Mazda Marca Recomendada Marca do Mês
83.3
Mazda - Motor de Portugal, Lda
  • HERANÇA
    O ESPÍRITO DE COMPETIÇÃO
    A Mazda e Hiroshima são inseparáveis. Estamos fortemente ligados à nossa cidade natal de Hiroshima. Personaliza a história, o espírito de não desistência e a capacidade de fazer mais com menos, que nos caracterizam. Crescemos com esta atitude positiva de sucesso. Não é pois surpreendente que o nosso espírito competitivo remonte ao passado de Hiroshima, onde se desafiavam sempre as probabilidades.

• Avenida dos Combatentes, nº 43-3ºA
    1600-042 Lisboa, Portugal
  • mcliente@mazdaeur.com

Mazda - Cx-5 problema turbo

Mª Filomena Machado Pereira de Almeida
Mª Almeida apresentou a reclamação
15 de janeiro 2024
Ex.mos Srs.,

sou possuidora de um Mazda Cx5 de com data de primeira matrícula de 2014.
Veículo de garagem, bem estimado, com condução cuidadosa e que em 9 anos possui cerca de 100.000Km.
De repente começou a perder força e aparece luz indicadora de problema no motor, luz fixa sem piscar.

Após verificação no concessionário, indicado nos documentos enviados à Mazda, é dada a informação de uma peça partida dentro do turbo e que a única maneira de resolver a questão é a substituição completa do Turbo.

Questionados sobre o porquê do problema, da rotura, do valor tão dispendioso da reparação, do porquê de uma viatura que anda por volta dos 10.000Km ao ano, ter ao fim de 9 anos uma avaria tão grave... não obtenho resposta que justifique o ocorrido.
Depois de ter recomendado a tantos colegas de profissão e amigos, a Mazda, como detentora de veículos de confiança, para durarem bastante tempo e fiáveis deparo-me com um problema que segundo investiguei, a nível mundial, nas séries dos Mazda CX5 dos anos de 2013 a 2018, existiram problemas graves e dispendiosos na reparação com o Turbo dessas viaturas.
Em alguns países a marca assumiu a reparação integral e noutros o valor pago pelo cliente foi simbólico.
Só a partir de 2018 é que os Turbos dessas viaturas começaram a ter um comportamento mais "normal" e a darem menos problemas a nível mundial.

Assim sendo venho por este meio apelar à Mazda Portugal, já o fiz por email e não obtive resposta ao assunto, que me ajude neste encargo económico que foi avultado e inesperado.
No segundo semestre de 2024 pensamos adquirir nova viatura e ponderávamos seriamente continuar na marca mas neste momento já pomos em causa essa escolha, dado o que estamos a passar.

Questiono também o porquê de não repararem o turbo e não darem outra opção a não ser a susbstituição integral do Turbo.
Provavelmente assim "tentam acabar com os Turbos de determinados anos", substituindo-os e não deixando rasto dos problemas, que a marca deveria assumir por terem comercializado viaturas com peças problemáticas.

Espero que com esta reclamação púbica a resposta que preciso seja mais célere.
Data de ocorrência: 27 de dezembro 2023
15 de janeiro 2024
Exmo(a). Sr(a). Mª Filomena Machado Pereira de Almeida,

Acusamos a receção da sua reclamação nº 106190624 em 2024-01-15 que mereceu a nossa melhor atenção.

Vamos desta forma dar início à análise da mesma, pelo que voltaremos ao seu contato logo que oportuno.

Exmo(a). Sr(a). Mª Filomena Machado Pereira de Almeida,

Acusamos a receção da sua reclamação nº 106190624 que mereceu a nossa melhor atenção.

Vamos desta forma dar como encerrada, pelo que lhe enviamos um e-mail com a resposta final no dia 16/01/2024.

Mª Almeida
16 de janeiro 2024
Não dou a reclamação como encerrada.
Após leitura e análise da resposta da Mazda Portugal por email, contraponho argumentos e contatarei a marca noutras instâncias.

Publicamente posso dizer que cabe salientar que a Comissão Europeia (CE) prolongou, por mais cinco anos, a vigência do Regulamento (UE) n.º 461/2010. Este regulamento, que teria o seu término em 31 de maio de 2023, terá a sua vigência até 31 de maio de 2028.

Esse Regulamento traduz-se na livre escolha que o consumidor tem para decidir onde e quem lhes dá assistência técnica nas revisões e reparações mesmo em veículos novos.
Exmo(a). Sr(a). Mª Filomena Machado Pereira de Almeida,

Vamos desta forma dar como encerrada, pelo que lhe enviamos um e-mail com uma nova resposta final, no dia 16/01/2024.

Mª Almeida
Não está resolvida
Exmo(a). Sr(a). Mª Filomena Machado Pereira de Almeida,

Cremos já ter prestado todos os esclarecimentos possíveis relativamente à situação reportada, não havendo da nossa parte mais nada a acrescentar em relação a esse assunto.

Caso tenha mais alguma outra questão que pretenda ver esclarecida, encontramo-nos inteiramente ao seu dispor.

Mª Filomena Machado Pereira de Almeida
Mª Almeida avaliou a marca
30 de janeiro 2024

Não recomendo a marca a ninguém. Para mim a resolução do problema não aconteceu, não vou prosseguir para não me aborrecer mais. O elo mais fraco é sempre o cliente.