquido de refrigeração.

Após análise por parte da Cardan, informam-me que precisa de uma cabeça nova e que a substituição rondará os 5400€, aproximadamente.

O meu ponto de vista: estou consciente de que a garantia já expirou, mas sinto que não sou responsável pela avaria e apelo ao apoio comercial da marca neste caso, pois:
• Sou engenheiro mecânico e trabalho com máquinas pelo que respeito o seu funcionamento e cuidados. Este motor NUNCA foi solicitado em carga sem o normal aquecimento durante os primeiros Kms nem sujeitos a RPM excessivos
• O veículo fez TODAS as intervenções na marca, desde o princípio. A primeira revisão foi feita mais tarde do que o normal pois quando me entregaram o carro explicaram-me que este alertaria quando se aproximasse a revisão.
Como passados os 20.000 Kms o carro não desse nenhum alerta, contactei a mazda que me informou que deveria ir rapidamente fazer a mesma e que havia uma incorrecta programação original do carro.
• O facto dessa primeira revisão ter sido feita tardiamente, originou que todas as subsequentes fossem feitas aquando dos alertas automáticos do carro e por vezes os V serviços foram adaptando as intervenções para corrigir o factor tempo vs Kilometragem. Nunca me pareceu um problema porque revi competência e critério no que a Mazda Grande Porto estava a fazer.
• Entretanto fui contacto pela Mazda para entregar o carro na oficina porque o meu número de série do veículo fazia parte de uma listagem de carros com um problema de origem no material das árvores de came e noutro local que não me recordo agora (bomba do óleo...) e o carro esteve cerca de 3 semanas na Mazda a fazer as alterações soliitadas pelo fabricante. Creio que o motor foi aberto nessa altura, mas não tenho a certeza.

Em resumo, é minha opinião que um motor tão amplo como o desta carro (a minha é a versão menos potente, com 150CV), com uma amnutenção periódica tão bem seguida não deveria ter dado um problema tão grave aos 190.000 Kms.
Creio que a primeira intervenção feita (Call Back) e o diagnóstico eventualemtne menos correcto do problema no radiador que na prática manteve a situação da perda de líquido de refrigeração ao longo de tanto tempo podem estar na origem do aparecimento da fissura – e isso não deveria ser imputado ao cliente.

Reitero que estou disponível para encontrarmos uma solução em conjunto, que não passe pela simples imposição de uma substituição tão gravosa e dispendiosa para o cliente.

Agradeço V consideração, análise e contacto,

Pedro Castro

Data de ocorrência: 13 de junho 2018
14 de junho 2018
Exmo. Sr. Pedro Castro,

Acusamos a recepção do e-mail de V. Ex.ª, que nos mereceu a melhor atenção.
A Mazda Motor de Portugal está neste momento a analisar a situação apresentada por V. Ex.ª, pelo que entraremos em contacto assim que recolhermos toda a informação necessária.

Sem outro assunto de momento.

Melhores cumprimentos.

Anabela Galaio
Pedro Castro
15 de fevereiro 2020
A resolução que a marca apresentou foi facturar tudo ao cliente sem assumir nada
28 de fevereiro 2020
Exmo. Sr. Pedro Castro,

A decisão tomada baseou-se em pressupostos que passamos a descrever:
1. A viatura tinha à data cerca de 5 anos, sendo que a garantia de fábrica é de 3 anos;
2. As manutenções preconizadas pela marca são por períodos de 1 ano ou 20.000km, o que ocorrer primeiro;
3. As manutenções realizadas pelo veículo excederam em vários casos as quilometragens preconizadas no ponto 2;
4. À data da avaria o veículo tinha 191.419km que juntando aos pontos acima referidos não se enquadrava numa situação de boa política comercial.

Desta forma, damos como encerrado esta reclamação.

Melhores cumprimentos.

Linha de Apoio ao Cliente.

Se rectificar a cabeça o preço da oficina (torneiro/rectificador) são 200 euros. Ainda há poucos dias pedi um orçamento para um carro de serviço cujo serviço de oficina e rectificadora ficava em 500 a 700 euros, com chave na mão.

Sr. Pedro Castro

Pergunto se já recebeu alguma resposta por parte da Mazda?
Estou perante uma situação idêntica à sua, de um motor igual ao seu mas com uma agravante, a minha carrinha mazda 6 de 2014 só tem 105.000Km.

Caso queira poderá enviar a sua resposta para luisfilipemarquesfrancisco@gmail.com

cumps

Boa tarde, Sr. Pedro Castro!
Referente a esta parte deste seu parágrafo
" Entretanto fui contacto pela Mazda para entregar o carro na oficina porque o meu número de série do veículo fazia parte de uma listagem de carros com um problema de origem no material das árvores de came e noutro local que não me recordo agora (bomba do óleo...) e o carro esteve cerca de 3 semanas na Mazda a fazer as alterações solicitadas pelo fabricante. "
Teve acesso a essa listagem de nºs de série?
Grata pela atenção e se me responder ficarei grata.